Adeus Burj Khalifa. A Dubai Creek Tower vai tornar-se o edifício mais alto do mundo

O reinado de Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, pode estar a chegar ao fim. É que no Dubai, a Dubai Creek Tower está a ser construída com o objetivo de bater recordes e roubar-lhe esse título. O edifício foi projetado e inspirado de acordo com a tradição islâmica.

A construção começou em 2016 com um orçamento de 900 milhões de euros e está destinada a tornar o edifício no mais alto do mundo, mas a pandemia interrompeu a sua ascensão às alturas.

Projetado pelo arquiteto Santiago Calatrava, a Dubai Creek Tower, pertence à Emaar Properties, uma das maiores imobiliárias do mundo. A inauguração estava prevista para 20 de outubro deste ano, o que coincidia com o lançamento da Exposição Universal nos Emirados Árabes Unidos. Contudo, vai ter de esperar até 2021.

A Dubai Creek Tower será a jóia da coroa do Dubai Creek Harbour, um ambicioso complexo que ficará na orla da cidade, a apenas a alguns quilómetros do Burj Khalifa. O objetivo deste novo projeto é ofuscar o brilho do atual prédio mais alto do mundo.

O Burj Khalifa é a estrutura mais alta do mundo desde 2010. Porém, a altura final da nova torre do Dubai ainda é desconhecida, mas presume-se que possa ultrapassar os 828 metros de altura, ainda que algumas fontes apontem para 1300 metros.

As obras da torre, como tudo o que a rodeia –  inclusive a cidade onde está inserida – são exorbitantes. De acordo com a revista de arquitetura Deezer, foram feitas escavações de 72 metros de profundidade.

O edifício deverá possuir locais onde será possível visualizar paisagens a 360 ​​graus, através de varandas giratórias e jardins que fazem lembrar os famosos Jardins Suspensos da Babilónia.

Calatrava explica como se inspirou para desenhar o edifício: “o prédio inspira-se na tradição islâmica, baseado na mesma história que a Alhambra e a Mesquita de Córdoba trouxeram ao mundo”, disse na apresentação do seu projeto, que qualificou de “maravilha arquitetónica”, que “combina elegância e beleza com matemática e geometria”.

A torre deverá ter um total de 210 andares onde haverá uma grande oferta de hotéis, restaurantes, jardins e até apartamentos. Ao nível do solo, foi recentemente anunciada a última peça que faz parte do gigantesco projeto.

Trata-se da Dubai Creek Footbridge, uma ponte de dois andares de 230 metros sobre o canal artificial no Dubai Creek Harbour. Projetado pela empresa IJP Architects e AKT II, ​e será composta por uma rede de aço decorativa.

Segundo a ABC cultura, aqui vai ser possível tirar a fotografia perfeita para o Instagram.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo acusado de financiar queima de resíduos recicláveis com 50 milhões de euros

A associação ambientalista Zero acusa o Ministério do Ambiente de utilizar 50 milhões de euros do Fundo Ambiental para financiar a queima de resíduos recicláveis em Lisboa e Porto, indo contra a nova legislação sobre …

Zimbabué. Sem nacionalidade reconhecida, milhares de pessoas lutam de forma desigual por educação e saúde

Centenas de milhares de pessoas no Zimbabué foram marginalizadas e forçadas a lutar de forma desigual pelo acesso à educação, saúde e habitação, porque não têm nacionalidade reconhecida pelo país, acusou um relatório da Amnistia …

Nova Entidade para a Transparência volta a derrapar. Só arranca em 2023

A nova Entidade para a Transparência, o organismo para fiscalizar políticos e altos cargos públicos aprovado em 2019, só deverá arrancar em 2023. A previsão foi avançada por João Caupers, presidente do Tribunal Constitucional (TC), numa …

Bicicleta de Taremi vence prémio de Golo da Semana da Champions

O golo do avançado iraniano, marcado nos instantes finais do jogo contra o Chelsea, que ditou a eliminação do FC Porto da Liga dos Campeões, foi eleito o "Golo da Semana" na prova. "Este chuto espetacular …

Governo levanta suspensão de voos essenciais de e para Brasil e Reino Unido

O Governo levantou, esta sexta-feira, a suspensão de voos com origem ou destino no Brasil e Reino Unido, mas apenas para viagens essenciais.  Os voos com origem ou destino no Brasil e Reino Unido vão …

A Liga dos Campeões vai mudar: mais equipas e um formato inédito

O comité de competições da UEFA reuniu-se esta sexta-feira para aprovar o novo modelo da Liga dos Campeões. O novo formato vai vigorar entre 2024 e 2027. Embora ainda não tenham sido avançadas informações oficiais, o …

Depois do Sofagate, agora é von der Leyen quem está a ser acusada de quebrar o protocolo

Diplomatas da União Europeia dizem que a presidente da Comissão Europeia quebrou o protocolo, uma vez que foi o seu chefe de gabinete que respondeu ao convite da Ucrânia para que marcasse presença na cerimónia …

Há uma "possibilidade real" de trocar capitalismo pelo socialismo no século XXI, diz PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, assinalou na quinta-feira os 150 anos da Comuna de Paris com um discurso de fidelidade ao ideal comunista e definiu a "substituição do capitalismo pelo socialismo" como uma …

Moçambique. Ministro da Defesa diz que ataque a Palma não coloca em causa exploração de gás

O ministro da Defesa de Moçambique, Jaime Neto, disse esta quinta-feira que o ataque à vila de Palma não coloca em causa o projeto de exploração de gás natural liderado pela petrolífera Total em Afungi, …

Nova Zelândia quer tornar a próxima geração completamente não fumadora

A Nova Zelândia anunciou um conjunto de propostas que visam banir os cigarros entre a próxima geração e aproximar o país da sua meta de ser livre de fumo até 2025. Desta forma, o Governo pretende …