No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão.
A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar a lutar pelos direitos das mulheres à educação.
Nos últimos dias, o novo governo talibã emitiu vários decretos que revogam os direitos das mulheres: as alunas do ensino básico e secundário não podem, por enquanto, regressar às aulas e as universitárias foram informadas de que os estudos teriam lugar em ambientes segregados por sexo, além de deverem respeitar um rigoroso código de vestuário islâmico.
Na passada sexta-feira, o governo também encerrou o ministério dos Assuntos das Mulheres e substituiu-o por um ministério de “propagação da virtude e prevenção do vício”, cujo propósito é reforçar a lei islâmica.
Quando os talibã controlaram o Afeganistão, entre 1996 e 2001, as mulheres foram proibidas de trabalhar e as raparigas foram proibidas de frequentar a escola por “razões de segurança”.
Os professores consideram que a intenção de limitar a liberdade das mulheres afegãs é apenas a primeira jogada de muitos “truques” do grupo islâmico para ganhar tempo nas suas tentativas de evitar o escrutínio internacional.
“É como ver de novo um pesadelo horrível, mas temos de ser resilientes e assegurar que as nossas raparigas têm o seu direito básico à educação”, disse uma professora à Vice. “Percorremos um longo caminho no Afeganistão para educar as raparigas, ainda temos mais a fazer, ainda não desistimos.”
“Como professores, não nos importamos com um código de vestuário. Desde que as nossas filhas tenham a oportunidade de participar nas aulas, estamos prontos a fazer os sacrifícios”, acrescentou.
“Neste momento, só podemos tentar pressionar o máximo possível os líderes talibãs para que compreendam que o mundo e o Afeganistão mudaram muito”, disse outra professora de uma escola secundária. “Vão ser tempos realmente difíceis para todos nós.”
Claro que foram conquistados em vão, os talibãns não evoluem, são bichos terroristas de grutas e cavernas e não passam daí!
O pior inimigo dos ditos fortes, são simplesmente, as mulheres :/
Tencionam com isso irritar o mundo, está claro :/
Os talibãs vão ter dificuldade em escolher a mulher preferida, tapadas dessa maneira ainda vão embarcar muitas velhotas por engano, vai ser uma confusão tremenda!