ADSE só vai pagar 24 consultas por ano

O novo regime da ADSE, que entra em vigor em setembro, vai ter um limite de 24 consultas anuais se os beneficiários quiserem recorrer a médicos particulares sem convenção com o sistema. 

A notícia, avançada pelo jornal Público esta sexta-feira, revela que o novo teto de consultas da ADSE – assistência na doença dos funcionários e aposentados públicos – só poderá ser ultrapassado se houver justificação médica.

Esta nova restrição é uma das novidades da nova tabela de preços do regime livre e foi apresentada esta quinta-feira aos representantes dos beneficiários, sindicatos e aposentados durante a reunião do Conselho Geral e de Supervisão que contou com a participação da nova presidente da ADSE, Sofia Portela.

Trata-se de uma medida destinada a controlar as despesas da ADSE com o regime livre e a evitar abusos. Eugénio Rosa, vogal da ADSE indicado pelos beneficiários, lembrou, em declarações ao Público, que foram detetadas situações de abuso, como o caso de beneficiários que tiveram 250 consultas num ano.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Fica-se com a impressão de que a notícia é imprecisa ou está incompleta.
    Refere a mesma «um limite de 24 consultas a médicos sem convenção com o sistema».
    Ora desde já uma pergunta: Por que razão os médicos têm de fazer parte da convenção? Porque fora dela se pagam melhor? Mas se os reembolsos da ADSE obedecerem às tabelas existentes para os convencionados, não vejo motivo para tal medida. Não será o sector convencionado a pressionar… para consolidar a sua influência? Mas 24 consultas por ano a médicos não convencionados, ou mesmo a todos – convencionado e não convencionados -, só em casos muito pontuais poderão fazer sentido, o que quer dizer que não é comum..
    Depois, outra interrogação nos pode surgir: A médicos integrados no sistema convencionado, o utente pode ultrapassar as 24 consultas anuais?
    Por último há que precisar se há/houve relação entre as “250 consultas num ano”, como Eugénio Rosa refere, e os «médicos sem convenção com o sistema», ou com convenção ou com ambas as modalidades.
    É que em qualquer das hipóteses, «250 consultas num ano» correspondem a quase CINCO consultas por semana, durante um ano, e isso cheira a vigarice.
    Cabe aos responsáveis pelo Subsistema de saúde dos funcionários e aposentados do Estado averiguar e agir em conformidade. Mas que não sofram uns por causa de outros.

RESPONDER

Cientistas implantaram chip no cérebro de um paciente para ajudá-lo a superar o vício em opióides

West Virginia é o Estado norte-americano com a maior taxa de mortes relacionadas com opióides. Agora, é também o primeiro a usar estimulação cerebral profunda para combater este vício. A Universidade de West Virginia, nos Estados …

Contra “radicalismos, xenofobias e intolerâncias”. Marcelo vai ser distinguido pela mais antiga universidade da Europa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, termina esta quarta-feira em Bolonha a sua visita de Estado a Itália, com um dia dedicado à educação, em que será distinguido pela mais antiga universidade da …

Trump recebe Erdogan na Casa Branca para primeiro encontro após ofensiva na Síria

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebe esta quarta-feira na Casa Branca o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, naquele que é o primeiro encontro após a ofensiva turca lançada a 9 de outubro …

O mistério daquilo que torna uma piada engraçada (mas só para algumas pessoas)

https://vimeo.com/372607767 Aquilo que torna uma piada engraçada poderá depender do contexto social e temporal. Cientistas ainda tentam perceber até que ponto o nosso cérebro pode ter influência neste processo. Acha engraçada esta piada da Suméria de 1900 …

Elon Musk explica como construir uma cidade sustentável em Marte

O CEO da Space X, o multimilionário Elon Musk, revelou na rede social Twitter detalhes sobre os planos da empresa para estabelecer um assentamento em Marte que seja sustentável para os seres humanos. No entender de …

Físicos já conseguem espreitar o gato de Schrödinger sem o matar

Pode haver uma forma de espreitar o gato de Schrödinger - a famosa experiência mental baseada em felinos que descreve o comportamento misterioso das partículas subatómicas - sem matar permanentemente o animal hipotético. O gato de …

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …