AEK 2 – 4 Braga | “Guerreiros” saqueiam Atenas e apuram-se

Panagiotis Moschandreou / EPA

O SC de Braga garantiu esta quinta-feira o apuramento para os 16 avos-de-final da Liga Europa. Os minhotos foram à Grécia bater o AEK por 4-2, graças a uma exibição personalizada, num jogo em que foram sempre superiores aos anfitriões.

Com este resultado, o Braga ficou fora do alcance do terceiro classificado, o Zorya Luhansk, que venceu surpreendentemente o Leicester em casa, por 1-0. Assim, os portugueses entram na última jornada com possibilidade de terminar no primeiro lugar do Grupo G.

Grande início de jogo dos bracarenses, que aos nove minutos já ganhavam por 2-0.

Primeiro foi Tormena (6′) a fazer o gosto ao pé, num belo desvio após canto da esquerda. Três minutos volvidos, Wenderson Galeno fugiu pela esquerda e descobriu Ricardo Esgaio ao segundo poste. Ao cruzamento rasteiro, o lateral correspondeu com um golo fácil.

Os gregos não se mostraram intimidados e pegaram no jogo, criando diversos lances de muito perigo. Num deles, o português Nélson Oliveira falhou uma emenda fácil, atirando ao lado. Mas o atacante internacional luso não desperdiçou pouco depois da meia-hora, interceptando um mau passe de Tormena para Matheus, antes de ultrapassar o guardião e reduzir a desvantagem. A espaços parecia que o empate poderia surgir, mas em cima do intervalo, num bom lance colectivo, Galeno serviu e Ricardo Horta fez o merecido 3-1.

O segundo tempo, a superioridade bracarense foi um pouco esbatida pela tentativa de reacção dos gregos. Contudo, os portugueses souberam fechar melhor os caminhos para a sua baliza e deram poucas veleidades. Ao invés, os melhores lances pertenceram aos comandados de Carlos Carvalhal e, já dentro dos últimos dez minutos, Galeno arrancou um extraordinário pontapé de fora da área e marcou um grande golo.

Stavros Vasilantonopoulos fechou a contagem ao cair do pano.

https://twitter.com/SPORTTVPortugal/status/1334562870688825346?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1334562870688825346%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2FBragaAEKEuropa20LeagueLiga20EuropaGoalPointRatingsGalenoHortaEsgaioTormenaNlson20OliveiraStavros20Vasilantonopoulos

Jogadores em foco

Wenderson Galeno 8.5 – Grande exibição do extremo bracarense. O brasileiro fez duas assistências para golo e passou a liderar nos passes para golo. Não satisfeito, fez um golo de grande espectacularidade, terminando ainda com três dribles completos em cinco tentativas e seis acções com bola na área contrária.

Ricardo Horta 7.2 – Outra boa exibição nos “guerreiros”. Além de um golo, mesmo ao cair do pano da primeira parte, o jogador português fez três passes para finalização e somou quatro acções na área contrária.

Resumo

GoalPoint

 

PARTILHAR

RESPONDER

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …