A Terra parou subitamente de girar. Eis as catastróficas consequências

ZAP // Dall-E-2

Atualmente a girar a cerca de 1.674 km/h no equador, se a Terra parasse subitamente, lançaria tudo e todos os que não estivessem firmemente ancorados à sua superfície, incluindo seres humanos, a uma velocidade devastadora.

A Terra parou subitamente de girar. Num artigo no Insider, o geocientista Joseph Levy, Professor Associado na Universidade Colgate, explora as consequências catastróficas de um tal evento hipotético.

Atualmente, a Terra roda a cerca de 1.600 km/h no equador. Esta velocidade é essencial para a vida como a conhecemos, pois a paragem súbita da rotação da Terra desencadearia o caos.

Se a Terra parasse de girar, a inércia faria com que todos os objetos que não estivessem ancorados à superfície do planeta, incluindo os seres humanos, fosse arremessados para leste à velocidade de rotação da Terra

Perto do equador, isso significa ser lançado a aproximadamente 1.600. O impacto da aterragem, seja em terra ou no mar, seria fatal devido à imensa força.

Além disso, edifícios e outras estruturas provavelmente desintegrar-se-iam, pois são projetados para resistir à compressão, mas não às intensas forças laterais resultantes de tal paragem.

Curiosamente, as pessoas que estivessem localizadas perto dos polos sentiriam efeitos menos severos. Para estar relativamente seguro, seria necessário estar a menos de 10km dos polos, onde a velocidade de rotação é significativamente menor — o que permitiria a alguns felizardos sobreviver ao catastrófico evento.

A experiência conceptual de Joseph Levy imaginou também o que aconteceria no caso de uma paragem gradual da rotação da Terra.  Embora este cenário evitasse os efeitos catastróficos imediatos da inércia, levaria a um ambiente drasticamente alterado.

Uma Terra que que deixasse de ter o seu movimento de rotação teria meio ano de luz do dia contínua seguido por meio ano de escuridão, resultando em condições climáticas extremas.

A exposição prolongada ao sol causaria secas severas e ondas de calor, enquanto o período prolongado de escuridão poderia levar a temperaturas congelantes e à morte de muitas espécies de plantas.

Para sobreviver, os humanos poderiam ter de adotar um estilo de vida nómada, movendo-se entre regiões para permanecer em condições habitáveis.

Uma coisa é certa, conclui Levy, a paragem da rotação da Terra, que fosse súbita ou gradual, teria impactos devastadores no ambiente do planeta e nos seus habitantes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.