A Terra teve uma mini-lua do tamanho de um carro durante 3 anos. Depois, foi-se embora

The International Gemini Observatory

Em fevereiro, uma equipa de astrónomos encontrou uma mini-lua a orbitar a Terra. A rocha espacial em miniatura, que se acredita ter o tamanho de um carro, orbitou o nosso planeta durante quase três anos.

Quando os astrónomos do Catalina Sky Survey, no Arizona, Estados Unidos, avistaram um objeto escuro a voar pelo céu, em fevereiro, não conseguiram ter a certeza se era uma mini-lua ou um objeto artificial, como um foguete. Nos meses seguintes, Grigori Fedorets, da Queen’s University Belfast, no Reino Unido, usou uma série de telescópios ao redor do mundo para fazer mais medições do objeto e descobrir o que realmente era.

Segundo o New Scientist, a equipa descobriu que 2020 CD3 tinha um diâmetro de cerca de 1,2 metros – é minúsculo se o compararmos com a nossa Lua, que tem 3.474 km de diâmetro – e, com base na sua cor e brilho, sugeriu que o objeto era composto por rocha de silicato, como muitas rochas no cinturão de asteróides.

O artigo científico, publicado recentemente no Astronomical Journal, refere que a mini-lua presa pela gravidade da Terra estava há anos nas vizinhanças do nosso planeta, a cerca de 13.000 quilómetros de distância, e já desapareceu.

Os astrónomos também conseguiram “retroceder os relógios” e descobriram que 2020 CD3 estava na órbita da Terra há cerca de 2,7 anos.

Ao contrário da nossa Lua, as mini-luas são pequenos asteróides que ficam temporariamente presos pela gravidade da Terra. Normalmente, estes objetos são “chutados” para o Espaço no espaço de um ano.

“O asteróide 2020 CD3 foi um companheiro da Terra durante mais tempo do que a mini-lua anterior. Fomos capazes de calcular a sua órbita e estudá-lo profundamente para descorbir as suas propriedades físicas e período de rotação, mostrando que era um fenómeno natural e não um corpo artificial, como um satélite morto”, explicou Fedorets.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Marcelo reeleito com 55% a 62% dos votos. Ana Gomes em segundo lugar

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito para um segundo mandato como Presidente da República, após vencer as eleições deste domingo com 55% a 62% dos votos.  Ana Gomes deverá ficar em segundo lugar. Já, o …

Itália vai processar Pfizer e AstraZeneca devido a atrasos nas vacinas. UE pede "transparência"

A Itália vai processar a Pfizer Inc e a AstraZeneca devido aos atrasos na entrega das vacinas contra a covid-19 e para garantir os fornecimentos – não para obter compensações, disse neste domingo o ministro …

Declínio cognitivo relacionado com a idade pode ser reversível

Cientistas conseguiram reverter em ratos o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. O objetivo dos investigadores é que as farmacêuticas baseiem-se neste estudo para criar um composto que possa ser administrado em humanos. As células específicas do …

Afluência às urnas é menor (mas há mais votantes). Abstenção deverá ficar entre os 56 e 60%

A afluência às urnas às 16:00 nas presidenciais de hoje em Portugal, 35,4%, é a segunda mais baixa desde as eleições de 2006, ano em que este número passou a ser divulgado pela administração eleitoral. Esta …

Reino Unido já vacinou quase 6 milhões. Alemanha aumenta controlo nas fronteiras

O Reino Unido já administrou a primeira das duas doses da vacina contra o novo coronavírus em cerca de seis milhões de pessoas, quando o número de mortes no país devido à pandemia está perto …

Polícia desmantela rede de tráfico internacional de armas (e descobre santuário dedicado a Hitler)

Em dezembro, as autoridades espanholas conseguiram desmantelar uma rede ilegal de armas que operava em toda a Europa, e acabou por capturar os traficantes. O que a polícia não esperava era encontrar um armazém cheio …

Diminuição da esperança média de vida é "consequência inevitável" da pandemia

A esperança média de vida em Portugal vai necessariamente diminuir em consequência da pandemia de covid-19, defendeu um especialista, explicando que isso decorre do efeito combinado da morte de idosos, mas também de jovens em …

Novo estudo explica a importância de esterilizar os gatos antes da adolescência

Um novo estudo sugere que a idade de esterilização dos gatos deve ser antecipada de seis para quatro meses, com o objetivo de prevenir ninhadas indesejadas de gatinhos, que muitas das vezes acabam por ser …

Publicidade do Pingo Doce a promoções viola a lei do confinamento

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica está a avaliar incumprimento que visa aumentar clientes em loja durante o fim de semana. Os supermercados da Jerónimo Martins estão a publicitar promoções numa altura em que …

A tomada de posse de Joe Biden deixou os apoiantes do QAnon sem rumo

Com a tomada de posse de Joe Biden como 46.º Presidente dos Estados Unidos, esta quarta-feira, a frustração começou a infiltrar-se entre os apoiantes do QAnon. O QAnon é um movimento nascido, em 2017, no seio …