/

Aeroporto de Cabul sob “ameaça elevada de ataque terrorista”

1

Stringer / EPA

Pessoas tentam entrar no Aeroporto Internacional Hamid Karzai, para fugir do país, em Cabul, Afeganistão

O aeroporto de Cabul está sob “ameaça elevada de ataque terrorista”. O aviso é dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.

Estados Unidos, Reino Unido e Austrália apelaram aos cidadãos para saírem do aeroporto de Cabul devido a “ameaças terroristas“, quando milhares de pessoas continuam a chegar ao aeroporto para tentar fugir do país. Os três países emitiram avisos simultâneos, muito específicos e quase idênticos na quarta-feira à noite.

As pessoas que se encontram no aeroporto sobretudo “nas entradas leste e norte devem sair imediatamente”, disse o Departamento de Estado norte-americano, citando “ameaças à segurança”.

A diplomacia australiana alertou para uma “ameaça muito elevada de ataque terrorista”, enquanto Londres emitiu um aviso semelhante. “Se estiver na área do aeroporto, deixe-o para um lugar seguro e aguarde instruções adicionais. Se for capaz de sair do Afeganistão em segurança por outros meios, faça-o imediatamente”, indicou o Governo britânico.

Estes avisos surgiram depois de o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, ter dito que os rebeldes talibãs se tinham comprometido a deixar partir cidadãos dos Estados Unidos, e afegãos em risco e ainda no país após 31 de agosto.

“Os talibãs comprometeram-se publicamente e em privado a proporcionar e permitir a passagem segura de americanos, outros estrangeiros e afegãos em situação de risco no futuro, após 31 de agosto“, afirmou o responsável, sem especificar como será organizada qualquer saída, uma vez que as forças norte-americanas deverão deixar o país até ao final do mês, prazo confirmado na terça-feira pelo Presidente dos EUA, Joe Biden.

Também a Alemanha disse, na quarta-feira, ter recebido garantias dos talibãs de que os afegãos podiam deixar o país em voos comerciais, após a retirada final das tropas norte-americanas naquela data.

O chefe adjunto do gabinete político dos talibãs no Qatar, Sher Abbas Stanekzai, “garantiu que os afegãos com documentos válidos continuarão a poder viajar em voos comerciais após 31 de agosto”, escreveu, no Twitter, Markus Potzel, um diplomata alemão que está a negociar com fundamentalistas islâmicos afegãos, no final de uma reunião no emirado.

A Bélgica anunciou que a retirada de cidadãos e afegãos, sob proteção belga, terminou na quarta-feira à noite, e França avisou que o transporte aéreo vai terminar esta noite.

Na terça-feira, numa cimeira virtual com outros líderes do G7, Biden excluiu o alargamento da presença militar norte-americana em Cabul além de 31 de agosto, citando um “sério e crescente risco de ataque” do grupo extremista Estado Islâmico (EI) ao aeroporto.

Talibãs com 85 mil milhões de dólares em armamento dos EUA

Os Estados Unidos deixaram muito equipamento militar às forças afegãs e, segundo a RTP, os talibãs estão a pavonear-se nas redes sociais e nas ruas de Cabul: uniformes e botas de combate, balaclavas e coletes de proteção, M4 e M16 norte-americanas e óculos de visão noturna e miras avançadas são alguns dos equipamentos que empunham.

“Quando um grupo armado apanha armas norte-americanas, é uma espécie de símbolo de estatuto. É uma vitória psicológica”, explicou Elias Yousif, vice-diretor do Centro para a Monitorização Internacional de Políticas de Segurança.

“Devido à negligência desta Administração e à retirada do Afeganistão feita às pressas, deixaram equipamento no valor de 85 mil milhões de dólares nas mãos do nosso inimigo, os talibãs”, acrescentou Jim Banks, representante republicano no Congresso e ex-oficial que em 2014 foi colocado no Afeganistão integrado na Marinha norte-americana.

As armas são preocupantes, mas a tecnologia norte-americana deixada nas mãos dos talibãs será “devastadora” para os afegãos que trabalharam com as forças ocidentais.

“Têm óculos de visão noturna, armaduras corporais e, incrivelmente, os equipamentos biométricos que incluem as impressões digitais, impressões de retina e informação biográfica de todos os afegãos que nos ajudaram e estiveram ao nosso lado nos últimos 20 anos”, justificou.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Isto está cada vez melhor… Os Talibãs estão como querem e são uns mentirosões de todo o tamanho. Não se pode confiar neles em nada. Mas essa de 3 países alertarem ao mesmo tempo para ameaça terrorista cheira-me a truque para tentar dispersar a malta dali.

    Então quer dizer… Ou os serviços secretos dos 3 países combinaram todos descobrir esta do terrorismo ao mesmo tempo – durante o G7 – ou não sei. É muita coincidência e ainda por cima dá-lhes jeito que os afegãos fujam dali.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.