Afinal, não há provas fortes de que o fio dentário seja essencial

Ao fim de quase 40 anos, o governo norte-americano acaba de retirar das suas recomendações sobre dieta e hábitos saudáveis a regra de passar fio dentário diariamente, afirmando que as provas científicas que serviam de base para a recomendação não foram consideradas satisfatórias.

O governo federal dos EUA atualiza a cada cinco anos uma série de recomendações sobre dieta e hábitos saudáveis que baseadas em evidências científicas. Usar fio dental diariamente fazia parte dessa lista desde 1979, para prevenir doenças da gengiva e cáries.

No entanto, na atualização das recomendações de 2016, a Associated Press notou o discreto desaparecimento da indicação de passar fio dental.

Contactado pela AP, a equipa dos Departments of Agriculture and Health and Human Services respondeu que os estudos apresentados como base para a recomendação não foram considerados satisfatórios, com métodos desatualizados ou testados em poucos indivíduos.

Alguns deles, por exemplo, duraram apenas duas semanas, tempo insuficiente para observar consequências pela falta do uso do fio dental.

Ainda não é possível afirmar que usar fio dental é inútil, já que se trata de um problema dos estudos em causa, e não no hábito de usar fio em si.

Contudo, a veradade é que os próprios fabricantes de fio dental – que patrocinam várias dessas pesquisas – não conseguem apresentar resultados satisfatórios sobre este assunto.

Nada que prove o contrário

Por outro lado, facto é que também não existem estudos que mostrem que o hábito seja prejudicial à saúde, desde que realizado corretamente.

Segundo Wayne Aldredge, presidente da Academia Americana de Periodontologia, a maneira correta de passar o fio dental é com suavidade, com movimentos para cima e para baixo rente ao dente, e não o movimento de “serra”, para frente e para trás.

É provável que pesquisas com melhores métodos sejam realizadas nos próximos anos para tapar este buraco, e podem mesmo estar concluídas a tempo de que a recomendação regresse para a próxima lista do governo dos Estados Unidos, daqui a cinco anos.

Aldredge admite esta falha na evidência científica e na curta duração de vários estudos.

Mesmo assim, pede aos seus pacientes que usem fio dental para ajudar a evitar doenças da gengiva. “É como construir uma casa e não pintar dois lados dela. Esses dois lados vão acabar por apodrecer mais rápido”, afirma.

Um dos dentistas dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA admitiu que retirar a recomendação pode ter sido apropriado, até que pesquisas mais rigorosas sejam feitas. Até lá, recomenda que as pessoas continuem a usar o fio dental.

“É pouco risco por pouco custo. Sabemos que há possibilidades de que funcione, por isso aconselhamos com confiança às pessoas que continuem a fazê-lo”, refere.

HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

À boleia de Falcao, o modesto Rayo Vallecano cheira a Europa

Com três golos em três jogos, Radamel Falcao tem catapultado o Rayo Vallecano para lugares europeus. A equipa conta com os portugueses Bebé e Kévin Rodrigues. O Rayo Vallecano superou as suas próprias expectativas e conseguiu …

Jarros com esmeraldas encontrados em templo ligado à cidade lendária El Dorado

Uma equipa de arqueólogos colombianos encontrou um conjunto de sepulturas rodeadas por jarros de cerâmica que estavam carregados de esmeraldas. A descoberta ocorreu num templo ligado à mítica cidade El Dorado. Os arqueólogos encontraram o templo …

Moedas venceu "contra tudo e contra todos". Medina assume derrota "pessoal e intransmissível"

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança à Câmara de Lisboa afirmou, este domingo, ter vencido "contra tudo e contra todos", porque "a democracia não tem dono", agradeceu o “voto de confiança” e comprometeu-se a …

O balão de oxigénio de Rio encheu até rebentar. Os olhos estão postos em 2023

Com Lisboa, Coimbra, Funchal e Barcelos debaixo do braço, Rui Rio cantou vitória numa noite de emoções. Sem falar do futuro à frente do PSD, o social-democrata acredita estar mais perto de chegar a primeiro-ministro. …

ADN da população da Ilha de Páscoa permite descobrir, finalmente, a rota dos seus antepassados

De acordo com os investigadores, o processo constitui um dos capítulos mais fascinantes da história da colonização humana e quase não há vestígios tangíveis. A distância que separa as ilhas Marquesas, na Polinésia Francesa, do arquipélago …

Marta Temido é a favorita a suceder a Costa na liderança do PS

A ministra da Saúde, Marta Temido, é a favorita a suceder a António Costa na liderança do PS. Por sua vez, Paulo Rangel e Pedro Passos Coelho são os prediletos a suceder a Rui Rio …

No Porto, a vitória de Moreira soube a pouco. PS teve a pior derrota de sempre

Rui Moreira vai liderar a Câmara Municipal do Porto nos próximos quatro anos. Eleito pelo movimento independente "Aqui Há Porto", com o apoio da Iniciativa Liberal e do CDS-PP, Moreira avança para um terceiro e …

Suíços votaram a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo

Os suíços foram este domingo às urnas para referendar o casamento de pessoas do mesmo sexo. Os resultados oficiais mostraram que a mudança foi aprovada com os votos a favor de 64,1% dos eleitores e …

O nosso sistema imunitário é tão único quanto a nossa impressão digital

Cada pessoa parece ter um sistema imunitário único. Cientistas descobriram esta diversidade imunitária depois de mapear anticorpos no sangue de pessoas saudáveis e doentes. A descoberta pode ajudar a explicar por que, por exemplo, as vacinas …

Mais de dois milhões de vacinas da gripe começam hoje a ser administradas

A vacinação contra a gripe arranca esta segunda-feira em Portugal, mais cedo do que o habitual devido à pandemia de covid-19, havendo 2,24 milhões de vacinas para serem distribuídas gratuitamente a grupos de risco pelo …