Ac.Viseu 1-1 FC Porto | Dragões em poupança empatam meias da Taça

José Coelho / Lusa

Um FC Porto de ‘poupanças’, em vésperas de receber o Benfica, foi hoje a Viseu empatar 1-1 com o Académico local, que milita na II Liga, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.

Os portistas, finalistas da última edição da prova ‘rainha’, surgiram no Fontelo com oito novidades no ‘onze’ titular, entre as quais Vítor Ferreira e Zé Luís, que ‘desenharam’ o tento inaugural, anotado pelo cabo-verdiano, aos 59 minutos.

No entanto, o Académico de Viseu, presente pela primeira vez nesta fase da prova, não se fez de ‘rogado’ e conseguiu empatar o encontro aos 70 minutos, por intermédio de João Mário, adiando a decisão da eliminatória para a segunda mão, em 12 de fevereiro, no Estádio do Dragão.

Apesar do resultado insatisfatório, os ‘dragões’ partem para o 2º jogo em vantagem, tendo em conta o tento marcado fora de casa.

A 4 dias do clássico com o Benfica, para a I Liga, Sérgio Conceição operou alterações, lançando Diogo Costa, Saravia, Diogo Leite, Romário Baró, Loum e o jovem Vítor Ferreira, num alinhamento que registou ainda os regressos de Luis Díaz e Zé Luís.

O avançado cabo-verdiano formou dupla de ataque com Moussa Marega e foi precisamente o maliano a desperdiçar uma ocasião soberana no arranque do jogo, depois de ter sido isolado com um passe de classe de Vítor Ferreira.

A formação portista teve pela frente um adversário que, sem causar grandes problemas ofensivos, também não lhe concedeu espaços na retaguarda, o que ajudou a evidenciar as dificuldades do FC Porto no último terço, sem criar situações verdadeiramente perigosas para Ricardo Fernandes.

Numa das poucas situações em que conseguiu escapar à pressão ‘azul e branca’, o Académico de Viseu chegou-se à frente, mas o remate de Fernando Ferreira foi tranquilamente ao encontro de Diogo Costa.

Seria precisamente num lance em que procurava construir no meio-campo do FC Porto, no segundo tempo, que o Académico se deixou surpreender, algo que, diante de equipas ‘grandes’, é quase sempre ‘fatal’.

Vítor Ferreira recuperou uma bola, conduziu o contra-ataque e assistiu Zé Luís, que, na cara de Ricardo Fernandes, não desperdiçou a oportunidade de voltar aos golos, algo que não sucedia desde 2 de dezembro, no triunfo portista sobre o Paços de Ferreira.

Contudo, o Académico de Viseu não se deixou intimidar pelo golo e, já depois de Romário Baró ter testado a atenção do guardião viseense, a resposta da equipa da casa foi ‘certeira’: Kelvin aproveitou o espaço concedido, cruzou para o interior da área ‘azul e branca’, onde surgiu João Mário a bater Diogo Costa.

Ato contínuo, o técnico do FC Porto substituiu Zé Luís e Marega por Corona e Soares, mas seria Nakajima, lançado pouco antes, a construir sozinho um lance que só não deu golo porque Ricardo Fernandes opôs-se de forma brilhante ao pontapé do japonês.

O Académico agarrou-se com ‘unhas e dentes’ ao empate, que deixa a eliminatória em aberto, mas também tem de agradecer a falta de discernimento de Saravia, que teve tudo para servir um companheiro de equipa em tempo de compensação, mas nem assistiu nem rematou e deixou que se perdesse um lance de golo evidente.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pois, visto que no domingo levam com o Benfica vão nas poupanças (ou seja, cagaço têm), já não andam por boas águas, o treinador parece que se esqueceu da matéria, no fim levam nas fuças… mas o ‘deretor da cumunicassam’, do alto da sua ‘deressam’, diz que a culpa é do árbitro e do var… (mas aquilo é um director?… de quê?… ahahahah…)

RESPONDER

Pela primeira vez, os norte-americanos querem mais imigração - e não menos

Pela primeira vez, os norte-americanos querem ver aumentar a imigração no seu país, escreve o Business Insider citando uma sondagem da Gallup. De acordo com os números apresentados pelo jornal norte-americano, 34% dos cidadãos dos …

Porto 5-0 Belenenses | Segunda parte demolidora no Dragão

O FC Porto respondeu de forma categórica à vitória do Benfica sobre o Boavista por 3-1 na noite de sábado. Na recepção ao Belenenses, os “azuis-e-brancos” golearam por expressivos 5-0, com quatro golos a serem apontados …

Foi exposto o primeiro núcleo exoplanetário. Pode pertencer a gigante gasoso "planeta falhado"

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram o núcleo sobrevivente de um gigante gasoso em órbita de uma estrela distante, oferecendo uma visão sem precedentes do interior de um planeta. O núcleo, que é do mesmo tamanho …

As águas profundas provocam terramotos e tsunamis (e já se sabe como)

Uma nova investigação vincula diretamente o ciclo da água na Terra com a produtividade magmática e a atividade sísmica. A água (H2O) e outros elementos voláteis (como o CO2 e o enxofre) que circulam nas profundezas …

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …