A NASA recrutou a SpaceX de Elon Musk para levar para o espaço o buggy lunar da próxima geração, que será construído pela Toyota.
O regresso da NASA à Lua tem sido afetado por atrasos e custos crescentes, o que significa que poderá agora caber a empresas privadas como a SpaceX levar-nos de volta à superfície da Lua.
Se a empresa apoiada por Elon Musk receber o contrato da NASA para voar até à Lua, poderá acabar por levar um novo veículo elétrico para a órbita, e não será montada pela Tesla.
Segundo a Jalopnik, o regresso da agência espacial americana à Lua está ameaçado depois de ter sido revelado que os atrasos no Sistema de Lançamento Espacial estão a atrasar o programa Artemis e a ultrapassar o orçamento, o que significa que a NASA poderá recorrer a empresas privadas como a SpaceX ou a Blue Origin para fazer regressar os astronautas à superfície da Lua.
A SpaceX e a Blue Origin foram incumbidas de desenvolver veículos de aterragem lunar capazes de transportar grandes cargas para a superfície da Lua.
Segundo a Fast Company, a empresa espacial da Musk tem como objetivo o ano de 2029 para aterrar carga na superfície do satélite natural da Terra.
Essa carga poderá incluir infraestruturas para a construção de uma nova base lunar ou um pequeno buggy para os astronautas em órbita se deslocarem. Esta carga específica pode ser de outro fabricante de automóveis, nomeadamente a Toyota.
De acordo com a NASA, a tarefa de transportar um desses futuros rovers para a Lua recairá sobre a SpaceX, que cuidará da entrega do veículo pressurizado da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, mas não antes de 2032.
A JAXA está a trabalhar num rover pressurizado em conjunto com o fabricante de automóveis japonês Toyota. Anunciado desde 2019, o projeto transformou-se ao longo dos anos em algo que ficou conhecido como Lunar Cruiser, em homenagem ao veículo de roaming terrestre da montadora.
Não está claro se o Land Cruiser é o rover a que a NASA está a referir-se, mas até onde se sabe nenhuma outra empresa japonesa está a trabalhar num transportador pressurizado para a Lua.
Por isso, há uma boa hipótese de que a SpaceX também possa em breve entregar um Toyota à Lua.
A Toyota não é a única empresa a trabalhar num novo veículo lunar para os astronautas andarem um dia. De facto, a SpaceX está a trabalhar no seu próprio veículo para o terreno lunar, a que chamou Eagle.
Dado o historial de Musk, de entregar carros novos a tempo, é provavelmente seguro assumir que o Toyota Lunar Cruiser será uma realidade muito antes do melhor esforço da SpaceX.
Quando o Cruiser chegar à superfície da Lua pela primeira vez, terá cerca de 19 pés de comprimento e 16 pés de largura, o que o torna aproximadamente do mesmo tamanho que dois miniautocarros lado a lado.
No interior, terá um volume pressurizado de 459 pés cúbicos, o que significa espaço para dois astronautas com todo o seu equipamento de exploração espacial.