Actuar na Luz é o Super Bowl de Mariza

Bruno Bollaert / Flickr

Mariza

Mariza

A cantora portuguesa Mariza afirmou este sábado que atuar na final da Liga dos Campeões em futebol, no Estádio da Luz, num jogo que será visto por mais de 200 milhões de telespetadores, é o seu “Super Bowl”.

“É o meu Super Bow”, disse a fadista lusa, em entrevista ao site da UEFA, comparando a final da “Champions” com a do campeonato de futebol americano (NFL), que, ano após ano, é o programa com maior audiência nos Estados Unidos.

Mariza considera um “privilégio” participar na festa: “É incrível, pois nunca imaginei fazer algo como isto. Depois de cantar o hino português num Portugal-Coreia do Sul, há alguns anos, pensei que não iria ter mais nenhuma participação no mundo do futebol, mas isto não é apenas futebol – é uma celebração, um evento enorme”.

“Claro que é o mais grandioso jogo de futebol do Mundo, entre duas grandes equipas. Pessoas de diferentes nacionalidades e religiões vão estar juntas para celebrar esta grande ocasião”, prosseguiu a fadista.

Mariza espera que Lisboa “seja uma grande anfitriã” e pensa que receber hoje a final da “Champions”, entre os espanhóis do Real Madrid e do Atlético de Madrid, “é muito bom para a cidade”.

“Vai mostrar um outro lado da capital, talvez uma Lisboa que as pessoas não conhecem – uma bela cidade que sabe como receber quem a visita, com excelente gastronomia e boa gente, que é, ao mesmo tempo, apaixonada por futebol”, disse.

Quanto à sua atuação, Mariza afirma que foi com “grande surpresa” que recebeu o convite: “Nunca me imaginei a cantar esta canção, que é o hino que costumamos ouvir sempre que aparece a imagem da UEFA”.

“Por norma, apenas se ouve o coro, pelo que quando me mostraram toda a canção, apanhei o maior susto da minha vida e pensei: ‘Como é que vou cantar isto? Como é que é possível cantar isto?’. É uma área completamente diferente da minha e está bem longe do meu registo musical”, explicou Mariza.

Ainda assim, a fadista aceitou o desafio: “Conseguimos encontrar uma solução que é muito elegante. É o meu Super Bowl – é uma maneira diferente de brilhar e interpretar algo de uma maneira completamente diferente”, explicou Mariza.

“Mesmo não cantando em português – o hino tem três línguas diferentes (alemão, francês e inglês) –, tentei dar-lhe um toque pessoal, um toque de fado. Foi muito difícil, mas o facto de ser uma cantora portuguesa e a final ser jogada aqui dá uma grande visibilidade a Portugal”, prosseguiu.

Quanto à final e ao futebol, Mariza confessa que não é bem a sua área: “Não sei nada sobre futebol. Não sei as regras, o que é um fora de jogo, por exemplo, mas penso que é um espetáculo muito bonito, muito emotivo”.

“Vi recentemente um jogo do Real Madrid contra o FC Barcelona e foi também um grande espetáculo. O futebol é algo que toca muito as pessoas. É uma vibração completamente diferente do meu mundo, a música. Espero que tenhamos um jogo brilhante, pleno de emoções e que ganhe a melhor equipa”, finalizou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …