Afinal, marido da infanta Cristina fica em liberdade (e sem pagar fiança)

Cati Cladera / EPA

A infanta Cristina e o marido Inaki Urdangarin

A infanta Cristina e o marido Inaki Urdangarin

O tribunal de Palma decidiu esta quinta-feira manter Iñaki Urdangarin em liberdade, desde que este se apresente às autoridades no primeiro dia de cada mês e que comunique sempre que pretenda sair da Europa.

Esta manhã, o Ministério Público espanhol tinha pedido uma fiança de 200 mil euros, caso o cunhado do rei de Espanha quisesse evitar a pena de prisão de seis anos e três meses.

No entanto, o tribunal de Palma não aceitou os argumentos apresentados pelo procurador responsável pelo caso e decidiu que Iñaki Urdangarin não vai já para a cadeia.

Por isso, o marido da infanta Cristina fica agora sujeito a apresentar-se às autoridades do seu país de residência – a Suíça – no primeiro dia de cada mês e de comunicar sempre que pretenda sair da Europa.

Para Diego Torres, igualmente condenado por vários delitos de corrupção e fraude fiscal no caso Nóos, o Ministério Público solicitara o pagamento de uma fiança de 100 mil euros.

O sócio de Urdangarin também vai ficar em liberdade mas está proibido de sair de Espanha, está obrigado a entregar o passaporte e a comunicar caso mude de residência e fica também sujeito às apresentações mensais.

O marido da infanta foi condenado na semana passada a seis anos e três meses de prisão por fraude e desvio de dinheiros públicos através de um esquema fraudulento feito pelo Instituto Nóos, que fundou e dirigiu entre 2004 e 2006.

Além dos crimes fiscais, Urdangarin foi também considerado culpado de prevaricação, tráfico de influência e crimes contra o Estado e terá de pagar uma multa de 512 mil euros.

O marido da infanta é acusado de ter utilizado as suas ligações à família real para ganhar concursos públicos para organizar, entre outros, eventos desportivos, tendo em seguida desviado fundos para a Aizoon, uma empresa que geria em conjunto com a princesa e utilizava para financiar o seu estilo de vida luxuoso.

No mesmo julgamento, a infanta foi absolvida dos delitos fiscais de que era acusada mas terá de pagar uma multa de 265 mil euros. No entanto, como já tinha pago 587 mil euros em 2014, irá receber cerca de 321 mil euros.

Segundo a imprensa espanhola, a filha mais nova dos reis eméritos Juan Carlos e Sofia deverá mudar-se para Portugal com os filhos caso a sentença de prisão do marido se venha mesmo a concretizar.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Hotelaria pressiona Governo. Quer que turistas com estadias marcadas possam circular entre concelhos

A proibição de deslocação entre concelhos entre dia 30 de outubro e 3 de novembro de modo a evitar contágios agradou a alguns, mas não ao setor hoteleiro, que quer ser deixado de fora da …

Ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa suspensa a partir de hoje (e durante 45 dias)

A Transtejo tinha informado que a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa estaria suspensa a partir desta segunda-feira, por 45 dias, devido a obras, mas será assegurado transporte rodoviário até ao terminal de Almada. “A …

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …