Advogada britânica apela ao boicote do turismo em Portugal

tzumbiehl / Flickr

Uma advogada britânica iniciou uma petição de apelo ao boicote ao turismo em Portugal que já recolheu mais de 3.000 assinaturas para pressionar as autoridades portuguesas a proteger os cavalos de maus tratos que considera terem atingido “níveis epidémicos”.

“Comecei esta petição por causa do meu desgosto ao ver o estado dos cavalos no Algarve, que visito regularmente. O cenário é tão angustiante que não consigo visitar mais [Portugal], o que é uma grande pena porque antes eu adorava ir a Portugal”, justificou Susan Clark à agência Lusa.

Lançou a petição eletrónica intitulada “Stop the Cruelty to Horses in Portugal [Parem com a Crueldade aos Cavalos em Portugal] para tentar dar visibilidade ao problema e apelar ao boicote de outras pessoas.

A petição é ilustrada com a fotografia de um cavalo com um aspeto malnutrido abandonado na berma de uma estrada, situação que a britânica diz ter acontecido recentemente na estrada N125, no Algarve.

Susan Clark / thepetitionsite.com

-

Em poucas semanas angariou mais de 3.000 assinaturas de pessoas não só do Reino Unido mas também da Alemanha, França, Holanda, ou EUA, bem como de Portugal, o que espera que angariar mais apoio.

O boicote das milhares de pessoas que assinaram a petição pode privar Portugal de um rendimento substancial para o país: o Reino Unido foi o principal mercado emissor de turistas nos primeiros nove meses do ano.

A advogada responsabiliza as autoridades nacionais por não fazer respeitar as normas europeias de proteção aos animais, mesmo se compreende que o país atravessa uma crise financeira.

“Se as pessoas não têm dinheiro para manter os seus cavalos, então deveria ser criada uma organização social (ou programa de abate) devidamente financiada. E a polícia ou autoridades precisam de ser capazes de apreender os animais se estes não são bem tratados”, sugeriu.

Susan Clark diz ter trocado correspondência por email com o deputado eleito pelo Algarve Cristóvão Norte, que lhe disse estar a tentar que a legislação de defesa de animais domésticos seja também aplicada aos cavalos, mas receia que o processo demore.

“Isto precisa de acontecer mais cedo porque o sofrimento é horrendo. Os cavalos são muito mais sensíveis do que outros animais de quinta e merecem ser tratados de forma adequada”, argumentou.

Em último recurso, afirmou acreditar que “seria melhor abater os animais do que deixá-los morrer de forma, desidratação e excesso de trabalho”.

Contactado pela agência Lusa, o Turismo de Portugal afirmou não ter intervenção nesta matéria, remetendo essa responsabilidade para a Direção de Serviços de Proteção Animal (DSPA), da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária, e para o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana (SEPNA).

Um responsável afirmou ter informação de “dois ou três episódios de cavalos abandonados, mas que não refletem de forma alguma a relação que os portugueses têm com os cavalos e a maneira como os mesmos são tratados em Portugal”.

/Lusa

29 COMENTÁRIOS

    • Ser “Besta” é quando não se lê ou lê-se mas não se percebe um simples texto em Português, mas dizem-se na mesma disparates. O que é que o texto tem que ver com o numero de britânicos que têm cavalos?????

    • Besta ? Achas que é ser besta uma pessoa que expõem um problema que o nosso pais tem que é o de mal tratar os animais?
      Esta foto infelizmente é um postal do nosso pais em relação aos nossos animais.
      São cães presos com cadeados de 1,5 mts durante 365 dias a uma casota (qdo existe), São cavalos presos com cordas de comprimento reduzido que muitos acabam por ficarem presos .
      São N casos de maus tratos caro colega e admira-me que pela foto que tens pareces um gaijo novo tenhas esse tipo de mentalidade.
      Mas enfim…

  1. O problema não é os cavalos abandonados, que certamente serão poucos, mas sim todos os animais, que em Portugal são tratados “abaixo de cão”. Ora, se os cães sáo tratados sem qualquer respeito (esses sim, abandonam-nos e ainda lhes chamam vadios, quando vadios e vadias são os donos que os abandonam), mesmo quando se diz que o cão é o melhor amigo do homem, imaginem como tratamos todos os outros.
    Esta inglesa é uma pessoa que resolve chamar a atenção deste modo. Mas vai continuar a vir, quer é que alteremos a nossa atitude. Porreiro, vamos a isso.

