Açores e Madeira acusam DGS de não usar dados verdadeiros nos boletins

Rovena Rosa / ABr

A Direção Regional da Saúde (DRS) da Madeira garantiu que os números reportados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) esta sexta-feira não correspondem à realidade. A DRS dos Açores também assume a existência de discrepâncias.

De acordo com o Observador, Madeira e Açores garantem que os números da Direção-Geral da Saúde (DGS) não correspondem aos dados registados pelas regiões autónomas, discrepâncias que têm acontecido com frequência.

“Os números indicados são geradores de desinformação junto da população e são prejudiciais para a dinâmica do setor do turismo na região. Os números fidedignos são os dados reportados, diariamente, pela Direção Regional de Saúde, de forma clara, segura e transparente”, lê-se na nota da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil (SRS) enviada ao diário.

Ao matutino, fonte oficial da DGS confirmou a existência de discrepâncias pontuais e uma diferença maior identificada no final de janeiro em relação à Madeira. No entanto, afirmou que as situações podem ser sempre corrigidas.

Entre as críticas, explica o Observador, está a alegada contabilização de casos dos arquipélagos madeirenses e açorianos que testam positivo à covid-19 no continente, algo que não acontece, por exemplo, com continentais infetados identificados pelas autoridades regionais.

No caso de sexta-feira, os dados da autoridade nacional reportavam um total de 3.791 nos Açores e 7.023 na Madeira, até às 23h59 de dia 4 de março. Já os dados das regiões autónomas reportavam, respetivamente, 3.907 (às 11h47 de dia 4 de março) e 7.432 (com dados até cerca das 18h de dia 4 de março).

As regiões autónomas fecham as contagens mais cedo, mas têm mais 116 e mais 409 casos reportados, respetivamente, do que a DGS. Em relação aos óbitos, no boletim da DGS consta uma morte a menos nos Açores e menos três na Madeira do que o que é indicado pelos governos regionais.

Em relação às diferenças nos números da Madeira, fonte da DGS esclareceu que “detetou no final de janeiro uma discrepância nas notificações laboratoriais, tendo, de imediato, contactado o Sesaram [Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira] para apurar as causas”.

O problema estava relacionado com atrasos na comunicação dos casos por parte de um laboratório. Os dados em falta “estão a ser progressivamente introduzidas no sistema, que os assume, naturalmente, como novos casos”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Neuralink divulga vídeo de macaco a jogar videojogo com a mente

A Neuralink, empresa de implantes cerebrais do empresário Elon Musk, divulgou na quinta-feira um vídeo que mostra a tecnologia a funcionar em macacos. No vídeo, um cientista da Neuralink explica a forma como a empresa implantou …

Obra de Paula Rego vai a leilão com estimativa de um milhão de libras

A obra “The Aunt (Nada)”, da pintora portuguesa Paula Rego, vai ser leiloada pela Phillips, em Londres, na quinta-feira, com uma estimativa de venda entre 800 mil e 1,2 milhões de libras (922 mil a …

Minerar bitcoin na China vai gerar mais emissões de carbono do que as de toda a República Checa

Um novo estudo estima que o processo de mineração de bitcoin na China poderá gerar em breve 130,50 milhões de toneladas de emissões de carbono por ano (mais do que a produção anual de toda …

Chelsea 0-1 FC Porto | Adeus com sentimento de injustiça

Difícil de lidar. O Porto mostrou capacidade para afastar o poderoso Chelsea nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, mas ficou a um golo de levar a eliminatória para prolongamento, acabando afastado. Após a derrota por 2-0 …

Suíça cria a moeda mais pequena do mundo com a imagem de Einstein

Com a famosa imagem de Albert Einstein a mostrar a língua, e com apenas 2,96 mm de diâmetro, é necessário o recurso a uma lupa para conseguir apreciar o objeto. Esta é a  moeda mais …

Citroën apresenta o seu novo topo de gama. O C5 X promete audácia e inovação

A Citroën apresentou o C5 X, uma carrinha sobrelevada ao estilo de crossover, que faz uma maior apologia da tecnologia, do conforto e de um desenho mais irreverente face aos rivais que se encontram no …

J-Lo, H.E.R. e Foo Fighters em concerto para financiar vacinas contra a covid-19

As cantoras Jennifer Lopez e H.E.R. são duas das participantes num espetáculo especial, que será transmitido a nível global, no próximo dia 8 de maio, com o objetivo de angariar fundos para as vacinas contra …

"Indecente e imoral". Paquistão em guerra aberta com o TikTok, a rede social mais popular do país

O TikTok é a rede social mais popular no Paquistão, mas a aplicação mostra um lado do país que não se alinha com a sua imagem conservadora. Em 2019, o TikTok tornou-se a segunda aplicação mais …

Joe Biden promete retirar todas as tropas do Afeganistão até 11 de setembro de 2021

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai propor a retirada de todas as tropas do Afeganistão até ao dia 11 de setembro de 2021, no vigésimo aniversário do ataque ao World Trade Center. Segundo o …

120 anos depois, IA ajuda a recriar pintura escondida sob obra-prima de Picasso

A Inteligência Artificial (IA) ajudou a recriar uma obra de arte que esteve escondida sob uma pintura de Pablo Picasso durante quase 120 anos. Uma misteriosa paisagem esconde-se debaixo da superfície visível de La Miséreuse Accroupie …