/

Adeus Burj Khalifa. A Dubai Creek Tower vai tornar-se o edifício mais alto do mundo

O reinado de Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, pode estar a chegar ao fim. É que no Dubai, a Dubai Creek Tower está a ser construída com o objetivo de bater recordes e roubar-lhe esse título. O edifício foi projetado e inspirado de acordo com a tradição islâmica.

A construção começou em 2016 com um orçamento de 900 milhões de euros e está destinada a tornar o edifício no mais alto do mundo, mas a pandemia interrompeu a sua ascensão às alturas.

Projetado pelo arquiteto Santiago Calatrava, a Dubai Creek Tower, pertence à Emaar Properties, uma das maiores imobiliárias do mundo. A inauguração estava prevista para 20 de outubro deste ano, o que coincidia com o lançamento da Exposição Universal nos Emirados Árabes Unidos. Contudo, vai ter de esperar até 2021.

A Dubai Creek Tower será a jóia da coroa do Dubai Creek Harbour, um ambicioso complexo que ficará na orla da cidade, a apenas a alguns quilómetros do Burj Khalifa. O objetivo deste novo projeto é ofuscar o brilho do atual prédio mais alto do mundo.

O Burj Khalifa é a estrutura mais alta do mundo desde 2010. Porém, a altura final da nova torre do Dubai ainda é desconhecida, mas presume-se que possa ultrapassar os 828 metros de altura, ainda que algumas fontes apontem para 1300 metros.

As obras da torre, como tudo o que a rodeia –  inclusive a cidade onde está inserida – são exorbitantes. De acordo com a revista de arquitetura Deezer, foram feitas escavações de 72 metros de profundidade.

O edifício deverá possuir locais onde será possível visualizar paisagens a 360 ​​graus, através de varandas giratórias e jardins que fazem lembrar os famosos Jardins Suspensos da Babilónia.

Calatrava explica como se inspirou para desenhar o edifício: “o prédio inspira-se na tradição islâmica, baseado na mesma história que a Alhambra e a Mesquita de Córdoba trouxeram ao mundo”, disse na apresentação do seu projeto, que qualificou de “maravilha arquitetónica”, que “combina elegância e beleza com matemática e geometria”.

A torre deverá ter um total de 210 andares onde haverá uma grande oferta de hotéis, restaurantes, jardins e até apartamentos. Ao nível do solo, foi recentemente anunciada a última peça que faz parte do gigantesco projeto.

Trata-se da Dubai Creek Footbridge, uma ponte de dois andares de 230 metros sobre o canal artificial no Dubai Creek Harbour. Projetado pela empresa IJP Architects e AKT II, ​e será composta por uma rede de aço decorativa.

Segundo a ABC cultura, aqui vai ser possível tirar a fotografia perfeita para o Instagram.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.