//

A adolescente que Merkel fez chorar conseguiu visto de residência

A adolescente refugiada palestina que comoveu o mundo ao chorar durante uma conversa com a chanceler federal Angela Merkel poderá permanecer na Alemanha, afirmaram autoridades alemãs nesta quinta-feira (24/12).

De acordo com autoridades alemãs citadas pelo jornal Bild, a adolescente Reem Sahwill, de 14 anos, e a família receberam visto de residência válido até outubro de 2017.

A família deverá poder levantar a autorização nos próximos dias.

As autoridades de imigração da cidade de Rostock adiantaram Reem, os seus pais e o irmão estão autorizados a permanecer no país devido à sua integração bem-sucedida na sociedade. O pai da adolescente presta auxílio a outros refugiados.

Reem, fluente em cinco línguas e excelente estudante, explicou a Angela Merkel, durante um debate televisivo, que a sua família – que chegou a Rostock vinda de um campo de refugiados libanês, há quatro anos – estava ameaçada de deportação.

A menina contou a Merkel que desejava ficar na Alemanha e estudar, mas que o seu futuro era incerto. “Eu quero estudar, esse é o meu desejo“, disse.

Nesse instante, Merkel respondeu que a Alemanha não poderia acolher todos, e levou a estudante às lágrimas. A chanceler alemã aproximou-se então de Reem e tentou consolá-la .

Nas redes sociais, muitos classificaram na altura a reacção de Merkel como “fria”.

Após a repercussão do caso na imprensa, a menina e sua família acabaram por receber então uma autorização provisória de residência, que era válida até ao próximo mês de março.

ZAP / DW

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.