As abelhas têm um truque para afastar vespas gigantes: fezes de outros animais

As abelhas do Vietname (Apis cerana) apanham e aplicam fezes de animais à entrada das suas colmeias para afastarem as temidas vespas gigantes (Vespa soror) que por ali se aventuram.

A espécie Apis cerana não consegue competir com os ataques das vespas gigantes. Além de ser “quatro a cinco vezes maiores”, a Vespa soror faz ataques em grupo, disse Heather Mattila, professora de Biologia da American University, de Wellesley, à AFP.

A especialista explicou que, normalmente, estas vespas exploradoras marcam quimicamente uma colmeia, esfregando a sua barriga nela, e voltam mais tarde com 50 companheiras da mesma espécie.

O objetivo desta “investida” é “assumir o controlo da colmeia, matando ou afugentando todas as operárias antes de penetrar no ninho, roubar as larvas e levá-las para casa para alimentar as suas crias”.

As abelhas reagem com uma técnica conhecida como heat-balling, ou bola de calor, segundo a qual cerca de 100 abelhas se juntam à volta da vespa, formando uma bola cujo calor a mata. Esta é, no entanto, a primeira vez que os cientistas observam o uso de excrementos por parte das abelhas para se defenderem.

De acordo com o Phys, experiências observacionais em três apiários no Vietname permitiram aos cientistas descobrir que as abelhas recolheram pequenas bolas de fezes de animais, como galinhas, e aplicaram-nas em pontos próximos à entrada do ninho, numa técnica para responder às visitas indesejadas da Vespa soror.

Em média, as vespas passavam quatro vezes menos tempo na entrada da colmeia, uma “prova de que os excrementos servem de repelente”. Mattila sugeriu que o odor das fezes pode mascarar o da colmeia e o dos marcadores químicos que as vespas usam para atacar as colónias.

“O uso de fezes pelas abelhas mostra o impressionante conjunto de armas que desenvolveram para defender as colónias contra um dos seus predadores mais perigosos. Também destaca as razões pelas quais as abelhas europeias, que não têm essas defesas, sucumbem aos zangões gigantes tão facilmente quando são introduzidos no alcance um do outro”, escreveram os autores do artigo, publicado dia 9 de dezembro na PLOS One.

Ainda são necessárias mais pesquisas para entender exatamente como é que as propriedades das fezes dos animais repelem as vespas gigantes, mas este estudo mostra que a barreira que as abelhas criam é uma defesa eficaz contra os ataques.

“O que também é interessante é que as próprias abelhas não são repelidas pelas fezes dos animais”, rematou Mattila.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …