Afinal, estão retidas na Colômbia 2.200 toneladas de pernil

chavezcandanga / Flickr

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

A Venezuela afirmou que 2.200 toneladas de pernil estão retidas na Colômbia, depois de ter acusado Portugal de sabotar o Natal do país, por falta deste alimento tradicional que prometeu distribuir ao povo.

“Informo à Venezuela que as 2.200 toneladas de pernil estão retidas na Colômbia”, disse, esta quinta-feira, o ministro venezuelano da Agricultura Urbana, Freddy Bernal, numa mensagem publicada na sua conta do Twitter, destacando que a sabotagem é dos EUA “ao congelar as contas dos que vendem comida ao país”.

De acordo com Bernal, “o governo colombiano mantém há sete dias os pernis retidos na fronteira de Paraguachón”, entre La Guajira e o estado venezuelano de Zulia.

O ministro venezuelano da Agricultura Urbana é também responsável pelo sistema de distribuição de alimentos, os denominados Comités Locais de Abastecimento e Produção, e referiu, numa outra mensagem, que “60% do pernil que até agora foi distribuído foi graças à compra feita aos produtores nacionais”.

Para o governante, “a percentagem programada foi sabotada” pelos EUA e pelos “seus aliados comerciais no mundo”.

Na passada quinta-feira, Nicolás Maduro acusou Portugal de sabotar a importação de pernil de porco, depois de Caracas ter feito um plano de importação e acertado os pagamentos.

Foram vários os venezuelanos que saíram para as ruas em protesto contra o Governo pelo incumprimento da promessa de distribuir pernil de porco na época do Natal.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, rejeitou a acusação de sabotagem, frisando que Portugal é uma economia de mercado em que o Governo não interfere nas relações entre empresas.

Entretanto, a empresa agroalimentar Raporal informou que a Venezuela deve cerca de 40 milhões de euros às empresas portuguesas fornecedoras de pernil de porco àquele país, dos quais 6,9 milhões lhe são devidos.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Aqui está o diabo em pessoa. Comunista estalinista, seguidor do estalismo e da exterminação dos povos pela fome ( ver ucrânia… 6 milhões). Viado e aberração da palavra homem… Em poucos anos o comunismo/socialismo da venezuela, passou do país mais rico da américa latina, para um país miserável e ditadura de exterminação do ser humano. O socialismo no seu “melhor”…… Socialismo/comunismo é a lepra moderna.

    • Ahahaha!…
      “passou do país mais rico da américa latina”…
      País mais rico de onde?!
      Quando foi isso?
      A Venezuela sempre foi um país miserável!!

      • Antes de estar na mão dos comunistas, “inteligente”!!! Isto é antes de Chavez e Maduro. Informa-te e compara o que era e o que é . Assim como a tua amada Cuba, antes da revolução dessa bullshit comunista (nem falo no nome desses nojentos assassinos),
        e hoje! Eu estou falando em termos comparativos e de acordo com estudos económicos. Já que te achas tão espertinho, então informa-te melhor…

        • Mas afinal vais responder ou vens, mais uma vez, fazer jus ao teu nome?!
          Coloca lá esses “estudos económicos” que mostram a Venezuela como o “país mais rico da américa latina”!
          Estamos à espera!…
          .
          A Venezuela alguma vez esteve na “mão dos comunistas”?!
          Quando foi isso?
          O Chavez e o Maduro eram/são comunistas?!
          A sério?!… nota-se que estás muito bem informado!…
          O Chavez nem tanto, mas o Maduro é apenas um ditador alucinado!!
          Curiosamente nenhum deles fez parte do Partido Comunista da Venezuela (PCV)), que, coitado, tem uma votação irrisória – tipo 1% dos votos!…
          .
          “como na tua amada Cuba”…
          Mas aqui alguém falou em Cuba?
          Enfim… com “argumentos” desta categoria, está tudo dito…
          .
          Mas, quando tiveres esses “indicadores económicos” do paraíso na terra que era Venezuela antes do Chavez, mostra!!

