Acabou o sonho – com o sofrimento do costume. Portugal está fora do Euro 2024 depois de ter perdido nos pênaltis para a França nos quartos-de-final da prova.Na hora do adeus, fazem-se contas e análises.
“A transpiração eclipsou a inspiração”. É desta forma que o jornal inglês Daily Mail resume o Portugal-França dos quartos-de-final do Euro 2024 que só se decidiu nos penáltis, a favor dos gauleses, após um empate a 0-0 em 120 minutos de jogo.
O ansiado duelo entre Cristiano Ronaldo e Kylian Mbappé acabou por não ser o que se esperava – nenhum deles esteve à altura do nome que carregam no mundo do futebol.
O Daily Mail fala mesmo de um “não existente Cristiano Ronaldo” e diz que “Mbappé não parecia o mesmo, escondido atrás da sua máscara”. O francês acabou por sair a meio do prolongamento, alegadamente devido a problemas físicos, enquanto Ronaldo fez o jogo, como é habitual.
O fim de uma era
Desta vez, depois da eliminação de Portugal, quem chorou não foi Cristiano Ronaldo, mas “o grandioso Pepe” que se mostrou inconsolável após a eliminação, como destaca a Sky News.
Foi Ronaldo quem consolou Pepe num abraço simbólico entre os dois veteranos da Selecção que que se despediram de forma amarga dos Europeus – pelo menos, é o que se prevê considerando que têm 39 anos e 41 anos, respectivamente.
Pepe in tears after the match, consoled by Cristiano Ronaldo. 💔🇵🇹
What a touching moment. Both absolute warriors for their country.#EURO2024 pic.twitter.com/IJyXKmK7Pt
— Football Tweet ⚽ (@Football__Tweet) July 5, 2024
O próprio Ronaldo disse, numa entrevista há dias, que este seria o seu último Europeu. Quanto a Pepe, adiou para depois do Euro a conversa sobre o seu futuro.
Mas se Pepe sai em grande, como um dos melhores jogadores portugueses no Euro 2024 – o que é assinalável dada a sua idade -, CR7 é protagonista pelos piores motivos.
“Ronaldo arruinou a competição de Portugal”
Na hora de fazer contas e análises, Cristiano Ronaldo surge como o maior culpado pela eliminação de Portugal. Os adeptos não lhe perdoam a falta de golos no Euro 2024 após ter marcado sempre nos torneios anteriores.
Ronaldo foi um dos jogadores da Selecção Portuguesa com mais minutos na competição, alinhando desde início nos cinco jogos de Portugal e sem marcar qualquer golo. Aliás, só marcou dois pênaltis nas séries de grandes penalidades contra França e Eslovénia – mas ainda falhou um penálti contra os eslovenos.
Após o Portugal-França, o jornal gaulês L´Équipe deu uma classificação de 3 em 10 a Ronaldo – só Bruno Fernandes se saiu pior para o diário, com um 2 em 10.
“Cristiano arruinou a competição de Portugal“, não duvida o analista desportivo Daniel Riolo da Rádio francesa RMC Sports. O comentador repara que CR7 “é uma lenda, mas desde há anos que corta a projecção de outros jogadores” e “não traz nada à equipa”, diz.
Contra a França, “Portugal jogou com 10 jogadores” e foi Ronaldo quem “impediu que Portugal avançasse no Europeu”, conclui Riolo.
O jornal desportivo espanhol Mundo Deportivo, conotado com o Barcelona, também critica Ronaldo, salientando que se apresentou no Euro “sem faísca, sem recursos”, com “um total de 30 tentativas [de golo] entre faltas e remates, dentro e fora da área, que outrora teriam sido demolidoras, mas não agora”.
O que mais reflecte que Ronaldo “já não é uma ameaça para as grandes defesas da Europa” é o facto de não ter sofrido “sequer uma falta por jogo (0,6)”, analisa ainda o Mundo Deportivo.
“Contra a melhor defesa deste Europeu”, Ronaldo “parecia um boneco nas mãos de Upamecano e Saliba”, conclui o jornal.
Já o jornal espanhol Marca que é visto como mais ligado ao Real Madrid, destaca que Ronaldo teve poucas “bolas adequadas no tempo e no espaço” na zona “onde é letal”.
No final de contas, para a Marca, os “os defesas [de Portugal e França] foram melhores” do que os avançados de ambas as equipas.
“A França está nas meias-finais sem marcar qualquer golo em jogo“, lembra ainda a Marca antecipando as meias-finais contra a Espanha, o próximo adversário dos gauleses.
A fé (ou pouca fé) de Roberto Martínez
Entre os culpados pela eliminação das quinas, aparece também o nome do seleccionador – como não podia deixar de ser. E quem não entenda a “exagerada fé” de Roberto Martínez em Ronaldo, como repara o Mundo Deportivo.
Muitos adeptos portugueses também criticam a aposta insistente em Ronaldo. O treinador só deu 24 minutos de jogo a Gonçalo Ramos no jogo com a Geórgia, onde entrou aos 66 minutos para o lugar de Ronaldo.
Isto também pode revelar a pouca fé nas alternativas ofensivas que levou para o torneio.
As substituições de Martínez durante o Euro 2024 também não agradaram e há quem note que o seleccionador “tem medo”.
“Se aos 30 minutos tirasse o Cristiano Ronaldo, fizesse entrar o João Félix e o Jota, de certeza que teríamos outro resultado, mas para quem tem medo, aconselho que arranje um cão”, escreve a utilizadora da rede social X Carla Santos.
Martínez não entrou em análises profundas depois da derrota e sublinhou apenas que “o azar e a sorte fazem parte” do futebol. “Por cinco ou seis centímetros a bola entra ou não, bate no poste”, considerou numa referência ao penálti falhado por João Félix que acabou por determinar a eliminação portuguesa.
O erro de João Félix
“Infélix”. É desta forma que o desportivo Record destaca a derrota de Portugal contra a França, referindo-se ao penálti do ex-jogador do Benfica que acabou por ditar o desfecho do jogo.
O erro de João Félix também é destacado pelo jornal inglês The Sun que se refere ao actual jogador do Barcelona como o “flop do Chelsea”.
Entre os adeptos de Portugal também se recorda o percurso recente de Félix, notando-se que “continua a ser um flop por onde passa” e que “ajudou-nos a ser eliminados“.
“João Félix comporta-se como um autêntico menino mimado, sem ambição, sem humildade, julgando-se sempre melhor que os seus colegas, raramente joga pelos clubes que representa, mas parece ter lugar garantido na Selecção”, aponta ainda o utilizador do X José Joaquim Januário Jacinto.
Já Marco Vieira, outro adepto de Portugal, diz na mesma rede social que “se houvesse justiça no futebol, Félix nem tinha lá ido” depois de “uma época inteira” em que fez “meia dúzia de jogos a titular e mais meia dúzia a sair do banco”, embora também note que Ronaldo, Bernardo Silva e Bruno Fernandes estiveram “muito fracos no Europeu”.
Feitas as contas, afinal, são todos culpados – e nenhum tem culpas. No fim da história, talvez tenhamos sonhado demasiado alto – como vem sendo habitual na Selecção Portuguesa.
A verdade é que depois de termos sido campeões no Euro 2016, Portugal não voltou a ter grandes resultados nos torneios importantes.
Já estava surpreso que a culpa não iria morrer solteira, afinal o que houve para além de Cristiano Ronaldo em campo. Não pretendo crucificar ninguém da Seleção, mas resumindo direi: ser ingrato é a cereja no topo do bolo do egoísmo. Quando não se agradece pelo que se tem, até na visão.
No futebol não pode haver gratidões. Não é uma questão de ingratidão pois se formos por aí então o Eusébio, o EDER jogava até aos 50 anos. e outros que tal. Só têm que jogar os que melhor contributo podem dar à seleção no momento e em cada jogo. Sem mencionar alguns outros jogadores que estiveram muitos furos abaixo o caso do CRIS é aberrante. Há muito que vemos que o CRIS não é mais valia dentro de campo. Que o nomeiem embaixador de Portugal e que ele acompanhe sempre a seleção mas por favor não o ponham a jogar. É jogar com 10 jogadores em campo. Para ter lá um pinheiro talvez o Paulinho fazia melhor.
OBRIGADO RONALDO pelas alegrias que nos deste quando eras um jogador que fazia a diferença e sai enquanto tens créditos ainda. Se não qualquer dia em vez de nos lembrarmos do SIIIIIII dos golos vamos nos lembrar do NÃÃAOO dos falhanços.
Independentemente dos grandes nomes terem estado ausentes quer por boas marcações ou por incompetência fisica dos próprios, nao sei onde está o motivo da nossa onda de culpabilização, isto é o nosso normal , como alguém dizia, os ingredientes sao bons, mas o prato não presta, ja fomos campeões europeus 1 vez essa foi a anormalidade, e ser eliminado nos quartos ou nos oitavos é a nossa normalidade, veja-se o exemplo da alemanha.
Temos jogadores bons? Sim temos! Falta mais qualquer coisa? Evidentemente que sim! Mas falta-nos a nós e aos outros! So pode ganhar 1 equipa, e ganha aquela que foi melhor, nem que seja porque teve 1 segundo de inspiração e marcou. Simples.
De resto, qual é a equipa que tem jogado no seu melhor este euro??
Basta dizer que o melhor marcador é o autogolo!!
Agradecer a todos e andando! Toca a trabalhar para fazer melhor no próximo, porque será certamente o que todos os eliminados ate agora vão fazer.
Ps o Messi tb falhou penaltis e nao se viu 1/10 do bota abaixo a que assistimos pela nossa equipa!
Deve-se perguntar ao selecionador, como quer marcar golos a jogar apenas com um ponta de lança em campo (Ronaldo) e dois no banco que não entraram (Gonçalo Ramos e Diogo Jota)
A Selecção está formatada, não para ser uma equipa de futebol, uma máquina de marcar golos e vencer jogos, mas antes para ser uma empresa de marketing e publicidade, com interesses muito obscuros, alheios ao desporto nacional. A FPF é que é a grande culpada de tudo isto. Barrela precisa-se!
Absolutamente de acordo! Que saudades da selecção do Euro 2000… Esses sim, é que mereciam ter ganhado.
Um avançado , 5 jogos e um pênalti e zero golos, isto é o espelho do melhor jogador do mundo. Todos somos culpados elevamos Ronaldo a um nível de quase Deus, começando pelos meios de comunicação social onde tudo o que ele faz é notícia, um pormenor banal no jogo é como um toque de Midas.. Ronaldo tornou-se para Portugal uma maldição. Fernando Santos não soube gerir essa situação e Martinez fez pior. Ronaldo é o centro da seleção e o centro de tudo no futebol português. O seu tempo passou e nem ele nem os treinadores e dirigentes entenderam isso . Temos de agradecer o que ele fez a temos de avançar com a renovação de toda a seleção. Jogadores como Bernardo Silva, Bruno Fernandes, não apareceram nos jogos e nem por isso foram substituídos. Temo mais 2 anos a perderem-se bons jogadores para manter certas vacas sagradas a todo o custo. . Todo o nosso europeu foi vergonhoso com excepção de um jogo e na boca do treinador e dos responsáveis pela federação tudo parecia perfeito e não estava.
