Abusos sexuais: das igrejas para os grupos de jovens, escuteiros e escolas

3

Coordenador de Comissão Independente admite que padres acusados continuam no activo e podem repetir eventual crime.

A Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa validou até agora 400 queixas.

A comissão vai continuar a sua tarefa até ao dia 31 de Janeiro de 2023, revelou o coordenador Pedro Strecht.

Na RTP, o responsável não escondeu a possibilidade de repetição de eventuais crimes por parte de padres, que foram acusados de abusos mas continuam no activo.

“Uma das grandes inquietações da Comissão Independente é saber se os abusos não têm continuado, se não terá havido repetições“, admitiu o pedopsiquiatra.

Os casos têm sido revelados pela comunicação social, com o caso mais recente a surgir em Lisboa e com D. Manuel Clemente envolvido, mas há pessoas dentro da Igreja que tentam esconder este assunto.

“Percebemos bem que há um sector da Igreja Católica que quer manter os segredos. É muito claro que houve encobrimento da hierarquia católica em Portugal”, assegurou Pedro Strecht.

Esse encobrimento só começou a ser destapado devido à decisão do Papa Francisco, que há quatro anos anunciou “tolerância zero” para estes casos.

Foram 400 queixas validadas mas, de acordo com o coordenador, já se verificaram muitas centenas de casos de abusos sexuais de crianças na Igreja, em Portugal.

E, aparentemente, os abusos não se ficam pelas igrejas: “Tudo indica que tem havido deslocações dos abusos de dentro para fora da Igreja, situações reportadas a grupos de jovens, de escuteiros, escolas“.

A lista de casos foi enviada para a Conferência Episcopal Portuguesa e 17 casos seguiram para o Ministério Público, até agora.

São apenas 17 denúncias no Ministério Público, no meio de 400 queixas validadas, porque a maioria das pessoas queixosas não revela a sua identidade. Noutras situações as queixas já prescreveram.

ZAP //

 

3 Comments

  1. O que me apetece dizer sobre este assunto não o posso fazer pois o ZAP não publica o comentário como quase sempre o faz no entanto,o seguinte eu digo,se forem encontrados os abusadores,devem de ser todos castrados.

  2. Cristianismo, Islão e Judaísmo são religiões danosas à espécie humana e deveriam ser eliminadas da face da Terra. Está mais que provado HÁ SÉCULOS, mas as pessoas são estúpidas e continuam a bater com a cabeça na parede. Ouçam o Padre Mário de Oliveira, um homem lúcido e que nunca se deixou enganar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.