Administração Trump queria que o virologista negasse a transmissão do vírus entre crianças

Kevin Dietsch / EPA Pool

O virologista Anthony Fauci

Um assessor contratado por um membro da administração Trump tentou convencer o virologista Anthony Fauci a afirmar que as crianças não transmitem a covid-19, ideia que o Presidente tenta promover para que as escolas reabram.

Segundo avançou na quinta-feira o Expresso, citando e-mails divulgados pelo Guardian e pelo Politico, Paul Alexander, assessor do secretário assistente do Departamento de Saúde e Serviços Americanos, escreveu ao porta-voz de Fauci: “Pode assegurar que o dr. Fauci indica que as máscaras são para os professores nas escolas. Não para crianças”.

“Não existem dados, nenhuns, zero, no mundo inteiro, que mostrem que as crianças, em especial as crianças pequenas, espalham este vírus a outras crianças, ou a adultos ou a outros professores. Nenhuns. E se aconteceu, o risco é essencialmente zero”, terá acrescentado Paul Alexander.

Alexander manifestou-se ainda contra a ideia de realizar testes a crianças e do uso de máscaras por partes delas, assumindo as suas divergências com Fauci nessas matérias.

Contactado para comentar, Fauci reiterou que ninguém o instrui sobre o que há de ou não dizer em público, e que aquilo que diz se baseia na evidência científica.

O jornalista Bob Woodward revelou que Trump conhecia a gravidade do vírus desde fevereiro, admitindo que era muito mais grave do que a gripe, ao contrário do que então afirmava publicamente. Trump disse que não quis criar pânico.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.