Aeroporto “amaldiçoado” de Berlim abre portas em plena pandemia (e com uma década de atraso)

O aeroporto de Brandemburgo em Berlim, na Alemanha, vai abrir portas este sábado, em plena pandemia de covid-19 e crise na indústria de aviação, depois de uma década de atraso e um orçamento excedido em 4 mil milhões de euros.

Conta a emissora norte-americana CNN que em causa está um terreno com 1.470 hectares na região de Schönefeld, a sudeste da cidade Berlim.

O projeto, que já enfrentou uma série de contratempos e atrasos ao ponto de ser rotulado como “amaldiçoado”, tem como objetivo ser o centro de transporte de última geração que a capital alemã sempre precisou e abrirá conexões para destinos de longa distância.

Agora, abrirá finalmente portas, mas o futuro parece não se avizinhar muito risonho.

A agência ACI Europe (Airports Council International Europe) alertou esta semana que quase 200 aeroportos na Europa correm o risco de insolvência nos próximos meses se o tráfego de passageiros não começar a recuperar até ao final do ano.

Segundo o organismo europeu, 193 centros europeus são  “aeroportos de risco” e contribuem atualmente para uma atividade económica com 277.000 empregos e 12,4 mil milhões de euros do PIB europeu.

Os aeroportos em risco são principalmente os regionais menores (menos de 5 milhões de viajantes anuais), cujo encerramento teria um impacto desproporcional na empregabilidade local, afirmou um porta-voz da ACI, em declarações à agência Reuters.

O Aeroporto Willy Brandt (BER) de Berlim-Brandenburg, que já recebeu 300 milhões de euros em apoios estatais sem transportar um único passageiro, deverá também sentir os efeitos desta crise sanitária e económica.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 44,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. È aqui em Portugal os desgovernantes querem continuar com a execução do novo aeroporto de Lisboa. Da forma que as coisas estão é melhor estar quieto em todos os sentidos. Agora está tudo praticamente parado.
    O que eles querem é obras p meter a Mão bem fundo ao dinheiro que vem da UE.
    Aeroporto e TGV é para estarem quietos. Mania dos PS têm nas obras como se isso movimenta-se grande coisa a nível nacional. Movimenta é no bolso dos contribuintes.

RESPONDER

A Lilium testou o seu táxi voador de quinta geração — com direito a vídeo e som

Empresa alemã quer tornar-se uma referência do transporte aéreo de nova geração, pelo que se tem esforçado por responder a todos os pedidos e solicitações de melhorias enviadas por possíveis compradores. O modelo eVTOL da empresa …

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …