Alegado médico, que realizou a cirurgia sem autorização dos pais do jovem de 15 anos, está desaparecido.
A polícia indiana está a investigar o caso de um adolescente de 15 anos que morreu durante uma controversa cirurgia.
Segundo a família da vítima, o paciente foi operado por um médico que alegadamente assistia a um tutorial no YouTube com instruções sobre como realizar a operação… durante a cirurgia.
Feita a partir de um tutorial da Internet, a cirurgia teve lugar no distrito de Saran, em Bihar, no passado dia 6 de setembro. Como o possível “falso médico” fugiu do local, ainda não se conhecem detalhes sobre o que aconteceu, para além da versão apresentada pelos familiares.
De acordo com o jornal indiano Hindustan Times, o corpo do rapaz foi enviado para autópsia para se poder entender o que realmente aconteceu durante o procedimento.
Cirurgia com tutorial na Internet?
O adolescente deu entrada no hospital indiano com náuseas e vómitos intensos. Sem autorização da família, o alegado médico terá iniciado a cirurgia, com o objetivo de remover uma pedra na vesícula biliar (cálculo biliar). O procedimento decorria enquanto o médico assistia a um tutorial.
Quando o paciente começou a apresentar sinais de alerta, o alegado médico chamou uma ambulância. A ideia era transferir o jovem para outro hospital, com mais recursos, mas este faleceu durante o percurso. Em seguida, o suposto profissional terá abandonado as instalações médicas e, até ao momento, encontra-se desaparecido.
A confirmar-se a história, este não será o primeiro caso de um médico impostor na Índia. Em março deste ano, a polícia prendeu um homem que atuava em Mumbai, alegando ser formado em Medicina.
ZAP // CanalTech
Será que migrou para portugal? e anda a exercer por aí em algum hospital?