Já não é preciso abrir a mala. Aeroporto de Heathrow testa scanners 3D

Em breve, poderá deixar de lado o ritual de pôr os líquidos da bagagem de mão num saco de plástico transparente e de ter de abrir a sua mala para mostrar o conteúdo e o computador portátil.

Tudo graças a uma nova tecnologia de topo de scanners, que já está a ser testada e pode funcionar em pleno em 2022 no aeroporto de Heathrow, em Londres.

Segundo o Business Insider, o maior aeroporto do Reino Unido está a introduzir scanners 3D que conseguem ver líquidos e computadores dentro de malas fechadas, eliminando uma das partes mais demoradas das rotinas de segurança em cada embarque. Em Lisboa, por exemplo, já não é necessário retirar o computador da bagagem.

O espaço está a investir quase 60 milhões de euros nesta tecnologia e nos novos equipamentos que conseguem “ver” melhor dentro de sacos fechados. “Os passageiros poderão em breve manter os seus líquidos e computadores portáteis dentro da bagagem de mão quando passarem pela segurança em Heathrow”, informou o aeroporto num comunicado citado pelo jornal.

O espaço pretende reduzir o tempo que os passageiros passam em rotinas de segurança e também diminuir o uso de plástico, eliminando os pequenos sacos que os passageiros têm atualmente para encher com os seus cosméticos.

Os novos scanners usam uma tecnologia semelhante à dos de tomografia computadorizada em hospitais, que veem através do corpo para analisar órgãos e ossos internos.

As restrições globais para voar com líquidos com mais de 100 mililitros foram postas em prática em 2006, como medida de precaução contra atentados terroristas. Num monitor normal de raio-x, os líquidos que se podem usar para criar materiais perigosos não são distinguíveis de um vulgar champô ou perfume, surgindo assim a necessidade dos saquinhos à parte. A recente tecnologia consegue ver a diferença.

Nos Estados Unidos, já há vários aeroportos a usar este sistema, nomeadamente o Aeroporto Internacional de Chicago O’Hare e o Aeroporto Internacional de Washington-Dulles.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nicolas Sarkozy vai mesmo ser julgado por corrupção

A justiça francesa validou definitivamente a realização do julgamento do ex-Presidente num caso revelado por escutas telefónicas em que é nomeadamente acusado de corrupção de um magistrado. De acordo com a AFP, o Tribunal de Recurso de …

Luís Filipe Vieira pediu informações sobre Keylor Navas em Madrid

O presidente do Benfica aproveitou a visita a Madrid para saber mais pormenores sobre a situação do guarda-redes dos merengues. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, dirigiu-se na passada segunda-feira a Madrid para ultimar os …

Jovens que acusaram Harry de “traição da raça” condenados com pena de prisão

O caso remonta a dezembro de 2018, quando surgiram as primeiras notícias de uma investigação da BBC que envolvia a família real britânica. Um grupo neonazi era responsável por uma propaganda online onde sugeriam que o …

UEFA confirma três jogos de suspensão para Neymar

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que rejeitou o recurso do Paris Saint-Germain e manteve os três jogos de suspensão a Neymar, na sequência de insultos aos árbitros na partida com o Manchester United, da Liga …

Transportes estão cada vez mais cheios. Carris vai comprar 100 novos autocarros

A Carris vai lançar dois concursos para a aquisição de 100 novos autocarros, 70 dos quais a gás natural e 30 elétricos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Falando na apresentação da …

Apenas 59% dos habitantes da Europa ocidental confiam na vacinação. França é o país com mais dúvidas

Na Europa oriental, apenas metade da população olha para as vacinas como uma forma segura de prevenção de saúde. No caso da zona ocidental, o número sobe para os 59%, mas fica ainda distante dos …

César Peixoto é o novo treinador da Académica

O antigo futebolista é o novo treinador da Académica, sucedendo a João Alves no comando técnico dos estudantes, anunciou o clube que integra a II Liga portuguesa. César Peixoto vai ser apresentado às 17h00, em conferência …

Tribunal diz que ausência de resistência de vítima de violação é "desejo de sobreviver"

Quando as vítimas não resistem, revelam "o desejo de sobreviver a uma situação cujo controlo não detêm", adotando um comportamento de preservação, diz o Tribunal da Relação de Lisboa. O Tribunal da Relação de Lisboa considerou …

Draghi abre a porta a cortes nas taxas de juro

Mario Draghi afirmou esta terça-feira que se o objetivo de ficar abaixo dos 2% de inflação estiver ameaçado, "estímulos adicionais serão necessários". O presidente do BCE admitiu mesmo uma descida das taxas. O presidente do BCE, Mario …

SNS dá “sinais de cansaço” e tem sistema “que não é amigo do cidadão”

A Convenção Nacional da Saúde concluiu esta terça-feira que o SNS “dá sinais de cansaço” e avisa que os portugueses “não podem ter listas de espera de anos” por consultas ou cirurgias, nem ter “enormes …