Afinal, Jesus Cristo pode não ser como se pensava

Grace Hill Media

Diogo Morgado na série 'The Bible' do Canal História (foto: divulgação Grace Hill Media)

Diogo Morgado na série ‘The Bible’ do Canal História

A imagem que temos de Jesus Cristo pode afinal ser tudo menos fiel à figura verdadeira, depois da reconstrução feita por um médico da Universidade de Manchester, no Reino Unido.

É verdade que todos o conhecem por ter pele clara, longos cabelos e olhos azuis, mas há uma pessoa que parece discordar dessa teoria, conta o Daily Mail.

Segundo o médico especialista na área forense, Richard Neave, Jesus Cristo tinha na verdade uma tez mais escura, cabelo curto e encaracolado, olhos escuros, cerca de um metro e meio e cinquenta quilos.

Estas são algumas das características que correspondem aos homens típicos daquele período e que serviram como base ao retrato feito pelo especialista.

Para o efeito, o médico, que pertence à Universidade de Manchester, usou técnicas avançadas da medicina forense, estudou vários crânios semitas daquela época e baseou-se em algumas passagens da Bíblia.

A partir destas informações, o especialista desenvolveu uma reconstrução facial em 3D que agora contraria a figura habitual que aparece no Santo Sudário, a relíquia onde se pensa que Jesus Cristo foi envolvido aquando da sua morte.

A equipa de investigação acredita ainda que Jesus era muito mais musculado e bronzeado do que normalmente aparece nas imagens, visto que teria trabalhado, a maior parte do tempo ao ar livre, como carpinteiro até aos 30 anos de idade.

Esta não é a primeira vez que o doutor Neave tenta reproduzir o rosto de personagens conhecidas. Um outro caso é, por exemplo, o rei Filipe II da Macedónia, o pai de Alexandre, o Grande.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Aceitar a hipótese de que Jesus Cristo era parecido com um Modelo Português já não é tão mau assim. Aos poucos, vamos progredindo, até porque os Portugueses são Europeus bastante parecidos com os Àrabes.

    • Chiça, fale por si! Até sou relativamente moreno porque saio à minha mãe – o meu pai adorava mulheres morenas e eu sou uma boa mistura dos dois , já agora não existem ingleses ou alemães morenos? Curioso quando vou para esses lados vejo mais louros mas gente tão morena ou mais do que eu. Essa é uma treta só repetida por estes lados -, apesar de ser um moreno tenho uma pele relativamente clara não me bronzeio com facilidade, bem pelo contrário, tal como o meu irmão – já as minhas irmãs têm a pele muito clara, uma delas é loura, tal como o meu avó. O meu pai, que perecia o que habitualmente entendemos ver num alemão, claro como uma lâmpada florescente, o que era motivo de brincadeira na família, louro e de olhos verdes, tal como os meus avós paternos, louros e de olhos verdes a minha avó e azuis o meu avô. Os meus avós maternos a minha avó tinha a pele muito clara mas olhos e cabelo negros e o meu avô moreno e com olhos cor de mel e quase louro. O meu filho é de louro e de pele mais clara que a minha, tal como a minha mulher, e tem olhos castanhos como ambos temos. Nenhum de nós, nem disfarçado parece um árabe! Somos típicos celtibéricos com alguma mistura germânica por que somos do Norte de Portugal onde os árabes não tiveram praticamente importância alguma, pois não estiveram lá nem cem anos e onde sempre foram vistos como inimigos, não tiveram descanso, nem eram tolerados!

  2. A não ser que de facto a pessoa existiu, no que diz respeito a jesus cristo, para além da figura, é tudo inventado !
    então …qual é o problema ??

    • Assad, da Síria é árabe, de olhos azuis, estatura alta e pele clara, e não é o ditador que os Estados Unidos querem nos fazer acreditar que ele seja.

      • É um ditador e um louco (ok, talvez não tanto como o Trampa, que, no lugar dele, certamente que seria bem pior),!…
        E sim, há muitos árabes de olhos claros na zona da antiga Pérsia.

        • Portuga acha que a SIC é capaz de informar tudo, não é preciso ganhar uma eleição aconselhado por publicitários americanos para não ser um ditador.

          • Não percebi nada!…
            O que é a SIC?!
            Quem é que ganhou “uma eleição aconselhado por publicitários americanos”?
            O Assad?!…

      • “Esqueceu-se” do pequeno detalhe de na Síria terem estado europeus, que ali criaram reinos e durante quase cem anos! Bem como se “esqueceu” que os árabes roubavam e tinham e têm uma obsessão por tudo o que seja europeu. Se reparar muitos Sírios, entre outros são de pele e olhos claros, nada têm a ver com o típico homem do deserto de origem semítica. Os persas não são árabes, mas também tal como nós, de origem caucasiana! Que confusão vai nessa cabeça!

RESPONDER

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …

Afastado desde a noite eleitoral, Rui Rio volta para lançar suspeitas sobre a RTP

Afastado dos holofotes desde a noite eleitoral e sem dizer se se vai recandidatar à liderança do PSD, Rui Rio recorreu ao Twitter para comentar as suas suspeitas sobre a RTP. O líder social-democrata recorreu às …