Acabaram-se as rodinhas. Esta bicicleta para crianças nunca cai

2

jyrobike

A pensar nos miúdos que estão a aprender a andar de bicicleta, uma empresa norte-americana desenvolveu a Jyrobike, a bicicleta que se equilibra sozinha e elimina a necessidade do uso de rodinhas auxiliares pelas crianças.

A Jyrobike possui um sofisticado mecanismo na roda da frente, alimentado por uma bateria recarregável, que funciona como um giroscópio, fornecendo uma força estabilizadora. É isso que corrige a direcção da bicicleta, mantendo a criança em linha recta, caso ela se desequilibre durante o percurso. Um aviso sonoro alerta para a necessidade de recarregar a bateria.

«Faça bem logo à primeira. Ensine a sua criança a andar de bicicleta numa tarde», é o lema da Jyrobike que, embora ainda não tenha chegado às lojas, já está a ser comercializada online.

Para já, são dois os modelos disponíveis para venda, sendo também possível adquirir apenas a roda com o giroscópio para encaixar numa outra bicicleta. Os preços variam entre os 125 euros e os 300 euros.

 

O conceito original foi desenvolvido por alunos da Thayer School of Engineering, nos Estados Unidos, como parte de um projecto de pós-graduação. O primeiro protótipo foi premiado pelo Break Through Award, um conceituado prémio que distingue projectos inovadores.

Em 2013, o empresário inglês Robert Bodill comprou os direitos e lançou uma campanha de crowdfunding com o intuito de dar continuidade ao projecto, conseguindo arrecadar todo o valor necessário.

CG/ZAP

2 Comments

  1. Por que as últimas notícias desse invento magnífico pararam 5 anos atrás? Não desenvolveram ainda para bicicletas para adultos? Fui informado de uma da Google que é até autônoma comandada por smartphone para se dirigir sozinha controlada por câmaras e por satélites (Google maps)

  2. tambem gostaria de saber onde emcontrar essa tal de rda estabilizador.
    que na verdade é um giroscopio.
    ou pelo menos onde encontrar algum projeto de igual função.
    Mas pelo que todo indica a Google deve ter comprado esse projeto.
    Aja visto que não se encontra nada relevante em uma pesquisa no mesmo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.