ADSE não abdica dos 38 milhões de euros exigidos aos privados

O presidente do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE, João Proença, adiantou que as negociações com os privados vão começar em breve, mas garante que a entidade não abdica dos 38 milhões de euros pedidos aos grupos privados.

“Com os prestadores de saúde seja uma relação correta, mas uma relação de facto que nos respeite pela lei e pelas convenções e também uma relação que leve a preços justos garantidos, e não uma prática de cada um poder praticar os preços que entende”, afirmou o presidente do conselho geral da ADSE em declarações aos jornalistas.

Questionado sobre se a ADSE está disposta a abdicar dos 38 milhões de euros exigidos aos privados, João Proença foi perentório: “Não, respeito pela lei e pelas convenções. Reitero: respeito pela lei e pelas convenções”.

Em declarações ao Correio da Manhã, Eugénio Rosa, que integra a direção da ADSE, frisou também que a entidade não está disposta a abdicar do valor exigido aos hospitais privados.

Está fora de questão abdicar da exigência de 38 milhões que os privados devem à ADSE por excesso de faturação. Está nas regras, não podemos abdicar”, revelou Eugénio Rosa, adiantando que, na sua opinião, “o Governo não deve mediar diferendo” com os privados.

“A partir do fim do mês”, tal como apontou Eugénio Rosa, o subsistema de saúde dos trabalhadores da Função Pública, vai começar a reunir com os prestadores privados de saúde para resolver o braço de ferro com os hospitais privados e aprovar novas tabelas.

Março deverá ser o mês em que ADSE e privados vão discutir tabelas de preços, depois de 4 grupos de saúde terem anunciado a intenção de romper o acordo. No total, serão já 69 as unidades de saúde que ameaçam sair, entre as quais o grupo CUF e a Luz Saúde.

Face ao braço de ferro, o Grupo José de Mello Saúde vai avançar com preços especiais para a ADSE, de forma a evitar que os beneficiários abandonem os hospitais da CUF.

Esta terça-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido, reuniu-se com o Conselho Geral e de Supervisão da ADSE e ouviu as preocupações. No final, Marta Temido afirmou ter “boas expectativa de que em resultado da negociação este processo [de suspensão das convenções] não seja necessário”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Falcao colocado na órbita do FC Porto

O avançado do Mónaco está a ser apontado pela imprensa francesa como possível reforço do FC Porto. De acordo com o portal Le10Sport, os dragões estão no mercado a tentar garantir a contratação de Radamel Falcao, internacional …

TAP deu prémios em ano de prejuízos quando era totalmente pública

O presidente executivo da TAP disse que os prémios atribuídos relacionam-se com a melhoria de indicadores e que não é a primeira vez que a companhia paga prémios em ano de prejuízos, incluindo quando era …

MP pede à Hungria extensão do Mandado de Detenção Europeu de Rui Pinto

O Ministério Público (MP) pediu à Hungria o alargamento do Mandado de Detenção Europeu (MDE) de Rui Pinto para assim poder acusar o colaborador do Football Leaks por novos factos apurados na investigação relacionada com …

Alcochete. Bruno de Carvalho está na lista internacional de terroristas

Juntamente com os outros 43 arguidos do processo do ataque à Academia de Alcochete, Bruno de Carvalho, antigo presidente do Sporting CP, está na lista internacional de terroristas. A advogada de Fernando Mendes, antigo líder da …

O primeiro golfinho boto-branco ibérico visitou praias de Matosinhos e Porto. Chama-se Gaspar

O primeiro golfinho boto-branco registado na Península Ibérica tem visitado as praias do Porto e de Matosinhos e, além de ser bastante "sociável", os pescadores acreditam tratar-se de uma fêmea por já o terem avistado …

Centro nos EUA com condições "cruéis e ilegais" mantém quase 2 mil crianças detidas

A Amnistia Internacional (AI) denunciou nesta quinta-feira as condições "cruéis e ilegais" em que vivem quase duas mil crianças migrantes, a maior parte desacompanhada, num centro de detenção em Homestead, na Florida, Estados Unidos (EUA), …

Governo vai agravar penalização por uso do telemóvel ao volante

O Governo anunciou esta quinta-feira que está a fazer “alterações cirúrgicas” ao Código da Estrada que passam por agravar a penalização ao uso do telemóvel durante a condução e reduzir o período de notificação das …

Encontrado no Alentejo anfiteatro romano da antiga Lusitânia

O quinto anfiteatro romano conhecido na província da Lusitânia foi identificado por arqueólogos na cidade romana de Ammaia, no concelho de Marvão, no Alto Alentejo. Num comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara de Marvão, distrito …

Depois da glória o calvário. Jesus assobiado após eliminação do Flamengo da Copa do Brasil

O Flamengo do português Jorge Jesus foi eliminado nos quartos de final da Copa do Brasil de futebol, ao perder frente ao Athletico Paranaense, por 3-1, nas grandes penalidades, após um empate a 1-1 no …

Cerca de 20 milhões de crianças não tomaram vacinas que lhes podem salvar a vida

No último ano, quase 20 milhões de crianças não tomaram vacinas que potencialmente lhes poderiam salvar a vida, deixando-as imunes a doenças como sarampo. Os dados são revelados pelas Nações Unidas, que alertam para “a preocupante …