A vespa mexicana pode produzir mel tão bem como a abelha

Apesar de desempenharem um papel importante na polinização e na regulação de pragas das plantas, as vespas continuam a perder rotundamente, na guerra das relações públicas, para as suas rivais — as abelhas.

Segundo o IFL Science, um inquérito de atitude realizado em 2018 concluiu que as vespas eram “universalmente odiadas pelo público”, o que é injusto para um inseto que também regula outros insetos conhecidos por transportarem doenças humanas.

Esta atitude negativa deve-se ao facto de as pessoas, de uma forma geral, se cruzarem com as vespas-amarelas. Estas são as clássicas vespas sociais como riscas amarelas e pretas, que se podem tornar agressivas e picar as pessoas, especialmente quando a sua fonte de alimentação se torna escassa.

Contudo, estas vespas representam apenas 1% das vespas que picam. De referir que existem cerca de 100.000 espécies de vespas no mundo — a maioria das quais não interfere com os humanos.

Mas, há uma espécie de vespa que irá adoçar o seu paladar.

Apesar de as abelhas serem as grandes protagonistas, a produção de mel não é produção exclusiva.

Alex Wild / the University of Texas / Insects Unlocked / Flickr

Brachygastra mellifica, a vespa mexicana que produz mel

Embora algumas vespas produzam uma pequena quantidade de mel no seu ninho, as vespas melíferas mexicanas (Brachygastra mellifica) são uma das únicas vespas que produzem mel em grande escala como as abelhas, produzindo-o em enormes favos de mel, expelindo o néctar armazenado no estômago para dentro do ninho.

As vespas, mais pequenas do que uma abelha e de cor preta, ficam com o pólen preso nos seus corpos peludos e polinizam as culturas à medida que avançam.

Estas vespas estiveram, provavelmente, entre os primeiros polinizadores de abacates na América Central, antes da chegada da abelha melífera.

O que pode ser mais surpreendente é mesmo o facto de haver pouca relação entre as vespas e as abelhas.

Elli Leadbeater, do Instituto de Zoologia e da Sociedade Zoológica de Londres, explicou que “são realmente interessantes porque são parentes muito distantes da abelha e, por isso, geneticamente são muito diferentes, mas têm exatamente o mesmo comportamento. Queremos saber se são os mesmos genes que controlam o comportamento em ambas as espécies”.

As vespas produzem menos mel do que as abelhas, mas este é igualmente comestível para os humanos. O seu sabor é descrito como semelhante ao do xarope de ácer e as amostras revelaram que continha girassol, mesquite e melada.

Teresa Oliveira Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.