A “receita” para a dieta ideal está inscrita nos genes

Cientistas de vários países, incluindo Portugal, descobriram que os genes dos seres vivos têm inscrita a “receita” para a dieta ideal, capaz de fortalecer os ossos e prolongar a vida.

Num estudo publicado esta terça-feira na revista científica Cell Metabolism, a equipa afirma que as suas descobertas permitirão para já alimentar animais criados para consumo humano, como peixe ou gado, de forma mais saudável e eficaz.

O neurocientista Carlos Ribeiro, da Fundação Champalimaud, afirmou à agência Lusa que as experiências feitas até agora em ratos e moscas, se centraram na quantidade certa de proteínas ingeridas.

Carlos Ribeiro acrescentou que na investigação se analisou o genoma da mosca e do ratinho para descobrir a proporção de cada aminoácido (as 20 moléculas de cada proteína) ideal para a alimentação de cada espécie.

O resultado da “dieta ideal completamente sintética” a que chegaram permitiu-lhes aplicar um regime de aminoácidos que fez com que “os animais crescessem mais depressa, tivessem ossos melhores e não morressem tão cedo”.

A aplicação imediata desta descoberta poderá estar em indústrias como a aquicultura ou a criação de gado, onde “se usam muitos suplementos alimentares” que fazem com que os animais tenham “uma dieta desequilibrada”.

Questionado sobre uma aplicação humana, Carlos Ribeiro afirmou que nesta altura é absolutamente especulativo, mas admitiu que um dos caminhos para a investigação poderá ser a compreensão de como o corpo humano “está otimizado” para funcionar, e as implicações da dieta na evolução de certas doenças.

Outra das investigadoras do centro Champalimaud, Samantha Herbert, afirma que a “gelatina” proteica usada para experimentar a dieta ideal “poderia resultar com qualquer animal” mas duvida que as pessoas estivessem dispostas a comê-la.

“Gosto de ser otimista, por isso, penso que talvez estejamos mais perto do que pensamos de conseguir desenvolver uma dieta ideal, que garanta a boa saúde das pessoas ao longo da sua vida”, ressalvou Samantha Herbert.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Pena que isto vá servir para alimentar animais para consumo humano em vez de servir para alimentar humanos. A investigadora duvida que as pessoas estivessem dispostas a comer a gelatina proteica? Porquê? As pessoas já comem as maiores porcarias que existem. Esta poderia ser uma boa forma de reduzir a criação de gado e consequentemente proteger o planeta dos efeitos nocivos que isso acarreta.

  2. a ter em conta que os conhecimento da genetica e o seu funcionamento,ainda esta a dar os seus primeiros passos,sabe-se cerca de cinco por cento,faltam ainda os outros 95,daqui a alguns anos se souber algo mais,vai ser um grande balde de agua fria para muita gente ,com certas teorias

RESPONDER

Rio abre o jogo sobre o futuro do PDS. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …

Nuno Espírito Santo admite que "muita coisa correu mal", mas não escapa às críticas

O Tottenham saiu derrotado por 3-0 do embate com o Chelsea. Nuno Espírito Santo reconheceu os problemas na equipa, que foi duramente criticada por Roy Keane. O Chelsea manteve-se no comboio dos líderes da Liga inglesa, …

Críticas às novas tabelas da ADSE em várias áreas da Saúde

A nova tabela da ADSE, que entrou em vigor a 01 de setembro, tem enfrentado críticas de vários setores da Saúde, desde dentistas a nutricionistas, principalmente pelos valores atribuídos a alguns atos, exclusões e restrições. A …

Cuba é o primeiro país a vacinar crianças a partir dos dois anos

Depois de um drástico aumento de casos e mortes em crianças, a estratégia de vacinação em Cuba mudou. Com o objetivo de ter mais de 90% dos 11 milhões de habitantes imunizados até Dezembro, as autoridades …

Penálti que deu vitória ao Sporting devia ter sido repetido

Um penálti convertido por Pedro Porro deu a vitória, este domingo, ao Sporting. Especialistas entendem que a grande penalidade devia ter sido repetida. O Sporting CP conquistou uma vitória sofrida, este domingo, após derrotar o Estoril …

Marques Mendes: Governo vai abrir discotecas e acabar com limite à lotação no comércio e restaurantes

Marques Mendes considera também que a task force para a vacinação deve ser extinta em Outubro e que em Dezembro deve ser decidida uma terceira dose para os cidadãos acima de 65 anos. No seu habitual …

OE2022: Governo negocia englobamento obrigatório de rendimentos no IRS

O englobamento obrigatório de rendimentos no IRS é uma medida que está incluída no programa do Governo e é um dos temas de grande interesse no núcleo comunista. O assunto está a ser negociado no …

Falcao marcou mas o protagonista foi o árbitro: "Já nem sei quem viu amarelo"

Falhas na comunicação com os outros árbitros e confusão numa suposta expulsão, após 13 cartões amarelos: um jogo que Cordero Vega não vai esquecer. Radamel Falcao estreou-se neste sábado pelo Rayo Vallecano e já terá reunido …

Descoberta de ossos com mais de 120 mil anos pode revelar a primeira evidência de uma fábrica de roupa

Uma equipa de arqueólogos encontrou aquela que pode ser a primeira evidência de uma fábrica de roupa. A descoberta foi feita numa caverna em Marrocos e foi datada de há cerca de 120 mil anos. Emily …

Câmaras de videovigilância nas ruas portuguesas disparam em oito anos

Desde que foram autorizadas pela primeira vez em território nacional, os sistemas de videovigilância com recurso a câmaras nos espaços públicos tem sido cada vez mais requisitado pelas forças de segurança. Em 2009 foi autorizada pelo …