Adeus Burj Khalifa. A Dubai Creek Tower vai tornar-se o edifício mais alto do mundo

O reinado de Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, pode estar a chegar ao fim. É que no Dubai, a Dubai Creek Tower está a ser construída com o objetivo de bater recordes e roubar-lhe esse título. O edifício foi projetado e inspirado de acordo com a tradição islâmica.

A construção começou em 2016 com um orçamento de 900 milhões de euros e está destinada a tornar o edifício no mais alto do mundo, mas a pandemia interrompeu a sua ascensão às alturas.

Projetado pelo arquiteto Santiago Calatrava, a Dubai Creek Tower, pertence à Emaar Properties, uma das maiores imobiliárias do mundo. A inauguração estava prevista para 20 de outubro deste ano, o que coincidia com o lançamento da Exposição Universal nos Emirados Árabes Unidos. Contudo, vai ter de esperar até 2021.

A Dubai Creek Tower será a jóia da coroa do Dubai Creek Harbour, um ambicioso complexo que ficará na orla da cidade, a apenas a alguns quilómetros do Burj Khalifa. O objetivo deste novo projeto é ofuscar o brilho do atual prédio mais alto do mundo.

O Burj Khalifa é a estrutura mais alta do mundo desde 2010. Porém, a altura final da nova torre do Dubai ainda é desconhecida, mas presume-se que possa ultrapassar os 828 metros de altura, ainda que algumas fontes apontem para 1300 metros.

As obras da torre, como tudo o que a rodeia –  inclusive a cidade onde está inserida – são exorbitantes. De acordo com a revista de arquitetura Deezer, foram feitas escavações de 72 metros de profundidade.

O edifício deverá possuir locais onde será possível visualizar paisagens a 360 ​​graus, através de varandas giratórias e jardins que fazem lembrar os famosos Jardins Suspensos da Babilónia.

Calatrava explica como se inspirou para desenhar o edifício: “o prédio inspira-se na tradição islâmica, baseado na mesma história que a Alhambra e a Mesquita de Córdoba trouxeram ao mundo”, disse na apresentação do seu projeto, que qualificou de “maravilha arquitetónica”, que “combina elegância e beleza com matemática e geometria”.

A torre deverá ter um total de 210 andares onde haverá uma grande oferta de hotéis, restaurantes, jardins e até apartamentos. Ao nível do solo, foi recentemente anunciada a última peça que faz parte do gigantesco projeto.

Trata-se da Dubai Creek Footbridge, uma ponte de dois andares de 230 metros sobre o canal artificial no Dubai Creek Harbour. Projetado pela empresa IJP Architects e AKT II, ​e será composta por uma rede de aço decorativa.

Segundo a ABC cultura, aqui vai ser possível tirar a fotografia perfeita para o Instagram.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mosteiro medieval abriga o mais completo museu do circo da Europa

Nos salões de um mosteiro medieval na pitoresca localidade de Besalú, em Girona, alojou-se o Circusland - Palácio Internacional do Circo, o primeiro museu profissional da Europa que se dedica ao circo. O espaço conta com …

Livro de estreia de José Saramago publicado em castelhano pela primeira vez

O livro “Terra do Pecado”, que marcou a estreia na ficção de José Saramago, em 1947, vai ser lançado em Espanha na quinta-feira, no que é a primeira vez que a obra está disponível em …

A Citroën concebeu um skate inspirado na mobilidade urbana

O Citroën Skate é uma plataforma de veículos elétricos, totalmente autónoma, que pode ser equipada com diferentes tipos de cápsulas. A plataforma Citroën Skate quer revolucionar o transporte em meio urbano sem que seja necessário um …

Bebeu demais na noite anterior? Não é aconselhado tomar um parecetamol

A combinação de álcool e este tipo de medicação pode sobrecarregar o fígado e provocar danos hepáticos, refere uma especialista. Muitas das vezes cometem-se excessos com o álcool e, tendencialmente, os sintomas de desconforto surgem no …

Portugal 5-0 Luxemburgo | Manita com três de Cristiano

Goleada das grandes. Portugal recebeu o Luxemburgo e não permitiu as mesmas dificuldades do jogo da primeira volta. Aos 17 minutos a formação das “quinas” já vencia por 3-0, com duas grandes penalidades a ajudar, e …

Vantablack. A tinta preta mais preta do mundo já é vendida em peças (que se unem como legos)

Desde a substituição dos ecrãs verdes à pintura dos cenários do teatro, o futuro do entretenimento tem tudo a ver com a Ventablack - a cor preta mais preta do mundo. Nenhuma cor - ou, melhor …

Itália vai exigir passaporte sanitário a todos os trabalhadores a partir de sexta-feira

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, assinou hoje um decreto com as normas sobre a obrigatoriedade de os funcionários públicos exibirem o passe sanitário a partir de 15 de outubro nos locais de trabalho, medida que …

Está criado o primeiro iPhone com entrada USB — pelas mãos de um estudante de robótica

Ken Pillonel é estudante do mestrado em robótica do Swiss Federal Institute e implementou um sistema que daqui a uns meses pode tornar-se regra nos dispositivos da marca da maçã. Numa altura em que a União …

Autópsia revela que Gabby Petito morreu por estrangulamento. Namorado continua desaparecido

A autópsia ao corpo de Gabby Petito revela que a jovem foi estrangulada. O namorado, Brian Laundrie, que a acompanhava na viagem, continua desaparecido. Além de revelarem o motivo da morte da norte-americana, as autoridades também …

F1: piloto do carro médico continua a recusar vacina (e português beneficia)

Alan van der Merwe não esteve no Grande Prémio da Turquia e, provavelmente, não vai estar em mais nenhuma corrida em 2021. Um português foi chamado para o Grande Prémio da Turquia, na Fórmula 1: Bruno …