A nova prodígio do ténis estudou para os exames e foi a Wimbledon eliminar o seu ídolo

Nic Bothma / Lusa

A tenista norte-americana Cori Gauff, de apenas 15 anos, eliminou esta segunda-feira a compatriota Venus Williams, de 39 anos, na primeira ronda de Wimbledon, naquela que foi a sua estreia em encontros do Grand Slam.

Depois de se ter tornado a mais jovem tenista a ultrapassar a fase de qualificação do torneio londrino na era Open – desde 1968 -, Gauff afastou Venus, que disse ser um dos seus grandes ídolos, por 6-4 e 6-4, numa hora e 19 minutos.

‘Coco’ tornou-se mesmo a mais jovem jogadora a vencer um encontro em ‘majors’ desde 1996, quando a russa Anna Kournikova triunfou no Open dos Estados Unidos.

“Não diria que não esperava vencer a partida”, disse Gauff, citada pelo The Guardian. “Sabia que ia jogar da forma que costumo jogar (…) Não fiquei surpresa por ter vencido. Quer dizer, estava apenas arrebatada no final. Nunca joguei num court tão grande, o público estava uma loucura. Fiquei surpresa pelas pessoas estarem a aplaudir-me”.

Apesar de ter vencido um dos seus ídolos aos 15 anos, Gauff diz não estar ainda completamente confiante de que será a melhor tenista. “Eu já o disse antes: quero ser a melhor. O meu pai disse-me que podia sê-lo quando eu tinha oito anos. Obviamente, nunca acreditamos. Ainda não estou 100% confiante. Mas é preciso dizer coisas. Nunca se sabe o que vai acontecer”, disse, citada pelo mesmo jornal.

Quanto à sua adversária, Coco disse que foi a primeira vez que se encontraram, revelando que é muitas vezes comparada a Venus por ambas serem altas e jogarem de forma semelhante. Contudo, segundo explicou, citada pelo diário britânico The Times, quando entra no court sente-se na sua própria pele.

No fim da partida, Venus considerou que a sua adversária “fez tudo bem” durante a partida. “O céu é o limite“, disse, deixando em aberto um futuro risonho para a jovem.

313.ª da hierarquia mundial, Cori Gauff fez os exames da escola à distância para participar no qualifying e já assegurou a presença na segunda ronda, na qual vai defrontar a eslovaca Magdalena Rybarikova. Venus está 257 posições acima de Coco.

Venus Williams, que já tinha vencido dois dos seus cinco títulos na relva londrina quando Gauff nasceu, caiu apenas pela terceira vez na primeira ronda em 18 presenças em Wimbledon, onde chegou a nove finais.

Tal como observa a norte-americana CNN, Coco era, ainda de vencer Venus, vista como um “novo prodígio” no ténis. Gauff, recorde-se, foi a mais jovem atleta a qualificar-se para Wimbledon, sendo já sido apontada como a próxima Serena Williams.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …