Acenar com as mãos, pés e cabeça. É assim que as rãs de vidro atraem a atenção dos seus parceiros

A maioria das rãs emite um coaxar característico como forma de atrair a atenção de um potencial parceiro. Contudo, algumas das espécies que “gritam” perto de riachos e cascatas aumentam o potencial de serem notadas, exibindo movimentos de mãos, pés e cabeça.

A ecologista Rebecca Brunner descobriu que a rã de vidro – Sachatamia orejuela – pode ser adicionada à lista de espécies que fazem uso de sinais visuais devido aos ambientes acústicos onde habitam. Esta é a primeira vez que um membro da família das rãs de vidro foi observado a usar comunicação visual.

“Várias outras espécies de sapos usam a sinalização visual para se comunicarem em ambientes mais barulhentos”, explicou Brunner, acrescentando que “o que é interessante é que estas espécies não estão intimamente relacionadas umas com as outras, o que significa que estes comportamentos provavelmente só evoluíram independentemente, e em resposta a ambientes semelhantes – um conceito chamado evolução convergente“.

As rãs de vidro são nativas das florestas tropicais do Equador e da Colômbia. Estes animais são especialmente únicos porque são exclusivamente encontrados em rochas e pedras dentro das zonas de pulverização de cascatas, onde a água corrente e as superfícies escorregadias oferecem alguma proteção contra possíveis predadores, tal como a sua cor cinza-esverdeada e a pele semi-transparente que os tornam quase impossíveis de observar.

Porém, estes aspeto camaleónico dos anfíbios nunca permitiu aos cientistas que percebessem mais sobre o seu comportamento de acasalamento e procriação, diz o Phys.

Brunner, que estuda a bioacústica de diferentes ambientes ecológicos, observou pela primeira vez este comportamento de sinalização visual. Assim que viu a rã a levantar repetidamente as patas dianteiras e traseiras, a bióloga subiu a uma rocha e conseguiu gravar o momento.

Rebecca Brunner a escalar as rochas

“Antes desta pesquisa, não havia nenhum registo oficial dos sinais de comunicação desta espécie”, assumiu a especialista, que acredita que observou ”algo especial”.

Enquanto Brunner filmava, o sapo continuou a balançar as mãos, os pés e a cabeça. A bióloga diz ainda que também observou outro macho a alguns metros de distância realizando os mesmos movimentos.

A investigadora realça que ”esta é uma descoberta estimulante porque é um exemplo perfeito de como a paisagem sonora de um ambiente pode influenciar as espécies que lá vivem”.

O estudo foi publicado na BRILL a 12 de novembro de 2020.

Ana Isabel Moura Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Robôs "burros" trabalham em conjunto para realizar tarefas complexas

Uma nova pesquisa mostra que, ao mesmo tempo que aumentam as interações magnéticas, um enxame de robôs dispersos, chamados BOBbots, pode reunir-se em aglomerados compactos para realizar tarefas complexas. Fazer com que um enxame de robôs …

O uso doméstico de carvão na China resulta em mortes prematuras

Um novo estudo indica que, na China, a poluição da queima de carvão residencial causa um número desproporcional de mortes prematuras por exposição a poluentes minúsculos inaláveis, conhecidos como PM2.5. A combustão do carvão por centrais …

Estudo alerta para níveis preocupantes de produtos químicos tóxicos no leite materno

Um novo estudo, que analisou o leite materno de mulheres americanas quanto à contaminação por PFAS, detetou o produto químico tóxico em todas as 50 amostras testadas, e em níveis quase 2.000 vezes mais altos …

Dinheiro, imóveis e arte. João Rendeiro perde fortuna para o Estado

Um milhão e meio de euros em numerário, contas e ativos bancários, obras de arte e quatro imóveis em Lisboa, Cascais e Oeiras vão ser arrestados a João Rendeiro, ex-presidente do Banco Privado Português (BPP). Segundo …

A primeira eco-casa impressa em 3D "nasceu" em Itália

A empresa de impressão 3D WASP e o Mario Cucinella Architects concluíram a casa TECLA. É o primeiro modelo de habitação eco-sustentável a ser construído a partir de matérias-primas locais usando tecnologia de impressão 3D.  O …

Partido de Le Pen desviou 6,8 milhões de fundos europeus, segundo jornal francês

O partido francês de extrema-direita União Nacional (RN, sigla original), liderado por Marine Le Pen, terá desviado 6,8 milhões de euros de fundos do Parlamento Europeu, revela este domingo um inquérito policial noticiado pelo Le …

Proporção divina. Antiga fórmula grega pode ser responsável pelo sucesso dos musicais

Desde 1972, quando "Jesus Christ Superstar" estreou na Broadway, os mais populares musicais quase unanimemente empregaram uma fórmula centenária conhecida como “a proporção divina” - e, surpreendentemente, parecem tê-lo feito acidentalmente. A proporção divina é um …

Egito já iniciou obras de alargamento do Canal do Suez

A Autoridade do Canal do Suez iniciou este sábado obras para ampliar dez quilómetros do troço sul, onde o navio Ever Given encalhou em março passado, causando o bloqueio de uma das vias de navegação …

Museu do Prado descobre erro de 500 anos numa das suas esculturas

O Museu do Prado, em Madrid, descobriu que uma das suas esculturas, que se pensava ser do século XV, é afinal uma obra do século XX. Em comunicado, o museu espanhol explicou que a escultura – …

Costa entrou em “modo avestruz” e Cabrita é uma “mancha”. Líder do CSD não poupa nas críticas

Francisco Rodrigues dos Santos fez duras críticas ao primeiro-ministro, António Costa, e ao ministro da Administração Interna, Eduarda Cabrita. O presidente do CDS-PP disse que o primeiro-ministro entrou "em modo avestruz no caso João Galamba" referindo-se …