Afinal, Jesus Cristo pode não ser como se pensava

Grace Hill Media

Diogo Morgado na série 'The Bible' do Canal História (foto: divulgação Grace Hill Media)

Diogo Morgado na série ‘The Bible’ do Canal História

A imagem que temos de Jesus Cristo pode afinal ser tudo menos fiel à figura verdadeira, depois da reconstrução feita por um médico da Universidade de Manchester, no Reino Unido.

É verdade que todos o conhecem por ter pele clara, longos cabelos e olhos azuis, mas há uma pessoa que parece discordar dessa teoria, conta o Daily Mail.

Segundo o médico especialista na área forense, Richard Neave, Jesus Cristo tinha na verdade uma tez mais escura, cabelo curto e encaracolado, olhos escuros, cerca de um metro e meio e cinquenta quilos.

Estas são algumas das características que correspondem aos homens típicos daquele período e que serviram como base ao retrato feito pelo especialista.

Para o efeito, o médico, que pertence à Universidade de Manchester, usou técnicas avançadas da medicina forense, estudou vários crânios semitas daquela época e baseou-se em algumas passagens da Bíblia.

A partir destas informações, o especialista desenvolveu uma reconstrução facial em 3D que agora contraria a figura habitual que aparece no Santo Sudário, a relíquia onde se pensa que Jesus Cristo foi envolvido aquando da sua morte.

A equipa de investigação acredita ainda que Jesus era muito mais musculado e bronzeado do que normalmente aparece nas imagens, visto que teria trabalhado, a maior parte do tempo ao ar livre, como carpinteiro até aos 30 anos de idade.

Esta não é a primeira vez que o doutor Neave tenta reproduzir o rosto de personagens conhecidas. Um outro caso é, por exemplo, o rei Filipe II da Macedónia, o pai de Alexandre, o Grande.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Aceitar a hipótese de que Jesus Cristo era parecido com um Modelo Português já não é tão mau assim. Aos poucos, vamos progredindo, até porque os Portugueses são Europeus bastante parecidos com os Àrabes.

    • Chiça, fale por si! Até sou relativamente moreno porque saio à minha mãe – o meu pai adorava mulheres morenas e eu sou uma boa mistura dos dois , já agora não existem ingleses ou alemães morenos? Curioso quando vou para esses lados vejo mais louros mas gente tão morena ou mais do que eu. Essa é uma treta só repetida por estes lados -, apesar de ser um moreno tenho uma pele relativamente clara não me bronzeio com facilidade, bem pelo contrário, tal como o meu irmão – já as minhas irmãs têm a pele muito clara, uma delas é loura, tal como o meu avó. O meu pai, que perecia o que habitualmente entendemos ver num alemão, claro como uma lâmpada florescente, o que era motivo de brincadeira na família, louro e de olhos verdes, tal como os meus avós paternos, louros e de olhos verdes a minha avó e azuis o meu avô. Os meus avós maternos a minha avó tinha a pele muito clara mas olhos e cabelo negros e o meu avô moreno e com olhos cor de mel e quase louro. O meu filho é de louro e de pele mais clara que a minha, tal como a minha mulher, e tem olhos castanhos como ambos temos. Nenhum de nós, nem disfarçado parece um árabe! Somos típicos celtibéricos com alguma mistura germânica por que somos do Norte de Portugal onde os árabes não tiveram praticamente importância alguma, pois não estiveram lá nem cem anos e onde sempre foram vistos como inimigos, não tiveram descanso, nem eram tolerados!

  2. A não ser que de facto a pessoa existiu, no que diz respeito a jesus cristo, para além da figura, é tudo inventado !
    então …qual é o problema ??

    • Assad, da Síria é árabe, de olhos azuis, estatura alta e pele clara, e não é o ditador que os Estados Unidos querem nos fazer acreditar que ele seja.

      • É um ditador e um louco (ok, talvez não tanto como o Trampa, que, no lugar dele, certamente que seria bem pior),!…
        E sim, há muitos árabes de olhos claros na zona da antiga Pérsia.

