Adepto que se perdeu em Milão conseguiu voltar a casa dez anos depois

Soylù

-

Aquilo que parecia ser uma simples viagem para acompanhar a equipa do coração, acabou por se tornar na maior reviravolta da vida deste adepto.

Rolf Bantle tinha 71 anos quando, em 2004, decidiu viajar até Milão para assistir ao jogo de futebol entre a sua equipa, o Basileia, contra o Inter.

A viagem, que previa ser um desperdício de dinheiro, já que a equipa suíça acabou por perder 4-1 com os italianos, transformou-se na maior aventura deste adepto.

Bantle, que estava acompanhado por um grupo da comunidade onde vivia, decidiu, no final do jogo, ir a uma das casas de banho do estádio ‘San Siro’ e acabou por se perder.

“De repente, estava num setor [do estádio] diferente. Tinha cerca de 20 euros no bolso, não tinha telemóvel, por isso, comecei a andar pela cidade”, explicou ao jornal suíço Schweiz am Sonntag, citado pelo Daily Mail.

O adepto, que estava já reformado, não conseguiu encontrar ninguém e acabou por viver nas ruas da cidade italiana durante mais de dez anos.

“As pessoas davam-me comida e cigarros, um estudante chegou a oferecer-me um saco-cama”, recorda Bantle.

alouhi / Flickr

Estádio Giuseppe Meazza "San Siro", em Milão

Estádio Giuseppe Meazza “San Siro”, em Milão

O adepto, que conseguia tomar banho uma vez por semana em balneários públicos e que frequentemente visitava a biblioteca local, disse ter gostado da liberdade que Milão lhe proporcionava.

Até este episódio acontecer, o suíço vivia num centro de reabilitação, sem familiares a quem pudesse recorrer, e a lutar contra o vício do álcool.

“Não tinha mais nenhum motivo para regressar a casa. Gostei da liberdade de Milão“, assegura.

Passada mais de uma década, o adepto viu-se obrigado a voltar às suas origens, isto depois de ter partido o fémur e ter ido parar ao hospital. Como não tinha seguro de saúde, os funcionários decidiram entrar em contacto com o consulado do seu país, que o fez regressar a terras suíças.

Bantle está agora a viver num lar de terceira idade, em Basileia, com as despesas pagas pelo Governo.

“Gosto de estar aqui. Dez anos foram suficientes e sinto-me muito bem agora”, conclui.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Polícias pedem comprovativos de deslocações, mas lei não permite

As forças de segurança fizeram ações de fiscalização rodoviária para controlar a circulação nas estradas. Foram pedidos comprovativos de deslocações, embora a lei não o contemple. Com o país em estado de emergência, a quarentena é …

Bebé com menos de um ano morre de Covid-19 nos EUA

Um bebé com menos de um ano morreu, nos Estados Unidos da América (EUA), vítima de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, anunciaram as autoridades do Estado de Illinois. A doença já provocou mais de …

Até as bactérias precisam de espaço. Células esmagadas desligam a fotossíntese

Quando as bactérias ficam esmagadas, podem entrar num modo de defesa e desligar a fotossíntese, concluiu uma investigação recente, levada a cabo por cientistas da University of Colorado Boulder, nos Estados Unidos. A equipa da universidade …

Siza Vieira admite aulas por canais "estilo youtube" ou TV por cabo

O Governo está a estudar soluções que garantam que todos os alunos têm acesso aos conteúdos educativos no terceiro período, adiantou o ministro da Economia. O Governo está a estudar soluções que garantam que todos os …

Retificação ao diploma do lay-off simplificado trava despedimentos

Uma retificação ao diploma inicial do ‘lay-off’ simplificado, hoje publicada, vem acautelar que nenhum trabalhador de empresas que recorra a este apoio pode ser alvo de despedimento coletivo ou extinção de posto de trabalho. O decreto-lei …

Rocha desafia teoria da escassez de oxigénio na Terra primitiva

Uma rocha sedimentar única rica em carbono, depositada há dois mil milhões de anos, deu aos cientistas novas pistas sobre as concentrações de oxigénio na superfície da Terra nessa época. De acordo com a agência Europa Press, …

As bactérias formam comunidades na nossa língua (e uma imagem revela como)

Cientistas norte-americanos descobriram que as bactérias que vivem na nossa língua têm uma organização complexa e altamente estruturada. Os micro-organismos estão em toda a parte - até no interior da nossa boca. Um novo estudo revela …

Como sobreviver ao isolamento? Astronautas explicam

Em todo o mundo, cidades e até países inteiros estão em quarentena como forma de travar a propagação do novo coronavírus, Covid-19. Alguns astronautas deixaram conselhos sobre como sobreviver ao isolamento. Para alguns, o auto isolamento …

"Indiana Jones do mundo da arte" recupera manuscrito do poeta persa Hafez

Uma das primeiras cópias do reverenciado Divan do autor do século XIV Hafez, iluminado com ouro, será leiloado no início de abril. O famoso poeta persa do século XIV, Hafez, escreveu uma coleção de versos místicos …

O palco onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda

O palco de madeira onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda. Agora, alguém poderá replicar o primeiro concerto da famosa banda. A 10 de abril, em comemoração dos 50 anos da separação da …