/

A nova prodígio do ténis estudou para os exames e foi a Wimbledon eliminar o seu ídolo

Nic Bothma / Lusa

A tenista norte-americana Cori Gauff, de apenas 15 anos, eliminou esta segunda-feira a compatriota Venus Williams, de 39 anos, na primeira ronda de Wimbledon, naquela que foi a sua estreia em encontros do Grand Slam.

Depois de se ter tornado a mais jovem tenista a ultrapassar a fase de qualificação do torneio londrino na era Open – desde 1968 -, Gauff afastou Venus, que disse ser um dos seus grandes ídolos, por 6-4 e 6-4, numa hora e 19 minutos.

‘Coco’ tornou-se mesmo a mais jovem jogadora a vencer um encontro em ‘majors’ desde 1996, quando a russa Anna Kournikova triunfou no Open dos Estados Unidos.

“Não diria que não esperava vencer a partida”, disse Gauff, citada pelo The Guardian. “Sabia que ia jogar da forma que costumo jogar (…) Não fiquei surpresa por ter vencido. Quer dizer, estava apenas arrebatada no final. Nunca joguei num court tão grande, o público estava uma loucura. Fiquei surpresa pelas pessoas estarem a aplaudir-me”.

Apesar de ter vencido um dos seus ídolos aos 15 anos, Gauff diz não estar ainda completamente confiante de que será a melhor tenista. “Eu já o disse antes: quero ser a melhor. O meu pai disse-me que podia sê-lo quando eu tinha oito anos. Obviamente, nunca acreditamos. Ainda não estou 100% confiante. Mas é preciso dizer coisas. Nunca se sabe o que vai acontecer”, disse, citada pelo mesmo jornal.

Quanto à sua adversária, Coco disse que foi a primeira vez que se encontraram, revelando que é muitas vezes comparada a Venus por ambas serem altas e jogarem de forma semelhante. Contudo, segundo explicou, citada pelo diário britânico The Times, quando entra no court sente-se na sua própria pele.

No fim da partida, Venus considerou que a sua adversária “fez tudo bem” durante a partida. “O céu é o limite“, disse, deixando em aberto um futuro risonho para a jovem.

313.ª da hierarquia mundial, Cori Gauff fez os exames da escola à distância para participar no qualifying e já assegurou a presença na segunda ronda, na qual vai defrontar a eslovaca Magdalena Rybarikova. Venus está 257 posições acima de Coco.

Venus Williams, que já tinha vencido dois dos seus cinco títulos na relva londrina quando Gauff nasceu, caiu apenas pela terceira vez na primeira ronda em 18 presenças em Wimbledon, onde chegou a nove finais.

Tal como observa a norte-americana CNN, Coco era, ainda de vencer Venus, vista como um “novo prodígio” no ténis. Gauff, recorde-se, foi a mais jovem atleta a qualificar-se para Wimbledon, sendo já sido apontada como a próxima Serena Williams.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.