Aliado de Trump considera que acusações de fraude são “embaraço nacional”

1

Gage Skidmore / Wikimedia

Chris Christie, ex-governador do estado de Nova Jérsia

O ex-governador do estado norte-americano de Nova Jérsia, apoiante do ainda Presidente dos Estados Unidos, considera que chegou a hora de este assumir a derrota eleitoral.

“Tenho sido um apoiante do Presidente, votei nele duas vezes, mas as eleições têm consequências, e não podemos continuar a agir como se alguma coisa tivesse acontecido, quando não aconteceu”, disse Chris Christie em declarações ao canal ABC, citado pelo jornal online Observador.

“Francamente, a conduta da equipa legal do Presidente tem sido um embaraço nacional. Eles alegam fraude fora dos tribunais, mas quando vão para os tribunais não alegam fraude e não conseguem provar a fraude”, afirmou ainda o ex-governador de Nova Jérsia.

“Se não consegues provar os indícios, significa que os indícios não existem. (…) Por mais que seja um forte republicano e por mais que ame o meu partido, é o país que vem primeiro”, declarou.

O antigo procurador foi um dos adversários de Donald Trump nas eleições primárias do Partido Republicano, em 2016, tendo acabado por desistir em favor do agora Presidente.

Posteriormente, ficou conhecido como um dos seus apoiantes mais fervorosos, indica o jornal Público, tendo sido um dos conselheiros do chefe de Estado na preparação para os debates televisivos contra o democrata Joe Biden, agora Presidente eleito.

De acordo com o mesmo matutino, também o senador republicano Pat Toomey, da Pensilvânia, disse que chegou a hora de o Presidente desistir dos processos judiciais.

“O Presidente Trump esgotou todas as opções legais plausíveis para contestar o resultado da eleição presidencial na Pensilvânia. (…) Felicito o Presidente eleito Joe Biden e a vice-presidente eleita Kamala Harris pela sua vitória. Ambos são dedicados representantes do povo, e rezarei por eles e pelo nosso país”, afirmou num comunicado.

Este fim-de-semana, um juiz federal da Pensilvânia recusou invalidar a contagem dos votos que foi feita neste estado decisivo, por considerar que não há provas de irregularidades. O advogado de Trump, Rudy Giuliani, já indicou que irá recorrer desta decisão para um tribunal superior, sendo que o objetivo da campanha é chegar até ao Supremo Tribunal.

No caso da Geórgia, a equipa de advogados do Presidente também já pediu uma segunda recontagem dos votos, que agora vai ser feita através de uma máquina.

O jornal The Washington Post avança que Donald Trump já está de olhos postos na corrida presidencial de 2024. O ainda governante está a fazer contactos e já disse a pessoas próximas que, ainda antes do final do ano, irá anunciar a sua recandidatura.

ZAP //

1 Comment

  1. Caro sr. Chris Christie ,
    Será possível que explique a uma colectividade em Portugal , que se chama Chega ( Enough), como é que sendo um indefectível apoiante do espantalho Trump, CHEGOU à conclusão que ele perdeu, limpinho, limpinho, as eleições?
    Pode ser que assim parem de balir e possamos ter algum sossego.
    Saudações democráticas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.