ADSE só vai pagar 24 consultas por ano

O novo regime da ADSE, que entra em vigor em setembro, vai ter um limite de 24 consultas anuais se os beneficiários quiserem recorrer a médicos particulares sem convenção com o sistema. 

A notícia, avançada pelo jornal Público esta sexta-feira, revela que o novo teto de consultas da ADSE – assistência na doença dos funcionários e aposentados públicos – só poderá ser ultrapassado se houver justificação médica.

Esta nova restrição é uma das novidades da nova tabela de preços do regime livre e foi apresentada esta quinta-feira aos representantes dos beneficiários, sindicatos e aposentados durante a reunião do Conselho Geral e de Supervisão que contou com a participação da nova presidente da ADSE, Sofia Portela.

Trata-se de uma medida destinada a controlar as despesas da ADSE com o regime livre e a evitar abusos. Eugénio Rosa, vogal da ADSE indicado pelos beneficiários, lembrou, em declarações ao Público, que foram detetadas situações de abuso, como o caso de beneficiários que tiveram 250 consultas num ano.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Fica-se com a impressão de que a notícia é imprecisa ou está incompleta.
    Refere a mesma «um limite de 24 consultas a médicos sem convenção com o sistema».
    Ora desde já uma pergunta: Por que razão os médicos têm de fazer parte da convenção? Porque fora dela se pagam melhor? Mas se os reembolsos da ADSE obedecerem às tabelas existentes para os convencionados, não vejo motivo para tal medida. Não será o sector convencionado a pressionar… para consolidar a sua influência? Mas 24 consultas por ano a médicos não convencionados, ou mesmo a todos – convencionado e não convencionados -, só em casos muito pontuais poderão fazer sentido, o que quer dizer que não é comum..
    Depois, outra interrogação nos pode surgir: A médicos integrados no sistema convencionado, o utente pode ultrapassar as 24 consultas anuais?
    Por último há que precisar se há/houve relação entre as “250 consultas num ano”, como Eugénio Rosa refere, e os «médicos sem convenção com o sistema», ou com convenção ou com ambas as modalidades.
    É que em qualquer das hipóteses, «250 consultas num ano» correspondem a quase CINCO consultas por semana, durante um ano, e isso cheira a vigarice.
    Cabe aos responsáveis pelo Subsistema de saúde dos funcionários e aposentados do Estado averiguar e agir em conformidade. Mas que não sofram uns por causa de outros.

RESPONDER

A Terra em 4K. Empresa vai transmitir vídeos do Espaço em tempo real

A empresa Momentus assinou um novo contrato que fornecerá transporte e implementação no Espaço para a Sen, uma empresa britânica que está atualmente a construir um serviço de streaming de vídeo 4k e em tempo …

Hertz abre falência nos Estados Unidos, mas sobrevive em Portugal

O presidente executivo da Hertz Portugal afirmou esta quarta-feira que, apesar do inevitável “dano reputacional”, a falência da empresa nos EUA não afeta a sua atividade no país, onde opera de forma “independente” em regime …

Sintomas da doença de Lyme podem ser perigosamente confundidos com covid-19

Alguns dos sintomas característicos da doença de Lyme podem ser confundidos com covid-19. Isto pode trazer sérias consequências devido ao diagnóstico tardio da doença. Quando doenças semelhantes a uma gripe se desenvolvem em pessoas que passam …

Revelada a lotação máxima de várias praias portuguesas

Em contexto de pandemia de covid-19, o número de banhistas que pode entrar numa determinada praia será controlado. Foi revelada a lotação máxima das praias para as regiões do Algarve (Barlavento e Sotavento) e de …

Café na Coreia do Sul contrata um robô-barista para evitar a propagação da covid-19

O café Daejon, na Coreia do Sul, "contratou" um barista-robô para servir bebidas aos seus clientes, tentando evitar assim a propagação da pandemia de covid-19, que já matou mais de 350 mil pessoas em todo …

Incêndios: PSD aponta falta de meios aéreos e avisa que covid-19 não justifica atrasos

O PSD apontou hoje falta de meios aéreos de combate a incêndios no terreno e acusou o Governo de ter ficado "aquém" nas reformas e mudanças na floresta, avisando que a pandemia de covid-19 não …

Lançamento da SpaceX adiado devido ao mau tempo

O lançamento da SpaceX, que estava previsto para hoje, foi adiado devido às condições meteorológicas. Haverá uma nova tentativa no sábado, às 20h22 de Lisboa. O esperado era que a SpaceX lançasse esta quarta-feira dois astronautas …

"Não consigo respirar". Protestos nos EUA pela morte de homem negro às mãos da polícia

Milhares de pessoas protestaram, esta terça-feira à noite, em Minneapolis, cidade no estado norte-americano do Minnesota, contra a morte de George Floyd, um homem negro que acabou por falecer depois de um episódio com a …

Um em cada três americanos não acredita que o azeite vem das azeitonas

Um terço dos norte-americanos entrevistados numa sondagem disse não acreditar ou não ter certeza de que o azeite vem das azeitonas. O produto alimentar é usado por menos de metade das famílias do país. Uma sondagem …

A pandemia separou casais de namorados. Dinamarca abre fronteiras a quem prove estar numa relação

Esta segunda-feira, a Dinamarca diminuiu o controlo na fronteira com outros países nórdicos e com a Alemanha para que casais transfronteiriços, separados pela pandemia, se reencontrem. A partir desta segunda-feira, os casais separados pela pandemia podem …