A caverna subaquática mais profunda do mundo é ainda mais profunda do que se pensava

Radim Holiš / Wikimedia

Abismo de Hranice, na República Checa

O Abismo de Hranice, a caverna subaquática mais profunda do mundo, localizada na República Checa, é, afinal, duas vezes mais profunda do que se pensava, anunciaram os cientistas.

De acordo com a revista Newsweek, uma pesquisa, realizada em 2016, mostrou que o Abismo de Hranice, na República Checa, tinha pelo menos 475,5 metros de profundidade.

Mas, agora, uma nova investigação, levada a cabo pelo investigador Radek Klanica, do Instituto de Geofísica da Academia de Ciências Checa, descobriu que esta caverna subaquática tem, afinal, cerca de um quilómetro de profundidade.

Segundo a mesma publicação, além de fornecer uma nova estimativa da profundidade daquela que é a caverna subaquática mais profunda do mundo, a equipa também realizou vários testes para descobrir como é que esta se formou.

A equipa de investigadores, cujo estudo foi publicado, a 17 de agosto, na revista científica JGR: Earth Surface, descobriu que esta caverna foi criada pela água subterrânea que escorreu, em vez de subir (um processo conhecido por formação hipogénica), como se pensava tradicionalmente.

Os cientistas dizem que a ideia de formação hipogénica para sistemas como o de Hranice é baseada no conhecimento de que as águas subterrâneas atuais contêm elementos ácidos que vêm de uma fonte profunda.

A presença de isótopos de carbono e hélio do subsolo do Abismo de Hranice deu peso a essa teoria. No entanto, a análise mais recente sugere outro método de formação.

As descobertas da equipa indicam que a caverna se formou pela água da superfície que corre no subsolo, erodindo a base. Isto aconteceu antes do evento de transgressão durante o Mioceno, quando o nível do mar subiu e a caverna foi inundada. Os isótopos podem ser explicados por uma ressurgência de água num ponto posterior, disseram.

A equipa afirma que este modelo de formação pode ser aplicado a outros sistemas de cavernas subaquáticas em todo o mundo. Os traços característicos da formação hipogénica geralmente estão ausentes em eixos gigantes.

“Estudos multidisciplinares detalhados dos sistemas de cavernas inundadas mais profundas do mundo e os seus mecanismos de formação associados são raros”, escreveram os cientistas, apontando para vários sistemas de cavernas que são atualmente considerados de origem hipogénica. “Imagens geofísicas desses sistemas podem revelar novas evidências importantes da evolução geológica e dos processos de formação desses sistemas.”

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O que significa o quê? Seria melhor completar o parágrafo.
    A equipa afirma que este modelo de formação pode ser aplicado a outros sistemas de cavernas subaquáticas
    em todo o mundo, o que significa que ???

RESPONDER

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …