Maior análise de ADN de sempre na Holanda resolveu crime com 20 anos

(dr) Netherlands Police

Nicky Verstappen, o rapaz de 11 anos holandês assassinado em 1998

20 anos depois, a polícia holandesa conseguiu resolver o assassinato de Nicky Verstappen, um rapaz de 11 anos encontrado morto num acampamento de verão.

Segundo a BBC, Nicky Verstappen, na altura com 11 anos, foi assassinado num acampamento de verão, em agosto de 1998, depois de ter desaparecido da tenda onde estava a dormir. O corpo do rapaz foi descoberto, no dia seguinte, na floresta.

Agora, a polícia holandesa, que levou a cabo a maior investigação de ADN de sempre, conseguiu chegar ao principal suspeito. Jos Brech foi detido em Espanha e já foi aberto o processo de extradição para que seja julgado no país.

“Jos B, 55 anos, suspeito da morte de Nicky Verstappen, foi detido em Espanha na tarde de domingo. Foi levado sob custódia e será entregue à Holanda”, lê-se num comunicado da polícia de Limburg, província no sul do país onde o rapaz desapareceu.

A única prova que podia levar a polícia ao assassino era uma peça de roupa com ADN do culpado. A resolução do caso só foi possível porque mais de 14 mil homens deram, de forma voluntária, uma amostra do seu para investigar se teriam ligações ao crime.

Embora nenhum tenha sido considerado suspeito, isso permitiu às autoridades perceber se um desses homens tinha relação de parentesco com o autor do crime, restringindo o leque de suspeitos.

Brech não participou na recolha das amostras de ADN e foi dado como desaparecido pela família no início deste ano, na sequência do apelo da polícia para que as pessoas participassem no maior teste de ADN já feito no país.

O suspeito, que passou na cena do crime alguns dias depois e chegou a ser interrogado pela polícia (na altura foi encarado como um mero acaso), era conhecido por ser especialista em permanecer em áreas selvagens durante longos períodos de tempo.

Depois do desaparecimento, a polícia examinou a casa do homem de 55 anos e descobriu que o seu ADN correspondia em 100% à amostra encontrada no cadáver. Foi então lançada, na semana passada, uma caça ao homem a nível europeu, com a divulgação de fotografias de Brech.

As autoridades espanholas foram alertadas por um holandês de 48 anos, que disse ter avistado e reconhecido o suspeito em Castelltercol, município a uma hora de carro de Barcelona.

Morava numa tenda na floresta, perto de uma casa que várias pessoas visitam há anos. É uma espécie de comuna onde eu também morei durante muito tempo”, disse o homem ao jornal Telegraaf, citado pela BBC.

Quando regressar ao país de origem, Brech já tem um advogado que se mostrou disponível para o defender, dizendo que haveria ADN de outras pessoas no corpo de Nicky

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Como é possível haver advogados que se prestam a defender bandidos?!
    Quando todas as evidências apontam para o criminoso, vem sempre um advogado malabarista que arranja o que de mais impensável existe para que o culpado seja descriminalizado ou que a pena seja atenuada… Também esses advogados deveriam ser penalizados, pois tal estratégia de defesa do criminoso assenta em inverdades que são absolutamente inadmissíveis…
    É um ultraje à memória do pobre infeliz, cuja vida foi brutalmente ceifada aos 11 anos… para além do sofrimento dos pais que perderam um filho em tais circunstâncias…
    Nestes casos, mais valia que ainda estivéssemos no tempo em que não existia a figura do advogado e o próprio réu tinha de provar sozinho a sua “inocência”… a não ser que houvesse um paráclito, ou seja, alguém idóneo, de reconhecida reputação, que em sede própria (ou seja, em tribunal) se levantasse do meio da assistência e fosse colocar-se ao lado do réu…

    • Inocente até prova em contrário.

      Cabe á acusação provar sem sombra de dúvidas que ele foi culpado, o acusado tem o direito a ter um representante legal com experiência nestes casos, que o defenda e garanta que a acusação não usa atalhos nem conclusões infundadas.

      A justiça não é perfeita, mas está de certa forma equilibrada e permite que a verdade possa aparecer.

RESPONDER

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Porto 0-0 Man City | Pragmatismo portista garante “oitavos”

O FC Porto está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os “azuis-e-brancos” precisavam apenas de um empate, ou que o Olympiacos não vencesse em França, em casa do Marselha, e ambos os pressupostos aconteceram – …

O céu tingiu-se de roxo na Suécia (e a culpa era de uma plantação de tomates)

O céu ficou misteriosamente tingido de roxo em Trelleborg, a cidade mais a sul da Suécia, por causa da luz vinda de uma plantação de tomate enuma cidade próxima. Há algumas semanas, os moradores de Trelleborg …

Maurícias estão a abater um morcego ameaçado de extinção por interesses económicos

O morcego das Maurícias, em perigo de extinção, é mais uma vez o centro de um polémico abate nas mãos do Governo, para alarme das organizações de conservação da vida selvagem. Sob pressão de agricultores e …

Procurador-geral dos EUA: não há provas de fraude eleitoral generalizada

O procurador-geral dos Estados Unidos da América, William Barr, reconheceu hoje que não houve fraude em dimensão suficiente para invalidar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais norte-americanas. "Nesta altura, não vimos fraude a …

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" aos incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …