Activista Rafael Marques denuncia torturas a presos políticos angolanos

maka.angola / Facebook

O ativista angolano Rafael Marques

O ativista angolano Rafael Marques

O ativista e jornalista angolano Rafael Marques disse à Lusa que dois dos 17 presos políticos angolanos foram torturados pelas autoridades penitenciárias na sexta-feira passada, em Luanda.

“Para além do caso do Luaty Beirão – em greve de fome – há outros casos que estão a passar desapercebidos: o caso do Benedito Jeremias e do Albano Bingo, que foram torturados na sexta-feira passada no Hospital Prisão de S. Paulo, em Luanda, e segundo informações que recebi dos familiares, o diretor adjunto da penitenciária ordenou a tortura contra estes dois jovens com bastões elétricos”, disse Rafael Marques, autor do livro “Diamantes de Sangue”, à Lusa.

Segundo o ativista angolano, promotor do site makaangola.org, e que se encontra neste momento em Portugal, Albano Bingo foi “assaltado por 18 polícias”.

“Torturaram-nos porque estavam a reclamar o direito de poderem falar uns com os outros. A mulher de Albano Bingo disse-me que o marido mal consegue andar devido à pancadaria. Tem feridas nas mãos, nos braços e nas pernas e nas costas”, disse Rafael Marques depois de contactos estabelecidos com os familiares dos detidos.

Entretanto, o músico luso-angolano Luaty Beirão está há 22 dias em greve de fome, o que segundo Rafael Marques, demonstra a “insensibilidade” do regime de Angola.

“O regime sempre foi autoritário e sempre foi brutal e sempre teve uma grande capacidade em esconder e disfarçar a sua insensibilidade humana. Nós temos um presidente, José Eduardo dos Santos, que é insensível ao sofrimento dos seus concidadãos e neste momento ele continua a não conseguir disfarçar essa insensibilidade”, acusa Rafael Marques que, na semana passada, denunciou as prisões dos 17 jovens junto da administração norte-americana, em Washington.

Luaty Beirão, de 33 anos, faz parte de um grupo de 17 jovens – dois dos quais estão em liberdade provisória – acusados formalmente desde 16 de setembro passado de prepararem uma rebelião e um atentado contra o Presidente angolano, mas sem que haja uma decisão do tribunal de Luanda sobre a prorrogação da prisão preventiva.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Investigação a ligações entre PJ e Doyen só ouviu 2 testemunhas antes de ser arquivada

A investigação a alegadas ligações entre um inspetor da PJ e representantes da Doyen, foi arquivada após apenas terem sido ouvidas duas testemunhas. A denúncia sobre estas alegadas ligações chegou da então eurodeputada Ana Gomes. Foi …

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministro decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …

"O culpado sou eu". Abel Ferreira perde Supertaça sul-americana nos penáltis

O Palmeiras, de Abel Ferreira, falhou na quarta-feira a conquista da Supertaça sul-americana de futebol, ao perder com o Defensa y Justicia no desempate por grandes penalidades (3-4), depois do desaire por 2-1 nos 120 …

Podem ter sido encontradas as pegadas de Neandertal mais antigas da Europa

Há cerca de 100 mil anos, uma grande família de Neandertais caminhou ao longo de uma praia naquilo que hoje é o sul de Espanha. Tal como qualquer criança que se preze, os mais novos …

Biden e Merkel pedem a retirada de militares russos (mas já há navios dos EUA a caminho)

Um dia depois de a Rússia anunciar que estava a realizar "exercícios militares" perto da fronteira ucraniana, a Ucrânia indicou também estar a proceder a manobras militares. Joe Biden e Angela Merkel apelaram esta quarta-feira …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: FC Porto com baliza tão longe...no Irão

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/chelsea-0-1-fc-porto-o-musical Tu, que estás aí desse lado, admite: nunca tinhas ouvido estes acordes: Eu apresento: é o hino oficial da Liga dos Campeões, a competição mais mediática de clubes no futebol. E é nessa competição que continuava …

Sócrates acusa juiz de ir "além do seu poder" e PS de "profunda canalhice"

O ex-primeiro-ministro afirmou que o juiz de instrução "não tem o direito" de o indiciar "de crimes novos" e acusou o "mandante" de Fernando Medina na liderança do PS de "profunda canalhice". Foi a primeira entrevista …

Cientistas criam botão de Ligar/Desligar para a edição de genes

O CRISPR-Cas9 revolucionou a engenharia genética na última década. Agora, o novo método reversível pode controlar a expressão genética, deixando a sequência de ADN subjacente inalterada. O CRISPR-Cas9 é uma poderosa ferramenta de edição genética que …

Violação, coação sexual e abuso de pessoa incapaz podem vir a ser crimes públicos

O Parlamento vai discutir esta quinta-feira em plenário a transformação dos crimes de violação, coação sexual e abuso sexual de pessoa incapaz de resistência em crime público, através de projetos de lei de vários partidos. O …