Advogado argentino acusado de corrupção no caso FIFA suicida-se

joxur223 / Flickr

Sede da FIFA em Zurique

O ex-advogado argentino Jorge Alejandro Delhon cometeu suicídio depois de ter sido acusado de receber subornos, no que é o mais recente desenvolvimento de uma investigação de corrupção no seio da FIFA, o maior escândalo de corrupção da história de futebol.

O argentino Jorge Delhon, ex-advogado do programa televisivo governamental Futebol para Todos, suicidou-se na noite de terça-feira passada, horas depois de ter sido acusado de ter recebido subornos, num tribunal de Nova Iorque, durante uma extensa investigação ao escândalo de corrupção na FIFA que rebentou em 2015. 

Delhon suicidou-se esta terça-feira, depois de ter sido colhido por um comboio em Buenos Aires, na Argentina. Segundo a Reuters, o maquinista disse à polícia que o ex-advogado, de 50 anos, correu ao lado da linha e que, embora tenha buzinado e tentado abrandar, não conseguiu evitar o atropelamento.

De acordo com o testemunho do ex-director da empresa de marketing desportivo Torneos y Competencias, Alejandro Burzaco, Delhon recebeu subornos desde o final do ano de 2011 até 2014.

Após ter chegado a um acordo judicial com a acusação, Burzaco testemunhou contra três ex-responsáveis de futebol acusados: o brasileiro José Maria Marin, ex-presidente da CBF, o argentino Juan Angel Napou, ex-vice-presidente da FIFA e eleito presidente da CONMEBOL em 2014, e Manuel Burga, que liderou o futebol no Peru até 2014.

Estes são apenas três dos 42 funcionários e executivos de marketing denunciados por Burzaco, que no seu testemunhoacusou também grupos de comunicação social, entre os quais a brasileira Rede Globo de pagar subornos à FIFA para assegurar direitos de transmissão televisiva.

Os subornos eram comuns nos meios de comunicação social, diz Burzaco, que aponta o dedo também à Fox Sports, da 21st Century Fox, ao grupo argentino Full Play, à mexicana Televisa e à MediaPro, de Espanha.

Segundo o ex-diretor de marketing da Torneos y Competencias, os subornos foram pagos por transferência bancária para contas bancárias na Suíça ou com dinheiro “em sacos ou envelopes”.

A cadeia brasileira de TV negou as irregularidades apontadas e declarou, num nota, que “o Grupo Globo colocar-se-á plenamente à disposição das autoridades americanas. Para a Globo, isto é uma questão de honra. Os nossos princípios editoriais nem permitiriam que tivéssemos outra postura”.

ZAP // Ciberia

PARTILHAR

RESPONDER

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …

Com apenas 4 dólares é possível dormir na última Blockbuster. E ainda participa na festa pijama

Já sente saudades de sair de casa para ir alugar um filme e comprar umas pipocas? A última loja da icónica Blockbuster está agora disponível no Airbnb. A antiga loja da cadeia americana pode ser …

Espanha com quase mais 3.000 novos casos. É o maior aumento desde maio

Espanha registou o maior número de infeções de covid-19 desde o final de maio, com 2.935 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde, ressalvando que o balanço inclui dados de Madrid …

Escolas devem reabrir normalmente. Governo preparado para decisões diferentes

As escolas devem reabrir em situação de normalidade e só uma evolução negativa da pandemia levará a decisões contrárias, de maior ou menor alcance, que o Governo disse esta quinta-feira estar preparado para tomar. Na conferência …