Acordo com credores desbloqueia nova ajuda para a Grécia

Orestis Panagiotou / EPA

Euclid Tsakalotos, ministro das Finanças da Grécia

Euclid Tsakalotos, ministro das Finanças da Grécia

A zona euro está pronta para desbloquear os dois mil milhões de euros prometidos à Grécia em troca de medidas e mais 10 mil milhões de euros destinados à recapitalização da banca.

“A zona euro está pronta para pagar essa parcela do empréstimo e transferir os fundos necessários para a recapitalização do setor bancário grego com 10 mil milhões de euros previstos para esse efeito, com a condição de a Grécia aplicar as medidas” que acordou com os credores, explicou o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem.

Durante a manhã foi realizada uma conferência telefónica do grupo de trabalho do euro para fazer um balanço das medidas que Atenas tem de aplicar para continuar a obter a assistência dos credores.

Horas antes, foi alcançado um acordo entre as duas partes, nomeadamente na questão das execuções hipotecárias, que bloqueava até agora o avanço das negociações. Os credores defendiam que as hipotecas fossem facilitadas enquanto Atenas queria continuar a proteger as famílias com dívidas.

O Ministério das Finanças da Grécia indicou que deve ser entregue esta terça-feira no Parlamento um projeto de lei para formalizar as medidas acordadas e será submetido a votação na quinta-feira.

“É uma boa notícia”, afirmou Dijsselbloem após a conferência telefónica.

Após esta etapa, os fundos da zona euro, provenientes do Mecanismo Europeu de Estabilidade, devem ser desbloqueados na sexta-feira.

A Grécia deverá ainda receber até ao fim do ano mil milhões de euros do total de 86 mil milhões de euros do empréstimo concedido ao país ao longo de três anos, o terceiro desde 2010.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Barcelona empata com o Levante e "despede-se" do título espanhol

O FC Barcelona deu hoje um gigante passo atrás na corrida ao título espanhol de futebol, ao empatar 3-3 no reduto do Levante, depois de estar a ganhar por 2-0 e 3-2, em encontro da …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: 11.05.2021

Festa verde e assunto encerrado. Sporting quebra jejum de 19 anos e volta a celebrar a conquista de um título de campeão nacional. O novo desafio de Mourinho. As finais da Champions e Liga Europa. …

Certificado covid-19. Preço para os testes na UE gera discórdia

O Certificado Verde Digital, proposto pela Comissão, deverá passar a chamar-se Certificado Covid19 da UE, admitiu a presidência portuguesa da União Europeia. Os eurodeputados querem testes gratuitos para quem viaja, mas essa proposta esbarra nos …

Paulo Fonseca em negociações com o Lyon

O ainda treinador da AS Roma, que vai ser substituído por José Mourinho na próxima temporada, já estará em negociações com o Lyon. Segundo o jornal Record, Paulo Fonseca não só figura na lista de prioridades …

"Incongruente" e "inadequada". Antigos militares criticam reforma das Forças Armadas

Antigos militares consideram que o melhor seria suspender a proposta do Governo que admitem que "nem em tempo de guerra tem lugar". Um grupo de antigos militares GREI - Grupo de Reflexão Estratégica Independente - sugere …

Manchester City conquista título no sofá e com costela portuguesa. É o terceiro em quatro anos

O Manchester City garantiu esta terça-feira a conquista do seu sétimo título de campeão inglês de futebol, e terceiro em quatro anos, face ao desaire do Manchester United na receção ao Leicester (1-2), na 36.ª …

Venda da Groundforce pode ficar nas mãos do administrador de insolvência

A apreciação judicial do pedido de insolvência da Groundforce feito pela TAP ainda deverá demorar alguns meses. Até lá, o acionista maioritário terá de conseguir vender a sua parte, ou a decisão poderá passar para …

Estádio do Dragão vai receber final da Liga dos Campeões

O Estádio do Dragão, na cidade do Porto, vai ser o palco da final da Liga dos Campeões, entre Chelsea e Manchester City, agendada para 29 de maio. A hipótese de a cidade "Invicta" e o …

Ministério Público, viúva de Ihor e inspetores vão recorrer da sentença

Tanto o Ministério Público, como a viúva de Ihor Homeniuk e os inspetores do SEF, vão recorrer da decisão no caso da morte do ucraniano no aeroporto. Procuradora considera que penas foram demasiado leves. A decisão …

Entre a espada e a parede. Ministro do Ambiente de “olhos fechados“ em relação à agricultura intensiva

João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente, continua a fugir a perguntas sobre a expansão da área de estufas no Parque Natural do Sudoeste Alentejano, quando questionado em audição na comissão parlamentar de Ambiente sobre …