          • Oh pá, não jogo partida de xadrez com “pombos”, ainda por cima esquerdopatas comunas.
            A venezuela é uma “democracia” onde se assassinam os opositores do regime e onde o povo já nem no lixo tem comida… no teu conceito, que queres… O Viado Maduro, nem Venezuelano é. No teu ponto de vista a Venezuela de hoje é um “paraíso”. Discutir com um comuna é a maior perda de tempo, geralmente sofrem de DCC!

            • Eh lá… olha que “acordou” do coma!…
              Aqui, continuamos à espera desses “estudos económicos” que mostram a Venezuela como o “país mais rico da américa latina”!…
              Se perdeste os “estudos”, pode ser só o(s) ano(s)…
              .
              Sim, e no meu “ponto de vista”, a Venezuela de hoje é uma ditadura com um louco alucinado no comando!
              Um grande otário, portanto…

RESPONDER

FPF abre processo contra Teo Fonseca por intermediação ilegal de jogadores

A FPF abriu um processo disciplinar a Teodoro Fonseca, dono da SAD do Portimonense, por intermediação ilegal de jogadores em transferências para o FC Porto. Teodoro Panagopoulos, mais conhecido no mundo do futebol como Teo Fonseca, …

Cabrita fala em "ano terrível" e rejeita alívio de medidas para já

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, fez o balanço de um ano de pandemia em Portugal, admitindo ter sido um "ano terrível" para os portugueses e afastando perspetivas de um alívio de medidas por …

Muçulmanos invadiram a Sicília e revolucionaram o comércio de vinho

Uma equipa de investigadores da Universidade de York encontrou resíduos químicos de uvas em ânforas, um tipo de recipiente medieval, sugerindo um próspero comércio de vinho na Sicília islâmica. Foram ainda encontrados cacos encharcados de vinho …

Com as famílias em dificuldades, escolas alimentam 40% dos alunos que serviam antes do confinamento

Mesmo com as aulas online, as cantinas continuam a trabalhar para alimentar alunos com carências. Só na última semana, as escolas públicas serviram em média 45 mil refeições por dia. O número significa que estão …

2 de março de 2020. Confinamentos, recordes, três vagas e um "milagre" depois

O primeiro caso de covid-19 em Portugal foi registado há, precisamente, um ano. 365 dias depois, o medo esfumou-se, mas a incerteza permanece. A 2 de março de 2020 foram confirmados em Portugal os primeiros casos …

Genoma do urso-das-cavernas sequenciado graças a minúsculo osso com 360 mil anos

Investigadores sequenciaram o genoma do urso-das-cavernas graças a um pequeno osso com 360 mil anos. A história evolutiva deste animal mudou drasticamente. Os ursos-das-cavernas eram enormes ursos herbívoros que vagueavam pela Europa e norte da Ásia …

Um ano após o primeiro caso, Marcelo elogia SNS, mas relembra que a pandemia ainda não acabou

Para o chefe de Estado, ao longo de 12 meses, Portugal "foi-se ajustando à pandemia, umas vezes mais proativamente outras, infelizmente, mais reativamente". Marcelo diz que "é desejável" melhorar a "capacidade de planear e antecipar …

Plano de Recuperação tem alto risco de fraude (e chovem críticas)

Um grupo de reflexão, constituído no âmbito do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), concluiu que o Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) comporta um sério risco de fraude e necessita de várias …

Moedas quer unir a direita contra Medina. Objetivo é incluir IL e Aliança na coligação PSD/CDS

Carlos Moedas está a tentar alargar a coligação PSD/CDS para construir uma frente de direita contra o socialista Fernando Medina, atual presidente da Câmara Municipal de Lisboa. O Público avança esta terça-feira que Carlos Moedas, candidato do …

Faz pequenas pausas antes de responder a uma questão? Pode parecer menos sincero

Costuma fazer pequenas pausas antes de responder a uma questão? Este comportamento pode fazer com que a resposta pareça menos sincera e confiável, de acordo com uma nova investigação da American Psychological Association. Segundo a …