Afinal, marido da infanta Cristina fica em liberdade (e sem pagar fiança)

Cati Cladera / EPA

A infanta Cristina e o marido Inaki Urdangarin

A infanta Cristina e o marido Inaki Urdangarin

O tribunal de Palma decidiu esta quinta-feira manter Iñaki Urdangarin em liberdade, desde que este se apresente às autoridades no primeiro dia de cada mês e que comunique sempre que pretenda sair da Europa.

Esta manhã, o Ministério Público espanhol tinha pedido uma fiança de 200 mil euros, caso o cunhado do rei de Espanha quisesse evitar a pena de prisão de seis anos e três meses.

No entanto, o tribunal de Palma não aceitou os argumentos apresentados pelo procurador responsável pelo caso e decidiu que Iñaki Urdangarin não vai já para a cadeia.

Por isso, o marido da infanta Cristina fica agora sujeito a apresentar-se às autoridades do seu país de residência – a Suíça – no primeiro dia de cada mês e de comunicar sempre que pretenda sair da Europa.

Para Diego Torres, igualmente condenado por vários delitos de corrupção e fraude fiscal no caso Nóos, o Ministério Público solicitara o pagamento de uma fiança de 100 mil euros.

O sócio de Urdangarin também vai ficar em liberdade mas está proibido de sair de Espanha, está obrigado a entregar o passaporte e a comunicar caso mude de residência e fica também sujeito às apresentações mensais.

O marido da infanta foi condenado na semana passada a seis anos e três meses de prisão por fraude e desvio de dinheiros públicos através de um esquema fraudulento feito pelo Instituto Nóos, que fundou e dirigiu entre 2004 e 2006.

Além dos crimes fiscais, Urdangarin foi também considerado culpado de prevaricação, tráfico de influência e crimes contra o Estado e terá de pagar uma multa de 512 mil euros.

O marido da infanta é acusado de ter utilizado as suas ligações à família real para ganhar concursos públicos para organizar, entre outros, eventos desportivos, tendo em seguida desviado fundos para a Aizoon, uma empresa que geria em conjunto com a princesa e utilizava para financiar o seu estilo de vida luxuoso.

No mesmo julgamento, a infanta foi absolvida dos delitos fiscais de que era acusada mas terá de pagar uma multa de 265 mil euros. No entanto, como já tinha pago 587 mil euros em 2014, irá receber cerca de 321 mil euros.

Segundo a imprensa espanhola, a filha mais nova dos reis eméritos Juan Carlos e Sofia deverá mudar-se para Portugal com os filhos caso a sentença de prisão do marido se venha mesmo a concretizar.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …