Acenar com as mãos, pés e cabeça. É assim que as rãs de vidro atraem a atenção dos seus parceiros

A maioria das rãs emite um coaxar característico como forma de atrair a atenção de um potencial parceiro. Contudo, algumas das espécies que “gritam” perto de riachos e cascatas aumentam o potencial de serem notadas, exibindo movimentos de mãos, pés e cabeça.

A ecologista Rebecca Brunner descobriu que a rã de vidro – Sachatamia orejuela – pode ser adicionada à lista de espécies que fazem uso de sinais visuais devido aos ambientes acústicos onde habitam. Esta é a primeira vez que um membro da família das rãs de vidro foi observado a usar comunicação visual.

“Várias outras espécies de sapos usam a sinalização visual para se comunicarem em ambientes mais barulhentos”, explicou Brunner, acrescentando que “o que é interessante é que estas espécies não estão intimamente relacionadas umas com as outras, o que significa que estes comportamentos provavelmente só evoluíram independentemente, e em resposta a ambientes semelhantes – um conceito chamado evolução convergente“.

As rãs de vidro são nativas das florestas tropicais do Equador e da Colômbia. Estes animais são especialmente únicos porque são exclusivamente encontrados em rochas e pedras dentro das zonas de pulverização de cascatas, onde a água corrente e as superfícies escorregadias oferecem alguma proteção contra possíveis predadores, tal como a sua cor cinza-esverdeada e a pele semi-transparente que os tornam quase impossíveis de observar.

Porém, estes aspeto camaleónico dos anfíbios nunca permitiu aos cientistas que percebessem mais sobre o seu comportamento de acasalamento e procriação, diz o Phys.

Brunner, que estuda a bioacústica de diferentes ambientes ecológicos, observou pela primeira vez este comportamento de sinalização visual. Assim que viu a rã a levantar repetidamente as patas dianteiras e traseiras, a bióloga subiu a uma rocha e conseguiu gravar o momento.

Rebecca Brunner a escalar as rochas

“Antes desta pesquisa, não havia nenhum registo oficial dos sinais de comunicação desta espécie”, assumiu a especialista, que acredita que observou ”algo especial”.

Enquanto Brunner filmava, o sapo continuou a balançar as mãos, os pés e a cabeça. A bióloga diz ainda que também observou outro macho a alguns metros de distância realizando os mesmos movimentos.

A investigadora realça que ”esta é uma descoberta estimulante porque é um exemplo perfeito de como a paisagem sonora de um ambiente pode influenciar as espécies que lá vivem”.

O estudo foi publicado na BRILL a 12 de novembro de 2020.

Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos culpa Rússia pelo assassinato de Alexander Litvinenko

Decisão remonta ao incidente de novembro de 2006, que ocorreu num hotel londrino, seis anos após o dissidente político se ter mudado para o Reino Unido, precisamente para fugir às ameaças do regime de Vladimir …

"Tratam-nos assim por causa da cor da nossa pele". Polícias nos EUA filmados a chicotear migrantes

Fotos e vídeos mostram polícias na fronteira a carregar contra migrantes e a usar objectos semelhantes a chicotes. A Casa Branca já condenou a situação e promete que vai investigar o sucedido. Pareciam imagens do tempo …

Benfica: a principal ameaça na Liga dos Campeões será Darwin

Pelo menos é a visão catalã. Benfica é o próximo adversário do Barcelona. Mais um jogo, mais uma vitória. O Benfica só sabe ganhar no campeonato português, para já, e na noite passada venceu em casa …

Estado vai financiar formação de funcionários públicos em universidades e politécnicos

Verbas destinadas ao projeto provêm do Orçamento do Estado e do Plano de Recuperação e Resiliência — cerca de 600 milhões. O Estado vai financiar, inteira ou parcialmente, as formações profissionais dos profissionais públicos, através do …

Sevilha rescinde com jogador por má forma física

O Sevilha anunciou a rescisão de contrato com o defesa-central Joris Gnagnon por falta de profissionalismo relativamente à sua forma física. De acordo com o jornal A Bola, o Sevilha rescindiu contrato com o defesa-central francês …

"O nosso Governo está pronto". Trudeau volta a ganhar as eleições - mas sem maioria absoluta

O líder do Partido Liberal do Canadá (LP) Justin Trudeau disse hoje, depois de ganhar as eleições gerais do país, que os eleitores canadianos escolheram "um plano progressivo" e que está pronto para formar um …

Travar margens nos combustíveis pode acabar por prejudicar os consumidores (e até fechar bombas)

A proposta de lei do Governo aprovada, na semana passada, para a limitação das margens das petrolíferas nos preços dos combustíveis pode acabar por travar a concorrência e até levar ao encerramento de bombas de …

"Nunca se pode tirar Messi" (mas há um gesto que pode explicar a sua substituição)

A substituição de Messi, e a forma como reagiu, no jogo entre o Paris Saint-Germain e o Lyon da Liga francesa, continua a dar que falar. E agora avança-se a possibilidade de o craque argentino …

Médicos querem que norma de isolamento tenha em conta a atual taxa de vacinação

Com o regresso às aulas, médicos de saúde pública defendem a revisão da norma referente ao isolamento de contactos de risco, para que esta tenha em consideração a elevada taxa de vacinação. O ano letivo arrancou …

Com Moedas como alvo e Temido como "guardiã", Medina prometeu um novo futuro para Lisboa

O candidato da coligação PS/Livre à presidência da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, acusou a direita de ambicionar nas autárquicas de domingo “a segunda volta do jogo que perdeu na disputa do poder legislativo”. Fernando Medina …