Aeroporto de Heathrow cancela 38 voos devido a falha no controlo aéreo britânico

SXC

-

O aeroporto londrino de Heathrow, o de maior tráfego na Europa, cancelou este sábado 38 voos, devido à falha de ontem no sistema informático no centro de controlo aéreo de Inglaterra, que provocou graves transtornos nos terminais aéreos.

O Serviço Nacional de Tráfego Aéreo britânico (NATS) informou hoje que o sistema já está operacional, mas haverá atrasos em alguns aeroportos até que a situação volte à normalidade, na totalidade.

Outros aeroportos, como o londrino de Gatwick, pediram hoje aos passageiros que entrem em contacto com as companhias em que iam voar, para se informarem da sua situação.

Milhares de passageiros foram afetados na sexta-feira por cancelamentos e atrasos nos voos, em todo o Reino Unido – Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte e Inglaterra -, devido a uma falha no sistema informático no centro de controlo no sul de Inglaterra.

Segundo a Efe, registaram-se atrasos de mais de uma horas nas aterragens e descolagens de aviões em Londres e no sul de Inglaterra, até cerca das 16h15 locais de sexta-feira, devido a uma falha informática, que está a ser investigada pelo NATS.

Apesar do sistema ter sido restabelecido, “levará o seu tempo para que as operações aéreas no Reino Unido recuperem plenamente, pelo que os passageiros devem contactar as companhias para obterem informações“, afirma a NATS em comunicado, no qual apresenta também desculpas pelos trastornos causados.

O ministro dos Transportes do Reino Unido, Patrick McLoughlin, qualificou o problema de “inaceitável” e considerou que qualquer alteração no sistema de aviação do país é “um assunto de grande preocupação, especialmente nesta época do ano”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

BE e PCP querem isenção do pagamento de propinas durante estado de emergência

O Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português consideram que os alunos do Ensino Superior devem ficar isentos do pagamento de propinas durante o estado de emergência. Tanto o BE como o PCP sempre defenderam …

Menina de 12 anos morre na Bélgica vítima da covid-19

Uma menina de 12 anos morreu esta segunda-feira na Bélgica devido à pandemia de covid-19, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde deste país. "É um caso muito raro, mas que nos afeta muito, é um …

"Bomba" de Graça Freitas rebentou-lhe nas mãos. Governo rejeita cerco sanitário ao Porto

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, rejeitou, nesta terça-feira, a possibilidade de impor um cerco sanitário ao Porto. Esta hipótese foi avançada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, e foi fortemente criticada por …

Novo máximo diário. Covid-19 mata mais 849 pessoas em Espanha

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 849 mortos com o novo coronavírus, um novo recorde de falecidos num só dia, elevando o balanço total para 8189. Os números do Ministério da Saúde espanhol revelam ainda um …

Termina esta terça-feira o prazo para reclamar das despesas para IRS

O prazo para consultar e reclamar das despesas gerais e familiares apuradas pelo fisco para efeitos de deduções à coleta termina esta terça-feira. Os contribuintes têm até esta terça-feira, 31 de março, para consultar e reclamar …

Ryanair avança com lay-off em Portugal a partir de 1 de abril

A Ryanair vai avançar com o lay-off simplificado, considerando o recurso à medida "indispensável para a manutenção da viabilidade e preservação dos postos de trabalho". Segundo a comunicação da sucursal em Portugal aos sindicatos relativamente à …

Recibos verdes arriscam ficar sem apoio em abril

A Segurança Social só vai disponibilizar o formulário para requerer apoio por paragem total de atividade a partir de 1 de abril. O apoio para minimizar os danos económicos dos trabalhadores independentes que enfrentem paragem …

Ex-benfiquista Jiménez só sai do Wolves por 90 milhões

O Wolverhampton só está disposto a negociar Raul Jiménez por uma verba a rondar os 90 milhões de euros. O antigo jogador do Benfica é perseguido por Arsenal e Manchester United. Raul Jiménez tem dado que …

Mais 1.035 casos de covid-19 em Portugal. Cerco sanitário no Porto rejeitado

A Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de 7.443 pessoas infetadas com covid-19 até às 11h desta terça-feira, um aumento de 1.035. O número de vítimas mortais subiu para 160. De acordo com o novo boletim …

Reclusos podem ser libertados para evitar "catástrofe" nas prisões

O contágio de covid-19 entre guardas e reclusos nas prisões portuguesas será tão ou mais “catastrófico” do que nos lares de terceira idade. A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, prometeu que vai decidir o …