Afinal, Jesus Cristo pode não ser como se pensava

Grace Hill Media

Diogo Morgado na série 'The Bible' do Canal História (foto: divulgação Grace Hill Media)

Diogo Morgado na série ‘The Bible’ do Canal História

A imagem que temos de Jesus Cristo pode afinal ser tudo menos fiel à figura verdadeira, depois da reconstrução feita por um médico da Universidade de Manchester, no Reino Unido.

É verdade que todos o conhecem por ter pele clara, longos cabelos e olhos azuis, mas há uma pessoa que parece discordar dessa teoria, conta o Daily Mail.

Segundo o médico especialista na área forense, Richard Neave, Jesus Cristo tinha na verdade uma tez mais escura, cabelo curto e encaracolado, olhos escuros, cerca de um metro e meio e cinquenta quilos.

Estas são algumas das características que correspondem aos homens típicos daquele período e que serviram como base ao retrato feito pelo especialista.

Para o efeito, o médico, que pertence à Universidade de Manchester, usou técnicas avançadas da medicina forense, estudou vários crânios semitas daquela época e baseou-se em algumas passagens da Bíblia.

A partir destas informações, o especialista desenvolveu uma reconstrução facial em 3D que agora contraria a figura habitual que aparece no Santo Sudário, a relíquia onde se pensa que Jesus Cristo foi envolvido aquando da sua morte.

A equipa de investigação acredita ainda que Jesus era muito mais musculado e bronzeado do que normalmente aparece nas imagens, visto que teria trabalhado, a maior parte do tempo ao ar livre, como carpinteiro até aos 30 anos de idade.

Esta não é a primeira vez que o doutor Neave tenta reproduzir o rosto de personagens conhecidas. Um outro caso é, por exemplo, o rei Filipe II da Macedónia, o pai de Alexandre, o Grande.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Aceitar a hipótese de que Jesus Cristo era parecido com um Modelo Português já não é tão mau assim. Aos poucos, vamos progredindo, até porque os Portugueses são Europeus bastante parecidos com os Àrabes.

    • Chiça, fale por si! Até sou relativamente moreno porque saio à minha mãe – o meu pai adorava mulheres morenas e eu sou uma boa mistura dos dois , já agora não existem ingleses ou alemães morenos? Curioso quando vou para esses lados vejo mais louros mas gente tão morena ou mais do que eu. Essa é uma treta só repetida por estes lados -, apesar de ser um moreno tenho uma pele relativamente clara não me bronzeio com facilidade, bem pelo contrário, tal como o meu irmão – já as minhas irmãs têm a pele muito clara, uma delas é loura, tal como o meu avó. O meu pai, que perecia o que habitualmente entendemos ver num alemão, claro como uma lâmpada florescente, o que era motivo de brincadeira na família, louro e de olhos verdes, tal como os meus avós paternos, louros e de olhos verdes a minha avó e azuis o meu avô. Os meus avós maternos a minha avó tinha a pele muito clara mas olhos e cabelo negros e o meu avô moreno e com olhos cor de mel e quase louro. O meu filho é de louro e de pele mais clara que a minha, tal como a minha mulher, e tem olhos castanhos como ambos temos. Nenhum de nós, nem disfarçado parece um árabe! Somos típicos celtibéricos com alguma mistura germânica por que somos do Norte de Portugal onde os árabes não tiveram praticamente importância alguma, pois não estiveram lá nem cem anos e onde sempre foram vistos como inimigos, não tiveram descanso, nem eram tolerados!

  2. A não ser que de facto a pessoa existiu, no que diz respeito a jesus cristo, para além da figura, é tudo inventado !
    então …qual é o problema ??

    • Assad, da Síria é árabe, de olhos azuis, estatura alta e pele clara, e não é o ditador que os Estados Unidos querem nos fazer acreditar que ele seja.

      • É um ditador e um louco (ok, talvez não tanto como o Trampa, que, no lugar dele, certamente que seria bem pior),!…
        E sim, há muitos árabes de olhos claros na zona da antiga Pérsia.

