Acionistas compram dívidas da Global Media. BCP e Novo Banco terão feito desconto de 85%

detengase / Flickr

Os acionistas de referência da Global Media – Kevin Ho e José Pedro Soeiro – também compraram ao BCP e ao Novo Banco as dívidas do grupo.

O ECO avançou, esta sexta-feira, que Kevin Ho e José Pedro Soeiro, acionistas de referência da Global Media, compraram as dívidas do grupo ao Millennium BCP e ao Novo Banco. De acordo com fontes não identificadas, a compra terá sido efetuada com um desconto entre os 80% e os 85%, sendo que a operação aconteceu em simultâneo com a compra das posições de capital detidas pelos dois bancos.

A compra – tanto das dívidas como das posições de capital – foi comunicada aos colaboradores da Global Media através de uma carta enviada pela administração na véspera de Natal.  Na missiva lê-se que, após esta operação, a dívida bancária da empresa foi reduzida para “valores marginais”.

“Reduzimos a nossa dívida bancária de forma consistente, desde 2014 até 2018, através de venda de ativos. No ano de 2019, demos um novo passo estruturante na sustentabilidade financeira do nosso grupo, tendo os acionistas adquirido as dívidas e participações detidas pelos bancos Millennium BCP e Novo Banco, reduzindo, assim, a dívida bancária, para valores marginais.”

Contudo, não se conhece o valor da transação nem a quantia perdida pelos bancos. Fonte oficial do grupo remeteu esclarecimentos para as partes que “terão executado o eventual negócio”. O BCP e o Novo Branco optaram também por não comentar a operação.

O BCP vendeu a totalidade do capital que detinha na Global Media. Os principais acionistas são Kevin Ho, empresário de Macau, dono da KNJ, e José Pedro Soeiro, empresário português ligado ao antigo primeiro-ministro de Angola, Lopo de Nascimento. Joaquim Oliveira ainda permanece acionista, mas reduziu a participação.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.