Academia Luís Figo arranca este sábado em Pequim

ElHormiguero / Flickr

Luís Figo no El Hormiguero

Luís Figo no El Hormiguero

A academia chinesa de futebol com o nome do antigo capitão da selecção portuguesa Luís Figo inicia a actividade no próximo sábado em Pequim, primeira etapa de um programa de formação que irá estender-se a dez cidades chinesas.

“Vai ser uma experiencia única. Em termos de formação, a China está a zero. Vamos estimular o entusiasmo pelo futebol”, disse à agência Lusa o director técnico da Winning League / Figo Football Academy, Joaquim Preto.

Antigo treinador do Sporting Clube de Portugal, que ajudou a formar Cristiano Ronaldo e outras estrelas da modalidade, Joaquim Preto, 55 anos, chegou esta semana a Pequim, acompanhado pelos seis técnicos destacados para orientar os treinos nas primeiras escolas da academia.

A Academia Luís Figo é uma instituição privada, destinada a crianças e adolescentes entre os 4 e 15 anos de idade, com treinos de 1 hora ou hora e meia duas ou três vezes por semana, e um jogo aos sábados.

“Treinos sem jogos não levam a lado nenhum. O mais importante aprende-se no jogo e o entusiasmo nasce da competição”, salientou Joaquim Preto.

As propinas para uma série de 12 sessões (mais o equipamento) custam 2.000 yuan (cerca de 240 euros), o equivalente a quase um terço do salário médio mensal em Pequim.

Em Outubro de 2012, o Real Madrid e o campeão chinês de futebol, Guangzhou Evergrand, criaram uma escola da modalidade com capacidade para 10.000 alunos, que funciona em regime de internato.

A Academia Luís Figo é diferente: “É uma actividade extracurricular e em que as crianças não ficam afastadas da família”, disse o director técnico do projecto.

“Queremos ligar-nos às escolas e utilizar os espaços relvados da cidade”, acrescentou.

O primeiro encontro com os pais e alunos está marcado para sábado em Pequim, seguindo-se Xangai, na segunda-feira, e depois Cantão, as primeiras três cidades a acolher a Academia Luís Figo.

Gonçalo Monteiro e Nuno Marques ficarão a orientar os treinos em Pequim e as duplas André Venâncio/ Ricardo Ferreira e Vítor Valente/João Nunes irão para Xangai e Cantão, respectivamente.

Os seis treinadores são diplomados pela Federação Portuguesa de Futebol e a UEFA.

Até ao final do ano deverão abrir mais sete escolas em outras tantas cidades, entre as quais Zhuhai, uma zona económica especial adjacente a Macau, adiantou Joaquim Preto.

Figo – ou Feiguê, como dizem os chineses – é uma das figuras portuguesas mais conhecidas na China.

O futebol chinês só se tornou uma modalidade profissional no início da década de 1990, quando a China adoptou o sistema de “economia de mercado socialista”, mas apesar dos maus resultados da sua selecção nacional, é o desporto mais popular do país.

No ranking actual da FIFA (Federação Internacional de Futebol), a China encontra-se no 96.º lugar, enquanto Portugal ocupa a 3.ª posição, logo atrás da Alemanha e do campeão mundial em título, a Espanha.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.