Advogado argentino acusado de corrupção no caso FIFA suicida-se

joxur223 / Flickr

Sede da FIFA em Zurique

O ex-advogado argentino Jorge Alejandro Delhon cometeu suicídio depois de ter sido acusado de receber subornos, no que é o mais recente desenvolvimento de uma investigação de corrupção no seio da FIFA, o maior escândalo de corrupção da história de futebol.

O argentino Jorge Delhon, ex-advogado do programa televisivo governamental Futebol para Todos, suicidou-se na noite de terça-feira passada, horas depois de ter sido acusado de ter recebido subornos, num tribunal de Nova Iorque, durante uma extensa investigação ao escândalo de corrupção na FIFA que rebentou em 2015. 

Delhon suicidou-se esta terça-feira, depois de ter sido colhido por um comboio em Buenos Aires, na Argentina. Segundo a Reuters, o maquinista disse à polícia que o ex-advogado, de 50 anos, correu ao lado da linha e que, embora tenha buzinado e tentado abrandar, não conseguiu evitar o atropelamento.

De acordo com o testemunho do ex-director da empresa de marketing desportivo Torneos y Competencias, Alejandro Burzaco, Delhon recebeu subornos desde o final do ano de 2011 até 2014.

Após ter chegado a um acordo judicial com a acusação, Burzaco testemunhou contra três ex-responsáveis de futebol acusados: o brasileiro José Maria Marin, ex-presidente da CBF, o argentino Juan Angel Napou, ex-vice-presidente da FIFA e eleito presidente da CONMEBOL em 2014, e Manuel Burga, que liderou o futebol no Peru até 2014.

Estes são apenas três dos 42 funcionários e executivos de marketing denunciados por Burzaco, que no seu testemunhoacusou também grupos de comunicação social, entre os quais a brasileira Rede Globo de pagar subornos à FIFA para assegurar direitos de transmissão televisiva.

Os subornos eram comuns nos meios de comunicação social, diz Burzaco, que aponta o dedo também à Fox Sports, da 21st Century Fox, ao grupo argentino Full Play, à mexicana Televisa e à MediaPro, de Espanha.

Segundo o ex-diretor de marketing da Torneos y Competencias, os subornos foram pagos por transferência bancária para contas bancárias na Suíça ou com dinheiro “em sacos ou envelopes”.

A cadeia brasileira de TV negou as irregularidades apontadas e declarou, num nota, que “o Grupo Globo colocar-se-á plenamente à disposição das autoridades americanas. Para a Globo, isto é uma questão de honra. Os nossos princípios editoriais nem permitiriam que tivéssemos outra postura”.

ZAP ZAP // Ciberia

PARTILHAR

RESPONDER

Costa anuncia 252 milhões de euros de investimento na investigação e economia do mar

O primeiro-ministro anunciou hoje que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ter uma verba de 252 milhões de euros autonomizada para financiar investimentos na investigação, na economia do mar e na segurança pesqueira. Além …

Setor da restauração diz que os apoios e horários estabelecidos aumentam a “escravização"

Segundo um documento da PRO.VAR, dois em cada três (66,4%), dos estabelecimentos localizados em centros comerciais, ponderam apresentar pedidos de insolvência. O trabalho tem por base um inquérito a empresas do sector realizado entre os dias …

Ucrânia diz que Rússia não responde a pedido de conversações, mas conta com o apoio da NATO

O Presidente ucraniano, Volodimir Zelenskii, disse que ainda não conseguiu falar com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, para discutir a escalada do conflito no Leste da Ucrânia. A Rússia e a Ucrânia acusam-se mutuamente de …

"O trabalho liberta." Polícia comunica pichagem nazi no Porto ao Ministério Público

A Polícia Municipal vai comunicar ao Ministério Público (MP) uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, com a frase nazi "o trabalho liberta". Uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, …

Um morto e um ferido em tiroteio junto a hospital em Paris. Atirador encontra-se em fuga

Um tiroteio numa rua no bairro 16 da capital francesa causou a morte de um segurança do hospital Henry Dunant e ferimentos muito graves numa utente. Os disparos deram-se em frente ao hospital Henry Dunant, …

Bloco de Esquerda quer plano nacional de férias de Verão financiado pelo Governo

O Bloco de Esquerda vai entregar um projeto de lei na Assembleia da República para que o Governo defina um programa de férias de Verão. Catarina Martins, coordenadora do partido, frisa que a maior parte …

Índia ultrapassa Brasil e é o segundo país mais afetado pela covid-19

A Índia é o segundo país mais afetado pela pandemia de covid-19, ultrapassando o Brasil, depois de registar um valor máximo de 168 mil novas contaminações nas últimas 24 horas. O país, com 1,3 mil milhões …

Dois anos depois, mulher de Assange pede que Reino Unido pressione EUA para acusações caírem

A mulher de Julian Assange, Stella Moris, disse que a Grã-Bretanha seria mais forte a fazer campanha contra regimes autoritários se pressionasse o Governo Biden a retirar o seu apelo para o extraditar sob acusações …

Operação Marquês. Ministério Público pede alargamento do prazo previsto na lei para recorrer

Depois da decisão instrutória tomada pelo juiz Ivo Rosa, os procuradores Rosário Teixeira e Vítor Pinto já entregaram um requerimento a pedir 120 dias para o recurso. O alargamento do prazo passaria assim a ser …

Duas mortes e 271 infetados em 24 horas. Rt continua a subir em Portugal

O boletim da DGS desta segunda-feira dá conta de mais 271 novos casos. Registaram-se ainda mais duas mortes por covid-19. Segundo a DGS existem 25.784 casos ativos, menos 176 do que na véspera, e há mais …