        • Portuga acha que a SIC é capaz de informar tudo, não é preciso ganhar uma eleição aconselhado por publicitários americanos para não ser um ditador.

          • Não percebi nada!…
            O que é a SIC?!
            Quem é que ganhou “uma eleição aconselhado por publicitários americanos”?
            O Assad?!…

      • “Esqueceu-se” do pequeno detalhe de na Síria terem estado europeus, que ali criaram reinos e durante quase cem anos! Bem como se “esqueceu” que os árabes roubavam e tinham e têm uma obsessão por tudo o que seja europeu. Se reparar muitos Sírios, entre outros são de pele e olhos claros, nada têm a ver com o típico homem do deserto de origem semítica. Os persas não são árabes, mas também tal como nós, de origem caucasiana! Que confusão vai nessa cabeça!

RESPONDER

China diz que detidos em Xinjiang estão "formados" e "vivem felizes"

Um alto quadro do regime chinês afirmou, esta segunda-feira, que os membros de minorias étnicas chinesas de origem muçulmana mantidos em "centros de treino vocacional" no extremo oeste do país já se "formaram" e levam …

Greve geral volta a parar França. Filas de trânsito chegam aos 620 quilómetros

Os acessos a Paris estão, esta manhã, muito complicados devido ao quinto dia de greve contra a reforma das pensões e que afeta sobretudo a rede de transportes na capital francesa. De acordo com as autoridades, …

"Mário Centeno está a perder influência no Governo". Os (maus) sinais para o Orçamento de Estado 2020

A proposta de Orçamento do Estado para 2020 [OE 2020] vai ser apresentada daqui a uma semana e alguns economistas antecipam os riscos do documento, falando de uma "situação potencialmente perigosa para as contas públicas" …

Utilizadores russos do Reddit terão divulgado documentos comprometedores sobre o Brexit

A rede social Reddit anunciou ter concluído que utilizadores russos estiveram na origem da divulgação de documentos confidenciais do governo britânico sobre as negociações comerciais do Brexit. O Reddit anunciou, num comunicado citado pela Associated Press, …

Concorrência quer novas regras para fidelizações nas telecomunicações

A Autoridade da Concorrência (AdC) quer mudanças nas regras impostas pelas operadoras de telecomunicações nos contratos de fidelização. Segundo um relatório da AdC, ao qual o Jornal de Negócios teve acesso e que será esta segunda-feira …

Se Trump fosse julgado perante um júri, seria condenado "em três minutos"

Caso o processo de impeachment avance, e Trump seja apresentado perante um júri, Jerry Nadler acredita que o presidente norte-americano seria considerado culpado "em três minutos". O presidente da comissão de Justiça da Câmara dos Representantes, …

Sangue, lágrimas e crianças escoltadas na primeira despromoção da história do Cruzeiro

O Cruzeiro desceu de divisão pela primeira vez na sua história. O último jogo do campeonato, que selou a despromoção, ficou marcado por episódios violentos entre adeptos e polícia. O cenário vivido no 'Mineirão', este domingo, …

Movimento "Convergência" prepara moção para convenção do Bloco (mas rejeita cisão)

Largas dezenas de elementos do Bloco de Esquerda (BE) estiveram reunidos para preparar uma moção para apresentar na próxima convenção do partido, mas rejeitam estar a criar uma nova tendência ou a preparar uma cisão. João …

Empresário lesou Fisco em 60 milhões, mas não tem de devolver nada

Um empresário do setor do ouro condenado a sete anos de prisão por fraude fiscal agravada não terá de devolver nenhuma parte dos 60 milhões de euros de prejuízo que deu ao Estado por não …

Maioria das pistolas Glock roubadas da PSP pode ter estado sempre com a polícia

Luís Gaiba defende que a contagem do armamento não estava atualizada e que, por isso, a maioria das armas alegadamente desaparecidas pode nunca ter saído da posse da polícia. O agente Luís Gaiba, suspeito do roubo …