Adam é o único homem do mundo a ser anão e gigante ao longo da vida

Guinness World Records

Adam Rainer, à esquerda.

Adam Rainer é o único caso conhecido de um homem que sofreu de nanismo e gigantismo ao longo da vida. Passou de 1,22 para 2,16 metros.

Adam Rainer foi um homem austríaco que nasceu em 1899 e viveu até 1950. A sua história é notável por ter sido a única pessoa documentada na história moderna a ter sofrido de duas condições médicas extremamente raras: o nanismo e o gigantismo.

Adam nasceu com uma altura normal, mas aos dois anos de idade, a sua mãe notou que ele não estava a crescer normalmente. Com o tempo, ficou evidente que sofria de nanismo hipofisário, uma condição que afeta o crescimento e é causada pela falta da hormona do crescimento. Esta condição levou Adam a ter uma altura adulta de apenas 1,22 metros.

A sua história passou a ser mais conhecida em 1917, quando completou 18 anos tentou alistar-se no exército para lutar na Primeira Guerra Mundial. Contudo, como era demasiado baixo, não foi aceite.

No entanto, quando Adam tinha 21 anos, algo estranho aconteceu: começou novamente a crescer. E não apenas um bocado. O austríaco cresceu cerca de 30 centímetros em apenas um ano.

Os especialistas concluíram que Adam sofria de acromegalia, uma condição rara em que há produção excessiva da hormona do crescimento. No caso de Rainer, teria sido causada por um tumor benigno na hipófise.

Com sua altura agora nos 2,16 metros, Adam tornou-se uma curiosidade médica, e foi estudado por especialistas de todo o mundo. No entanto, a sua vida não era fácil: a sua condição causava-lhe dores constantes e teve dificuldades em encontrar emprego.

Os médicos decidiram realizar uma cirurgia para retirar o tumor. A operação foi um sucesso e o tumor foi removido, mas o problema persistia. A coluna de Rainer continuava a curvar, indicando que o seu crescimento não tinha parado, mas apenas diminuído.

Reiner entrou no Livro de Recordes do Guinness como o homem com a altura mais variável do mundo.

Adam morreu em 1950, com 51 anos, devido a complicações causadas pela sua condição médica rara. A sua história é lembrada como um exemplo de como a natureza pode ser imprevisível, e como a genética e as hormonas podem ter efeitos surpreendentes e imprevisíveis sobre o corpo humano.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.