Académicos sul-africanos querem diminuir o brilho do Sol

Um grupo de cientistas e académicos sul-africanos considera diminuir o brilho do Sol para evitar uma seca devastadora na Cidade do Cabo, de acordo com um novo estudo científico recentemente publicado.

Os especialistas pretendem lançar para a atmosfera superior partículas minúsculas para refletir a luz do Sol e reduzir a sua intensidade. Na prática, sugerem tornar o ambiente da Cidade do Cabo menos soalheiro, explica o jornal sul-africano The Mail & Guardian.

Trata-se de um plano controverso, quer pelo seu impacto no clima quer pelas suas implicações geopolíticas. Contudo, face à perspetiva real do “Dia Zero”, isto é o ponto em que não há água suficiente para todos, podem ser necessárias medidas mais drásticas.

A libertação de dióxido de enxofre sob a forma de aerossóis na estratosfera reduziria o risco de seca no “Dia Zero” até ao final do século em cerca de 90%, segundo o estudo levado a cabo pelos cientistas, publicado na revista Environmental Research Letters.

Tal como explica o portal Futurism, a intervenção proposta pelos académicos sul-africanos tem como objetivo não piorar as previsões de seca no território sul africano.

De acordo com o novo estudo, injetar estas partículas reflexivas na atmosfera manterias as atuais probabilidades de o “Dia Zero” ocorrer, em vez de permitir que este fenómeno extremo se torne mais provável à medida que as mudanças climáticas

Mesmo que o plano seja aprovado e resulte, este tipo de geo-engenharia que visa diminuir o brilho do sol seria só parte da equação para resolver o problema, uma vez que estes aerossóis nada fazem para reverter a mudança climática em si – na prática, apenas iriam mascarar os efeitos que estas mudanças têm no planeta.

O mesmo portal de Ciência frisa ainda que não é claro que consequências é que estas ações, que interferem diretamente no ambiente, poderiam trazer a nível geopolítico.

Pesquisas citadas pelo The Mail & Guardian sustentam que estes esforços poderiam mesmo desencadear conflitos internacionais.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Senhores jornalistas

    Solarengo refere-se aos solares, casas senhoriais, casas de arquitectura requintada, e não ao Sol. A expressão correcta seria “soalheiro”.

  2. Redes gigantes suspensas por balões ou então usar óculos de sol … recicláveis claro. O desespero começa a aparecer quando as soluções passam por este tipo de ideias desesperadas.

    … and then, they scortched the sky … esta foi de facto a última solução da humanidade para tentar parar as máquinas no lore do Matrix.

RESPONDER

Há uma nova explicação para o facto de bebés amamentados terem sistemas imunitários mais saudáveis

Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriu que o leite materno promove o crescimento de importantes células imunitárias que ajudam a controlar eventuais inflamações. De acordo com o site …

PS diz que Marcelo deve vitória aos socialistas (e cobra-lhe apoio em tempos difíceis)

"A democracia venceu na primeira volta e o extremismo de direita foi derrotado". É desta forma que o presidente do PS, Carlos César, comenta os resultados das eleições presidenciais ganhas por Marcelo Rebelo de Sousa, …

"Liberdade para a Dinamarca". Novos incidentes em manifestação contra restrições

Uma manifestação contra as restrições impostas para conter a pandemia, organizada por um grupo radical, em Copenhaga, originou novos incidentes na noite de sábado e resultou em cinco detenções, relataram a polícia e os meios …

Pela primeira vez, um restaurante vegan ganha uma estrela Michelin em França

Um restaurante de comida totalmente vegan em França foi o primeiro do país a receber a desejada estrela Michelin. Localiza-se perto de Bordéus. A concessão da estrela ao ONA (Origine Non-Animale) é mais uma evidência de …

Onze mineiros resgatados com vida de uma mina de ouro na China

Onze mineiros presos há duas semanas dentro de uma mina de ouro na China, devido a uma explosão, foram hoje trazidos em segurança para a superfície, informou a televisão estatal chinesa. No dia 10 de janeiro, …

Multimilionário oferece 1 milhão em prémios por evidências de vida após a morte

Um empresário de Las Vegas, nos Estados Unidos, está a oferecer um milhão de dólares em prémios em troca de evidências de que existe vida após a morte. O investidor imobiliário e empresário espacial Robert Bigelow, …

Marcelo reeleito com 55% a 62% dos votos. Ana Gomes em segundo lugar

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito para um segundo mandato como Presidente da República, após vencer as eleições deste domingo com 55% a 62% dos votos.  Segundo as primeiras projeções, Ana Gomes deverá ficar em …

Itália vai processar Pfizer e AstraZeneca devido a atrasos nas vacinas. UE pede "transparência"

A Itália vai processar a Pfizer Inc e a AstraZeneca devido aos atrasos na entrega das vacinas contra a covid-19 e para garantir os fornecimentos – não para obter compensações, disse neste domingo o ministro …

Declínio cognitivo relacionado com a idade pode ser reversível

Cientistas conseguiram reverter em ratos o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. O objetivo dos investigadores é que as farmacêuticas baseiem-se neste estudo para criar um composto que possa ser administrado em humanos. As células específicas do …

Afluência às urnas é menor (mas há mais votantes). Abstenção deverá ficar entre os 56 e 60%

A afluência às urnas às 16:00 nas presidenciais de hoje em Portugal, 35,4%, é a segunda mais baixa desde as eleições de 2006, ano em que este número passou a ser divulgado pela administração eleitoral. Esta …