14 de Novembro é dia de os portugueses perceberem qual é o ambiente no caso de um sismo. Qualquer pessoa pode participar.
Sismo: é algo que sabemos que vai acontecer, que por vezes acontece (em escalas menores), mas raramente pensamos nisso.
Desde os tempos da escola primária que nos ensinam o que fazer num dia em que a terra tremer.
Mas, com o passar dos anos, as pessoas esquecem-se. Ou algumas nunca souberam. E isso pode ser fatal, como vimos neste ano na Turquia, na Síria ou em Marrocos.
Na próxima terça-feira, dia 14 de Novembro, “a terra treme”. É o nome do exercício público de sensibilização promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
A 11.ª edição do exercício anual vai acontecer no dia 14 às 11h14m.
Tem a colaboração de entidades públicas e privadas, como os serviços de emergência e protecção civil, comunidades educativas locais ou bombeiros.
Neste projecto os portugueses percebem – numa simulação de ambiente real – o que fazer antes, durante e depois de um sismo.
O exercício demora um minuto e envolve três gestos simples: baixar, proteger e aguardar. Isto pode fazer a diferença durante um sismo, lê-se no comunicado enviado ao ZAP.
A simulação é nacional, decorre em diversos locais, mas o evento principal vai acontecer na Escola Secundária de Olhão. Qualquer pessoa ou entidade pode participar.
Se vier a ocorrer um terramoto/tremor de terra/sismo em Portugal convém sempre apurar as causas, se foi provocado pela Natureza ou pelo Homem.