ADSE não abdica dos 38 milhões de euros exigidos aos privados

O presidente do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE, João Proença, adiantou que as negociações com os privados vão começar em breve, mas garante que a entidade não abdica dos 38 milhões de euros pedidos aos grupos privados.

“Com os prestadores de saúde seja uma relação correta, mas uma relação de facto que nos respeite pela lei e pelas convenções e também uma relação que leve a preços justos garantidos, e não uma prática de cada um poder praticar os preços que entende”, afirmou o presidente do conselho geral da ADSE em declarações aos jornalistas.

Questionado sobre se a ADSE está disposta a abdicar dos 38 milhões de euros exigidos aos privados, João Proença foi perentório: “Não, respeito pela lei e pelas convenções. Reitero: respeito pela lei e pelas convenções”.

Em declarações ao Correio da Manhã, Eugénio Rosa, que integra a direção da ADSE, frisou também que a entidade não está disposta a abdicar do valor exigido aos hospitais privados.

Está fora de questão abdicar da exigência de 38 milhões que os privados devem à ADSE por excesso de faturação. Está nas regras, não podemos abdicar”, revelou Eugénio Rosa, adiantando que, na sua opinião, “o Governo não deve mediar diferendo” com os privados.

“A partir do fim do mês”, tal como apontou Eugénio Rosa, o subsistema de saúde dos trabalhadores da Função Pública, vai começar a reunir com os prestadores privados de saúde para resolver o braço de ferro com os hospitais privados e aprovar novas tabelas.

Março deverá ser o mês em que ADSE e privados vão discutir tabelas de preços, depois de 4 grupos de saúde terem anunciado a intenção de romper o acordo. No total, serão já 69 as unidades de saúde que ameaçam sair, entre as quais o grupo CUF e a Luz Saúde.

Face ao braço de ferro, o Grupo José de Mello Saúde vai avançar com preços especiais para a ADSE, de forma a evitar que os beneficiários abandonem os hospitais da CUF.

Esta terça-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido, reuniu-se com o Conselho Geral e de Supervisão da ADSE e ouviu as preocupações. No final, Marta Temido afirmou ter “boas expectativa de que em resultado da negociação este processo [de suspensão das convenções] não seja necessário”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Augusto Inácio abandona comando técnico do Desportivo das Aves

O treinador Augusto Inácio deixou hoje o comando técnico do Desportivo das Aves, informou em comunicado o 18.º e último classificado da I Liga de futebol. "Augusto Inácio já não é treinador do Clube Desportivo das …

"A Google sabe sempre onde são os primeiros surtos de gripe"

Hoje em dia, "há uma tendência para disponibilizar tudo na Internet", o que pode ser perigoso e ter consequências para toda a vida. O alerta é da presidente da Comissão Nacional de Protecção de Dados …

Queda de avião ligeiro causa três mortos no Brasil

Um avião ligeiro caiu hoje na cidade brasileira de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, deixando três mortos e três pessoas feridas, segundo informações do corpo de bombeiros divulgadas pela imprensa local. O acidente aconteceu em …

Austrália pressionada a restituir 5000 milhões de dólares a Timor-Leste

A Austrália deve devolver cinco mil milhões de dólares (4470 mil milhões de euros) a Timor-Leste, defenderam entidades que foram depor num inquérito no Parlamento australiano, responsável por examinar a conduta do país durante as …

Joacine deverá ter tolerância devido a gaguez

Uma fonte parlamentar disse ao Expresso que Joacina Katar Moreira, deputada eleita pelo Livre, deverá ter "flexibilidade" pela mesa da Assembleia da República durante o seu discurso. A entrada de novos partidos para no Parlamento traz …

"Gostaram da geringonça." Manuel Alegre diz que eleitores de esquerda estão "desiludidos"

Em entrevista à Rádio Renascença, Manuel Alegre disse que quem votou à esquerda pode sentir-se desiludido por não haver uma nova geringonça. Manuel Alegre considera que, para existir um novo acordo entre os partidos de esquerda, …

Em Portugal, há 153 idosos para cada 100 jovens

O retrato estatístico da Pordata revela que há em Portugal 153 idosos por cada 100 jovens, o que equivale ao terceiro maior rácio da União Europeia. São 10,2 milhões, mais velhos que novos, num país em …

Estamos a viver um "apartheid climático" (e quem tem menos dinheiro vai sofrer ainda mais)

O mundo está a viver um "apartheid climático" e no futuro, serão os mais pobres os que mais vão sofrer as consequências das alterações climáticas. O alerta é do cientista Alexandre Quintanilha. "Estamos a viver um …

Catalunha. Manifestações provocam 199 detidos e 289 polícias feridos numa semana

Quase 200 pessoas foram detidas e 289 agentes da polícia ficaram feridos desde a passada segunda-feira nos protestos na Catalunha contra a sentença que condenou 12 dirigentes políticos catalães, segundo fontes policiais. Desde a passada segunda-feira, …

Quase metade do rendimento das famílias na Grande Lisboa é para pagar renda

A prestação derivada da compra de uma casa na Área Metropolitana de Lisboa (AML) representa uma taxa de esforço de 28% para as famílias. Contudo, arrendar é ainda mais dispendioso, com as rendas a representarem …