Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

(dr) Institute of Industrial Science / University of Tokyo

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes.

De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou como fazer uma matriz de microagulhas que pudesse analisar rápida e facilmente o fluido intersticial (ISF) na epiderme.

“Desenvolvemos uma forma de combinar microagulhas porosas com sensores baseados em papel. O resultado final é barato, descartável e não requer instrumentos adicionais”, declarou Beomjoon Kim, líder do estudo e investigador da Universidade de Tóquio, no Japão.

Para fazer este sensor, os investigadores derramaram uma mistura derretida de um polímero biodegradável e sal em cavidades em forma de cone. Depois de solidificadas, as microagulhas foram tratadas com uma solução que as deixou porosas, removendo o conteúdo de sal. De seguida, foram fixadas num pequeno pedaço de papel preso a um sensor de glicose – algo que a equipa afirma nunca ter sido feito antes.

Segundo o mesmo site, a ideia é que, quando as minúsculas pontas porosas são injetadas na epiderme, os seus poros abertos absorvam o líquido do fluido intersticial, que contém muitos biomarcadores.

Na configuração experimental da equipa, o biomarcador previsto é a glicose, que teoricamente fluiria das microagulhas porosas para o papel e, de seguida, para o sensor de glicose.

Até agora, este instrumento só foi testado em laboratório num gel feito de agarose, mas as microagulhas funcionaram conforme o esperado, com o sensor a detetar os níveis de glicose na amostra do gel. Os cientistas pretendem, em breve, conduzir experimentos com participantes humanos.

As conclusões do estudo foram publicadas, no mês de agosto, na revista científica Medical Devices & Sensors.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …

Com as fronteiras fechadas, companhia aérea australiana lança "voos mistério"

A companhia aérea australiana Qantas anunciou “voos mistério”, nos quais os passageiros não fazem ideia para onde vão, numa tentativa de atrair mais clientes. As fronteiras internacionais da Austrália estão atualmente fechadas e parece improvável que …