As abelhas têm um truque para afastar vespas gigantes: fezes de outros animais

As abelhas do Vietname (Apis cerana) apanham e aplicam fezes de animais à entrada das suas colmeias para afastarem as temidas vespas gigantes (Vespa soror) que por ali se aventuram.

A espécie Apis cerana não consegue competir com os ataques das vespas gigantes. Além de ser “quatro a cinco vezes maiores”, a Vespa soror faz ataques em grupo, disse Heather Mattila, professora de Biologia da American University, de Wellesley, à AFP.

A especialista explicou que, normalmente, estas vespas exploradoras marcam quimicamente uma colmeia, esfregando a sua barriga nela, e voltam mais tarde com 50 companheiras da mesma espécie.

O objetivo desta “investida” é “assumir o controlo da colmeia, matando ou afugentando todas as operárias antes de penetrar no ninho, roubar as larvas e levá-las para casa para alimentar as suas crias”.

As abelhas reagem com uma técnica conhecida como heat-balling, ou bola de calor, segundo a qual cerca de 100 abelhas se juntam à volta da vespa, formando uma bola cujo calor a mata. Esta é, no entanto, a primeira vez que os cientistas observam o uso de excrementos por parte das abelhas para se defenderem.



De acordo com o Phys, experiências observacionais em três apiários no Vietname permitiram aos cientistas descobrir que as abelhas recolheram pequenas bolas de fezes de animais, como galinhas, e aplicaram-nas em pontos próximos à entrada do ninho, numa técnica para responder às visitas indesejadas da Vespa soror.

Em média, as vespas passavam quatro vezes menos tempo na entrada da colmeia, uma “prova de que os excrementos servem de repelente”. Mattila sugeriu que o odor das fezes pode mascarar o da colmeia e o dos marcadores químicos que as vespas usam para atacar as colónias.

“O uso de fezes pelas abelhas mostra o impressionante conjunto de armas que desenvolveram para defender as colónias contra um dos seus predadores mais perigosos. Também destaca as razões pelas quais as abelhas europeias, que não têm essas defesas, sucumbem aos zangões gigantes tão facilmente quando são introduzidos no alcance um do outro”, escreveram os autores do artigo, publicado dia 9 de dezembro na PLOS One.

Ainda são necessárias mais pesquisas para entender exatamente como é que as propriedades das fezes dos animais repelem as vespas gigantes, mas este estudo mostra que a barreira que as abelhas criam é uma defesa eficaz contra os ataques.

“O que também é interessante é que as próprias abelhas não são repelidas pelas fezes dos animais”, rematou Mattila.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …