/

Afinal, beber água pode não ser assim tão útil para curar a ressaca

Um novo estudo, que ainda não foi publicado, vem pôr fim ao mito de que a água pode aliviar os sintomas de ressaca.

“É um equívoco pensar que beber água ajuda a evitar uma ressaca”, afirma o biólogo molecular Patrick Schmitt.

De acordo com os resultados de um estudo publicado na década de 1950, o corpo excreta mais água quando se bebe álcool. No entanto, o cientista garante que o estudo apresenta conclusões erradas.

“Pensava-se que à medida que o corpo excretava mais água, ficaria desidratado – e isto foi aceite como uma explicação conclusiva para o motivo da ressaca”, afirma Schmitt, alegando que a hipótese foi apresentada sem nunca ter sido testada – e muito menos confirmada cientificamente.

Assim, de acordo com um relatório do Berliner Morgenpost, Schmitt decidiu realizar a sua própria pesquisa – que ainda vai ser publicada – para perceber a ligação entre a ressaca e os níveis de hidratação do corpo humano.

A pesquisa mostra que o consumo de álcool não leva à desidratação, apesar do aumento da excreção de líquidos. “Isso significa que o corpo não perde nenhuma quantidade significativa de água”, refere Schmitt.

“A recomendação de beber muita água ao consumir álcool baseia-se exatamente nesse equívoco”, explicou. “Como o corpo não fica realmente desidratado, beber água ao mesmo tempo que se bebe álcool não tem absolutamente nenhum efeito sobre se a pessoa vai ou não ficar com ressaca”.

O investigador recorda que a grande maioria das bebidas já é maioritariamente composta por água, por isso ao ingeri-las também se está a consumir água. É o caso do vinho e da cerveja, escreve o Insider.

Schmitt explica que quando se está a consumir álcool, beber uns goles de água pode ajudar a mucosa do estômago a ser um pouco menos afetada, mas apenas por um curto período de tempo. Contudo, “embora esta relação ainda não tenha sido investigada, sabemos que não tem efeito sobre a ressaca em qualquer caso”.

O especialista alerta ainda que beber água no dia a seguir à ingestão de álcool tem um efeito ainda menos relevante no corpo humano. “No máximo, pode aliviar os sintomas de boca seca”, explicando que apesar de não ajudar nas dores de cabeça, os indíviduos devem continuar a fazê-lo se consideraram que o consumo de água pode ajudá-los a sentirem-se melhor.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.