A realidade virtual vai ajudar os peões a desviarem-se de poluentes nocivos

A realidade virtual (RV) vai ajudar os peões e ciclistas a desviarem-se dos poluentes nocivos de veículos sem gases de escape.

Este método visa a questão dos riscos para a saúde e das doenças crónicas causadas pela exposição a partículas poluentes provenientes de fontes rodoviárias, fornecendo orientações fáceis e acessíveis ao público, através de experiências imersivas de RV.

Num novo estudo, publicado esta quarta-feira no Royal Society Open Science, os investigadores utilizaram modelos computacionais de dinâmica de fluidos para simular a libertação e a dispersão destas partículas dos veículos, a fim de educar o público sobre o momento em que são mais difundidas e as formas de navegar nos espaços urbanos de forma mais consciente e segura.

Segundo o Phys.org, os modelos de realidade virtual foram testados com membros do público no centro da cidade de Birmingham — uma das cidades que mais contribui para as emissões de poluentes no Reino Unido.

“A qualidade do ar desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar da sociedade. Apesar da transição para os veículos elétricos, as emissões nocivas persistem através da libertação de pequenas partículas dos travões, pneus e estradas para o ar que respiramos”, diz o autor principal do estudo, Jason Stafford.

“Os modelos computacionais podem ajudar-nos a compreender as vias de poluição e a identificar os momentos-chave nas deslocações diárias das pessoas em que o risco de exposição é mais elevado. Ao tornar visíveis estes poluentes, as pessoas podem ver os perigos com os seus próprios olhos e agir em conformidade, a fim de reduzir ou evitar a exposição sempre que possível”, acrescenta.

Esta investigação também descreve a forma como a implementação da RV pode levar a uma reformulação do planeamento das cidades, a fim de incentivar um ar mais limpo.

Os resultados desta investigação sublinham os problemas de qualidade do ar com as disposições atuais, ao mesmo tempo que apoiam a melhoria nos espaços urbanos para um ar mais limpo, em particular as situações em que o tráfego automóvel está próximo dos peões e dos ciclistas.

Soraia Ferreira, ZAP //

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