    • Que comentário infeliz … Não se trata de países , mas sim da crueldade aos animais.
      Quer seja aqui ou na China.
      Se o meu vizinho for um ignorante eu não tenho de o ser…

  2. O problema dos equídeos no algarve deve-se 90% aos ciganos. Uma vez que assim é, não há fiscalização nem controle de nada, porque se alguém abre a boca para dizer uma palavra contra os ciganos é automaticamente acusado de ser racista (quando muitas vezes estão apenas a ser realistas). Claro que os senhores ciganos aproveitam isso bem, tem todos os direitos (e mais alguns) e não tem responsabilidades.

  3. Esta senhora não sabe do que fala, os melhores cavalos foram (e são) criados, tratados e ensinados em Portugal. Há maus tratos aos animais, há, assim como às pessoas, de Norte a Sul do país, de Este a Oeste; mas não se pode aceitar que incentive publicamente o boicote ao Turismo – é crime! – afinal deveria pretender-se era tratar bem os cavalos! Não é?
    Sendo assim, minha senhora, apresente a sua declaração de ineteresses: para quem trabalha, quais são as suas ligações ao Turismo ?

  4. A senhora não deixa de ter razão, acredito que as situações destes cavalos tem a ver com a ciganada, gente que gosta de viver no esterco e não há nada a fazer, mas penso que deve haver entidades que podessem resolver estas situações, no entanto como vivo em Portugal tudo de mal pode acontecer.

  5. Infelizmente é verdade que muitos animais domésticos são maltratados cães , gatos, cavalos, eu gostava de saber como é que quem o faz consegue colocar a cabeça na almofada à noite para dormir.
    Talvez essa senhora ao fotografar esse cavalo na EN 125 não saiba que esse animal possa ser de algum cigano que o maltratou e o deixou a morrer na estrada e eles não deviam de ter direito a nenhum tipo de animal ou se fosse de alguém sem condições para tratar do animal chamasse alguma associação para tratar dele como a dos Burrinhos em Lagoa.
    O que me deixa indignada é como e que a Brigada de Trânsito passa todo o dia nessa mesma estrada e não soube ver isso e resolver antes que chegasse a este ponto de uma estrangeira vir de fora e expor essa mesma situação.
    Ou mesmo alguém que passasse nessa mesma estrada visse e chamasse a policia parar resolver essa situação.
    Verdade seja dita que a maioria do nosso turismo é inglês e nos dá trabalho o ano todo muito agradecida por isso.
    O que me deixa revoltada é que só sabem criticar o nosso Algarve o engraçado é que vem cá todos parar na mesma, e ela ou eles só sabem meter defeitos nos portugueses mas não devem ter espelhos em casa para se verem ou não devem ter telhados de vidro nas casa deles porque muitas vezes vem para as nossas estradas conduzir em contra mão e matar portugueses ou deixa los deficientes para isso mais valem que fiquem no país deles porque para cá não vem fazer nada.

    • Curioso…
      Infelizmente uma britânica tens razão…
      Tu e mais alguns é que deveria se importar com a triste vida que a nossa população das aos nossos animais.
      Também deves ser daqueles que vês um gato a atravessar a rua tentas acerta-lhe qdo conduzes, ou serás daqueles que tiveste um cão por vaidade porque estava IN e quando chegou o verão abandonaste o pobre bicho numa autoestrada?
      Nota-se mesmo o tipo de pessoas que és …
      “Uma britânica preocupada com os cavalos em Portugal” – QUE FRASE TRISTE A TUA…

      • Triste és tu para fazes essas considerações sobre alguém, baseando-te apenas num comentário!!
        Tão preocupado com os animais, e, nem tens respeito pelas pessoas…
        Enfim… realmente, isso diz muito sobre ti!..

        • Continuas a ser um triste…
          E pelos vistos vais continuar a sê-lo.
          “Tão preocupado com os animais” – Mais uma…

          Tenho o maior respeito pelo ser vivo que é uma coisa que tu não deves ter…
          Uma coisa tu tens razão isto diz muito sobre mim…

  6. A questão aqui não são os cavalos. Não são os ciganos. Não é a população do Algarve.
    É a legislação.
    O governo não legisla com equidade, mas sob pressão da alta finança e outros interesses que não interessa aqui falar.
    As pessoas que se encontram na gestão dos vários Institutos que aqui foram questionados pela cidadão inglesa, responderam como é habitual , sem pensarem nas consequencias da sua resposta, porque sabem que a populaça acaba por desistir, porquê ? por pensarem que aquela água não cai no seu capote , então… ela que se canse de ” bater ás portas “, pois NUNCA é com niguem e “a culpa morre solteira”. Esta é a imagem e o país que temos. A populaça é de tal maneira desprezada que desiste de tanta porta que bate sem respostas coerentes .

  7. o problema não é apenas o facto de serem abandonados. Arrisco-me a afirmar que 90% desses cavalos, burros, mulas e outros animais de carga são abandonados pelas familias de Ciganos que “vivem” no Algarve, e fazem trafego de animais semelhantes. Não é dificil cruzarmo-nos na EN125 com carros de besta/carroças puxadas por 1 mula e com uma duzia de cavalos em atrelado. A compra e venda (e não só) de animais deste gênero por parte dessas pessoas é um facto e a qual ponho muito em causa a sua legalidade.
    Enquanto estas actividades económicas não terminarem, esta problemática não acabará.
    Mais fiscalidade, mais acção policial, mais ASAE, é o que precia de ser implementado.

  8. Chamar a atenção para maus tratos de animais, abandonos, etc acho bem. Mas o que isso tem a ver com o Turismo??? Britânica parva. Além disso, porque não faz uma petição para a forma como os cães são tratados na Inglaterra??? Vi uma longa reportagem sobre os concursos de cães em Inglaterra e os que fazem a alguns animais é horrendo, a reportagem focou-se numa determinada raça que acaba por ficar deformada só para ter os parâmetros ideais nos concursos. E também focou-se num clube de cães de raça muito poderoso que silencia o caso. Boicotar o turismo de um país porque alguns animais são maltratados/abandonados? Isso é estupidez. Que há animais maltratados/abandonados há mas como em tudo na vida, não se pode generalizar, quem generaliza é estúpido.

    • Foi a maneira que ela encontrou para chamar atenção desta triste figura, tão simples quanto isso. Foi o meio que ela teve ao seu dispor para atingir objetivos , não a condeno .
      Se esta noticia fosse : britânica boicota turismo na Turquia . Os Portugueses que estão aqui tão indignados já comentavam que atitude da senhora estava correta e que toda a gente deveria fazer o mesmo.
      A crueldade é intolerável em qualquer parte do mundo, e muito mais em países da desenvolvidos.
      Esta foto parece que foi tirada num deserto do Iraque….

      • Caríssimo, nada tem a ver com o Turismo, tem a ver com mau trato/abandono de animais. Chamar a atenção claro, como eu disse, acho bem. Então agora imagine toda a gente faz o mesmo, então todos a pedir para boicotar turismo em países, em todos os que já estive já vi cenas lamentáveis (Brasil, Itália) mas não me viu a pedir para boicotar o turismo deles. Há que separar as coisas, coisa que o sr não sabe fazer, tal como a britânica deste caso. Se a notícia mencionasse Turquia em vez de Portugal o meu comentário seria igual, estupidez esse pensamento.

      • Se fosse Turquia o meu comentário seria exatamente o mesmo. Estupidez boicotar o turismo de um país porque alguns animais (não é geral) são maltratados. Pelo seu pensamento, não haveria turismo no mundo então, todos no mundo a boicotar os países todos por cenas lamentáveis que viram.

        • Caro colega
          Volto a referir foi uma maneira de chamar atenção para atingir os seus fins .
          Como sabe em muitos casos so se consegue atingir objetivos com atitudes chocantes e dramáticas na comunicação social, que de outro modo nunca se conseguia atingir.
          Infelizmente são com esses pensamentos estúpidos e ações deste género que fazem como que nos estejamos aqui a teclar…
          Será tão estupido assim….?

          • Sim, é estúpido porque não vi essa sra a boicotar o turismo do seu próprio país pelo que fazem aos cães lá, tal como já contei no meu 1º comentário. Se ela tivesse boicotado Turquia em vez de Portugal continuaríamos a teclar…

  9. Gentinha ignorante e sem valores, já tou farto de ver…Meu Deus… Devem ter uma pedra em vez de um coração…
    No Algarve é vê-los ao abandono nas estradas, sim senhores!!!! E vão lá dizer alguma coisa aos ciganos se têm coragem…Pois grande parte dos animais acredito serem deles.
    Se eu tivesse um sítio onde os pudesse abrigar, não hesitaria nem um segundo em levá-los comigo para casa!!!!
    Apoio a sra britânica, ao menos é mais uma voz de defesa dos animais!
    Quanto mais conheço as pessoas, mais gosto dos animais!

    • Se tem conhecimento desses casos, denunciou-os? É que fala nos outros mas não li nenhuma notícia consigo a denunciar esses casos. Como diz o outro, fala fala fala mas não diz nada.

  10. Na legislacao portugesa devia existir uma lei severa para a protacao dos animais
    sejam eles domesticos ou selvagens ,mas o governo nao faz nada!
    Os seres humanos deveriam seguir o comportamento dos animais que a natureza nos
    deu, talvez tivessemos um mundo melhor.
    O abandono dos animais,o mau tratamento,devia ser considerado um crime grave.
    Eu nao entendo porque as pessoas em Portugal ,maioria considerada catolica praticante,se escassem que os anjmais sao seres que meressem todo o nosso
    respeito.
    A Senhora britanica,fez muito bem ,a sempre mais do que estar a ver e nao
    fazer nada.
    Muita gente se seguisse o comportamento dos animais entao sim que seriao humanos.

  11. Sim há imagens feias que não deviam hesistir, mas o mundo não é perfeito nem aqui nem em país nenhum,mas não me parece que a atitude de boicote ao turismo seja de boa fé, eu faria de outra maneira.

RESPONDER

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

Passos não metia "uma rolha na boca" a quem o criticava

"É esta a Democracia praticada por quem está este domingo no Governo, uma Democracia limitada e mais pobre", salientou o ex-primeiro-ministro. O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou este domingo que quando estava no Governo …

-

SpaceX aborta lançamento de foguete Falcon 9 no último instante

A empresa aeroespacial norte-american SpaceX suspendeu este domingo, no último minuto, o lançamento de um foguete na estação espacial Kennedy, da agência espacial norte-americana NASA, devido a "um problema no sensor". O lançamento do foguete Falcon …

O alpinista suíço Ueli Steck

Alpinista suíço Ueli Steck morre em acidente no Evereste

O alpinista suíço Ueli Steck, de 40 anos, morreu hoje num acidente de alpinismo perto do Monte Evereste, no Nepal, informaram os organizadores da expedição. O alpinista Ueli Steck morreu no campo 1 do Monte Nuptse. …

O presidente dos EUA, Donald Trump

Trump vai tomar “grande decisão” sobre Acordo de Paris nas próximas duas semanas

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou este sábado, ao cumprir 100 dias na Casa Branca, que vai tomar “uma grande decisão” sobre o Acordo de Paris relativo às alterações climáticas “nas próximas duas …

goalpoint-braga-sporting-liga-nos-201617-1068x522

Braga vs Sporting | Bas Dost arrasa em jogo de loucos

O Sporting levou a melhor sobre o Sp. Braga, ao vencer por 3-2 na Pedreira, num jogo com uma segunda parte de loucos e quatro golos, num total de cinco. Os “leões” dominaram na posse …

-

"Logan" vai ter uma versão a preto e branco

James Mangold, o realizador de Logan, anunciou esta sexta-feira que o filme vai ter uma versão especial a preto e branco. Recorrendo à rede social Twitter para dar a novidade, Mangold indicou o dia 16 de …

Mergulhadores das forças especiais Navy Seals nadam de regresso ao submarino USS Michigan após uma operação

Coreia promete destruir em "pedaços de metal fundido" o submarino nuclear americano

O submarino USS Michigan da Marinha dos EUA, que chegou este sábado ao porto sul-coreano de Busan, pode ter um “final triste”, se Washington tiver alguma "atitude provocatória". Num artigo para o portal norte-coreano Uriminzokkiri, "Compatriotas …

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Regras do Fundo de Resgate não permitem redução do juro proposta por PS/BE

Uma redução da taxa de juro dos empréstimos europeus concedidos no programa de resgate, conforme propõem PS e Bloco de Esquerda, não é permitida pelas regras do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), segundo fonte …

A ativista argentina Taty Almeida, militante da organização Madres de Plaza de Mayo

"Quem lhe falta?": Mães da Praça de Maio completam 40 anos de luta pela memória e pela vida

No dia 30 de abril de 1977, em plena ditadura militar na Argentina, 14 mulheres reuniram-se na Praça de Maio, em frente à sede do governo em Buenos Aires, para protestar pelos seus filhos desaparecidos, …

-

Afinal, os teóricos da conspiração podem ser apenas solitários

Se tivesse que descrever um teórico da conspiração, provavelmente pensaria numa pessoa maluca, que “não bate bem da cabeça”, certo? Errado. Segundo um estudo recentemente publicado no Journal of Experimental Social Psychology, os teóricos da …