A rara “superlua azul” é a maior e mais brilhante de 2023. Pode apreciá-la esta quarta

1

Wikimedia Commons

superlua azul

A superlua azul, a mais próxima e mais brilhante do ano, estará visível ao nascer da lua desta quarta-feira

Preenche os céus esta quarta-feira a maior lua cheia do ano, conhecida como a “superlua azul”. Se perder o fenómeno no nascer da lua, só terá outra oportunidade em 2026.

É já no próximo dia 30, esta quarta-feira, que a maior e mais brilhante lua do ano invade os céus noturnos. A “superlua azul” — que por acaso não é azul — resulta de um “ménage à trois” de fenómenos lunares a acontecer em simultâneo.

As luas azuis ocorrem sensivelmente a cada dois ou três anos — a próxima está prevista para 31 de maio de 2026, segundo o timeanddate.

Pode assistir ao fenómeno esta quarta-feira, por volta das 20h15. Se quiser ser mais preciso, pode consultar aqui a hora exata do nascer da lua na sua região.

A que se deve o nome “superlua azul”?

Apresentando-se na verdade como cor de laranja, o seu primeiro nome deve-se não à sua cor, mas sim ao facto de ser a segunda lua cheia do mês de agosto. Uma nova lua cheia chega a cada 29.5 dias. Uma vez que a Lua do Esturjão apareceu no primeiro dia de agosto, esta terá o nome “azulado”.

Já o seu segundo nome deve-se à proximidade do satélite natural. Estamos perante uma superlua quando a lua cheia está próxima do ponto mais próximo da Terra na sua órbita — todos os meses, atinge um ponto mais próximo (perigeu) e um mais longíquo (apogeu). As luas que se aproximam a 90%, ganham a alcunha de “superluas”.

A próxima superlua será a última de 2023. A Harvest Moon (traduzindo, Lua da Colheita) estará visível a 29 de setembro.

ZAP //

1 Comment

  1. onde raio foram buscar essa hora? em nenhuma parte do território nacional a lua será vista às 20:30 d0 dia 30, ela só vai atingir o ponto máximo de aproximação à terra entre a 1 e as 3 da manhã de dia 31, dependendo de onde se encontrar em Portugal.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.