Só gostava de saber o que realmente se passa na federação Portuguesa de futebol, que consegue afetar todos os treinadores que passam por lá. Eu não acredito que o Sr. Martínez não se aperceba do que todas as pessoas verificaram, minuto atrás de minuto, que o Ronaldo se arrastava no campo, não respondia a passes, não defendia, só passeava no campo para trás e para a frente. De certeza que o sr. Martínez via isso, só pode existir na FPF um lobi que prende e manieta, seja quem for a personagem que for o treinador, caramba eles não são cegos, tem de ser outra coisa, tem de ser. E é isso que tem de ser descoberto e de uma vez por todas banido da seleção. O Ronaldo de certeza que não é culpado, assim como o Félix, eles jogam quando lhes pedem para jogar e fazem o que podem, no caso do Ronaldo e o que quer no caso do Félix.
O treinador tem de ser pressionado de tal maneira por esse lobi, que realmente é o treinador e dono da seleção nacional.
Ronaldo devia simplesmente renunciar à seleção, está totalmente acabado , facto, e quanto mais rápido se consciencializar disso melhor para a seleção e para ele, quanto à prestação de Portugal neste Euro começou bem mas depois foi sofrível, muito pouco para aquilo que se esperava….
ACABOU-Pode ser que agora dêm razão ao RAFA e ao João Mário ,Portugal fez uma fase final do Campeonato da Europa sempre a jogar com 10 jogadores .Admiro-me é de Jornalista desportivos e Comentadores não verem isso, mas enfim têm medo de dizer as verdades. E mais uma vez se vê o Ronaldo que fala tanto dos Portugueses até se recusou a vir a Portugal,
boa viagem e até nunca mais
A culpa disto tudo é do Ventura…
O Ronaldo eucalipto já não tem condições para continuar na seleção, e já agora o Sr Martinez também não, vassourada na federação já!!!!
Enquanto as fontes sobre as culpas de Ronaldo e Martinez vêm de jornais europeus e nacionais, as fontes para as culpas do Félix vêm de utilizadores do Twitter. É comparável….
A culpa não é do jogador A, B ou C. Errar todos erram.
A culpa até podia ser dos treinadores, Fernando Santos e Martinez, que tiveram nas mãos a melhor seleção Portuguesa de sempre.
Mas não nos podemos esquecer do Jorge Mendes, que olha para estas competições como uma montra para os seus ativos; e da FPF, que é podre até ao tutano e uma escrava do Jorge Mendes.
A Seleção do Penaldo e do deselecionador Martinez fez umas gracinhas, qualquer treinador Português fazia igual ou melhor com o grupo de jogadores que Portugal tem, se não tiver preso a ter de jogar sempre com a rainha de Inglaterrra e seus súbditos.
O grupo de jogadores que Portugal possui tem de fazer necessariamente muito melhor se for bem orientado e não estiver condicionado aos delirios de dois ou três que tomaram de assalto a FPF.
Uma pena termos perdido uma oportunidade de ouro para voltarmos a ser campeões.
Mas adivinhava-se este desfecho. Logo que o selecionador divulgou os convocados, as nuvens adensaram-se nas cabeças de muitos portugueses.
As escolhas eram no mínimo muito duvidosas. Que garantias podiam dar jogadores que fizeram meia dúzia de jogos nos seus clubes com fraquíssimos rendimentos?
Ainda assim havia a esperança de virem a subir de rendimento dada a sua qualidade.
Mas com este selecionador, que foi um zero na visão estratégica, incapaz de colocar os jogadores em melhor forma em campo, em detrimento de alguns que andaram a arrastar-se, era impossível fazer melhor.
A culpa é toda deste senhor Martinez, pois em primeiro lugar, devia ter convocado os jogadores em melhor forma e em segundo lugar, do lote que levou, colocar a jogar os mais capazes. Mas quando há poderosas forças externas a condicionar/interferir, torna-se difícil a clarividência.
Muita fama mas pouco proveito.
Renuncia Ronaldo! BASTA!