        • Portuga acha que a SIC é capaz de informar tudo, não é preciso ganhar uma eleição aconselhado por publicitários americanos para não ser um ditador.

          • Não percebi nada!…
            O que é a SIC?!
            Quem é que ganhou “uma eleição aconselhado por publicitários americanos”?
            O Assad?!…

      • “Esqueceu-se” do pequeno detalhe de na Síria terem estado europeus, que ali criaram reinos e durante quase cem anos! Bem como se “esqueceu” que os árabes roubavam e tinham e têm uma obsessão por tudo o que seja europeu. Se reparar muitos Sírios, entre outros são de pele e olhos claros, nada têm a ver com o típico homem do deserto de origem semítica. Os persas não são árabes, mas também tal como nós, de origem caucasiana! Que confusão vai nessa cabeça!

RESPONDER

Há outro jogador português na rota do Manchester City

O português João Cancelo, que joga como lateral-direito na Juventus, pode estar prestes a deixar o emblema italiano para rumar ao Manchester City. De acordo com o desportivo Record, que avança a notícia esta quarta-feira, …

Europeus, incluindo portugueses, impedidos de votar no Reino Unido

Cidadãos europeus, entre os quais portugueses, foram esta quinta-feira confrontados com a impossibilidade de votar nas europeias no Reino Unido. Nuno Dinis contou à agência Lusa que, quando tentou votar em Stockton-on-Tees, localidade no norte de …

Em seis meses, 21 mil norte-americanas pediram comprimidos online para abortar

Entre outubro de 2018 e março deste ano, 21 mil mulheres norte-americanas pediram ajuda à Aid Access, sendo que entre um terço e metade dessas mulheres receberam as pílulas abortivas no correio. Em 2004, a médica …

Manuel Godinho julgado em novo processo de fraude fiscal

O sucateiro Manuel Godinho, principal arguido no processo Face Oculta, vai ser julgado no Tribunal de Aveiro num novo processo de fraude fiscal, que terá lesado o Estado em cerca de 330 mil euros. Além de …

Camorra, droga e a queda meteórica: Eis o novo documentário do mítico Maradona

O documentário "Diego Maradona", produzido pelo cineasta britânico Asif Kapadia, estreou-se esta semana no Festival de Cinema de Cannes, e promete trazer "imagens inéditas" sobre a vida atribulada do antigo futebolista argentino. Kapadia, que produziu já …

Mais de 90% dos portugueses reformam-se sem saber quanto vão receber

Nove em cada dez pensionistas não conhecia o valor que iria receber até seis meses antes da data da reforma. Cerca de 30% dizem que gostariam de se ter reformado mais tarde. A maioria dos portugueses …

PS quer aprovar já diploma do direito a desligar do trabalho (PSD está reticente)

O PS quer aprovar até 19 de julho uma proposta que defina quando é que os trabalhadores têm ou não direito a desligar do trabalho. PSD não revela, para já, o seu sentido de voto. Segundo …

Menino ou menina? Hong Kong é o centro do tráfico de teste proibido na China

Na China, o teste para saber o género dos bebés é proibido, lei criada para controlar o nascimento de crianças do sexo masculino. Contudo, nas redes sociais, tem aumentado o número de individuos que se …

Estivadores do Porto de Setúbal aprovam novo contrato coletivo de trabalho

Os estivadores do porto de Setúbal aprovaram esta quinta-feira, por unanimidade, o acordo do novo contrato coletivo de trabalho negociado entre o sindicato e as entidades patronais. Segundo o presidente do Sindicato dos Estivadores e Atividade …

Senado brasileiro aprova projeto que criminaliza a homofobia

O senado brasileiro aprovou um projeto que criminaliza a homofobia. Quem "impedir ou restringir a manifestação razoável de afetividade de qualquer pessoa em local público ou privado aberto ao público", excetuados os templos religiosos, poderá …