Afinal, marido da infanta Cristina fica em liberdade (e sem pagar fiança)

Cati Cladera / EPA

A infanta Cristina e o marido Inaki Urdangarin

A infanta Cristina e o marido Inaki Urdangarin

O tribunal de Palma decidiu esta quinta-feira manter Iñaki Urdangarin em liberdade, desde que este se apresente às autoridades no primeiro dia de cada mês e que comunique sempre que pretenda sair da Europa.

Esta manhã, o Ministério Público espanhol tinha pedido uma fiança de 200 mil euros, caso o cunhado do rei de Espanha quisesse evitar a pena de prisão de seis anos e três meses.

No entanto, o tribunal de Palma não aceitou os argumentos apresentados pelo procurador responsável pelo caso e decidiu que Iñaki Urdangarin não vai já para a cadeia.

Por isso, o marido da infanta Cristina fica agora sujeito a apresentar-se às autoridades do seu país de residência – a Suíça – no primeiro dia de cada mês e de comunicar sempre que pretenda sair da Europa.

Para Diego Torres, igualmente condenado por vários delitos de corrupção e fraude fiscal no caso Nóos, o Ministério Público solicitara o pagamento de uma fiança de 100 mil euros.

O sócio de Urdangarin também vai ficar em liberdade mas está proibido de sair de Espanha, está obrigado a entregar o passaporte e a comunicar caso mude de residência e fica também sujeito às apresentações mensais.

O marido da infanta foi condenado na semana passada a seis anos e três meses de prisão por fraude e desvio de dinheiros públicos através de um esquema fraudulento feito pelo Instituto Nóos, que fundou e dirigiu entre 2004 e 2006.

Além dos crimes fiscais, Urdangarin foi também considerado culpado de prevaricação, tráfico de influência e crimes contra o Estado e terá de pagar uma multa de 512 mil euros.

O marido da infanta é acusado de ter utilizado as suas ligações à família real para ganhar concursos públicos para organizar, entre outros, eventos desportivos, tendo em seguida desviado fundos para a Aizoon, uma empresa que geria em conjunto com a princesa e utilizava para financiar o seu estilo de vida luxuoso.

No mesmo julgamento, a infanta foi absolvida dos delitos fiscais de que era acusada mas terá de pagar uma multa de 265 mil euros. No entanto, como já tinha pago 587 mil euros em 2014, irá receber cerca de 321 mil euros.

Segundo a imprensa espanhola, a filha mais nova dos reis eméritos Juan Carlos e Sofia deverá mudar-se para Portugal com os filhos caso a sentença de prisão do marido se venha mesmo a concretizar.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …

Os furacões podem provocar atividade sísmica tal como um terramoto

Uma equipa de cientistas descobriu um novo fenómeno geofísico no qual furacões ou fortes tempestades podem produzir vibrações no fundo do oceano tão fortes quanto um terramoto de magnitude 3.5. "As tempestades, furacões ou ciclones extratropicais …

Quem anda mais devagar pode envelhecer mais rapidamente

A velocidade a que caminham as pessoas aos 45 anos pode ser um indicador de como é que o cérebro e o corpo envelhecem, revela um novo estudo levado a cabo por uma equipa de …