Académicos sul-africanos querem diminuir o brilho do Sol

Um grupo de cientistas e académicos sul-africanos considera diminuir o brilho do Sol para evitar uma seca devastadora na Cidade do Cabo, de acordo com um novo estudo científico recentemente publicado.

Os especialistas pretendem lançar para a atmosfera superior partículas minúsculas para refletir a luz do Sol e reduzir a sua intensidade. Na prática, sugerem tornar o ambiente da Cidade do Cabo menos soalheiro, explica o jornal sul-africano The Mail & Guardian.

Trata-se de um plano controverso, quer pelo seu impacto no clima quer pelas suas implicações geopolíticas. Contudo, face à perspetiva real do “Dia Zero”, isto é o ponto em que não há água suficiente para todos, podem ser necessárias medidas mais drásticas.

A libertação de dióxido de enxofre sob a forma de aerossóis na estratosfera reduziria o risco de seca no “Dia Zero” até ao final do século em cerca de 90%, segundo o estudo levado a cabo pelos cientistas, publicado na revista Environmental Research Letters.

Tal como explica o portal Futurism, a intervenção proposta pelos académicos sul-africanos tem como objetivo não piorar as previsões de seca no território sul africano.

De acordo com o novo estudo, injetar estas partículas reflexivas na atmosfera manterias as atuais probabilidades de o “Dia Zero” ocorrer, em vez de permitir que este fenómeno extremo se torne mais provável à medida que as mudanças climáticas

Mesmo que o plano seja aprovado e resulte, este tipo de geo-engenharia que visa diminuir o brilho do sol seria só parte da equação para resolver o problema, uma vez que estes aerossóis nada fazem para reverter a mudança climática em si – na prática, apenas iriam mascarar os efeitos que estas mudanças têm no planeta.

O mesmo portal de Ciência frisa ainda que não é claro que consequências é que estas ações, que interferem diretamente no ambiente, poderiam trazer a nível geopolítico.

Pesquisas citadas pelo The Mail & Guardian sustentam que estes esforços poderiam mesmo desencadear conflitos internacionais.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Senhores jornalistas

    Solarengo refere-se aos solares, casas senhoriais, casas de arquitectura requintada, e não ao Sol. A expressão correcta seria “soalheiro”.

  2. Redes gigantes suspensas por balões ou então usar óculos de sol … recicláveis claro. O desespero começa a aparecer quando as soluções passam por este tipo de ideias desesperadas.

    … and then, they scortched the sky … esta foi de facto a última solução da humanidade para tentar parar as máquinas no lore do Matrix.

RESPONDER

Os sete planetas do tamanho da Terra da estranha estrela TRAPPIST-1 podem ser feitos de material semelhante

O sistema estelar TRAPPIST-1 é o lar do maior lote de planetas aproximadamente do tamanho da Terra já encontrado fora do nosso Sistema Solar. Descobertos em 2016 a cerca de 40 anos-luz de distância, estes …

Sem nuvens ou neblina. Descoberto o primeiro planeta semelhante a Júpiter com uma atmosfera límpida

Foi descoberto o primeiro planeta semelhante a Júpiter sem nuvens ou neblina, que é também o segundo mundo já identificado de atmosfera límpida, segundo uma nova investigação levada a cabo por astrónomos do do Harvard-Smithsonian …

Joana d’Arc: a heroína injustiçada que teve um papel fundamental na Guerra dos 100 Dias

Quando entrou na adolescência, Joana d'Arc já estava com o futuro traçado, pois a sua família já tinha escolhido um rapaz para se casar com ela. Contudo, o seu destino acabou por ser outro: teve …

Farense 0-1 FC Porto | Dragão voa com recital de Corona

O FC Porto aproveitou da melhor forma o deslize do Benfica em casa com o Nacional para se isolar no segundo lugar na Liga NOS, com mais dois pontos que as “águias”. A formação portista foi …

A forma mais simples (e inovadora) de ensinar genética é... com gomas

Se um ursinho de goma vermelho tiver um filho com outro ursinho de goma amarelo, que percentagem de vermelho e amarelo terá o bebé? De acordo com um neurocientista esta poderá ser a forma perfeita …

Videojogo "The Sims 3" usado para estudar como é que psicopatas atacam as suas vítimas

Um novo estudo baseou-se no videojogo "The Sims 3" para estudar a forma como os psicopatas escolhem e atacam as suas vítimas. "The Sims" é uma série de videojogos de simulação de vida real, cujo primeiro …

"Realidade mista". Hologramas podem mudar a forma como visitamos os museus

Para milhões de crianças, ser arrastado para um museu é uma experiência dolorosa. Porém, isso pode mudar com o desenvolvimento de uma nova tecnologia de “realidade mista” (RM). A nova tecnologia de “realidade mista” (RM) pode …

Bunker nuclear da Guerra Fria à venda no Reino Unido

Um bunker da Guerra Fria localizado perto de St Agnes em Cornwall, Reino Unido, está à venda na Rightmove, o maior portal imobiliário do Reino Unido. De acordo com o jornal britânico Mirror, o bunker, …

SL Benfica 1-1 CD Nacional | Insulares apagam a luz às "águias"

O Benfica voltou a escorregar e soma três jogos consecutivos sem vencer após o empate no Dragão e a derrota diante do Braga. Na tarde desta segunda, a equipa de Jorge Jesus não foi além …

Partido das FARC muda de nome para romper com o seu passado violento

O partido político das FARC deu um novo passo, este domingo, para romper com o seu passado violento, ligado à sigla das antigas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, passando a ser denominado Comunes. O nome Comunes …