Junte num cocktail ovos podres, urina de cavalo, álcool etílico e amêndoas. A fragrância perfeita… para nos mantermos bem longe.
“Se pudesse cheirar o cometa, provavelmente desejaria não o ter feito”, escreveram em 2014 funcionários da Agência Espacial Europeia (ESA) a propósito de investigações que a missão Rosetta tem realizado há mais de duas décadas no planeta 67P/Churyumov-Gerasimenko, já conhecido entre a comunidade astrofísica por 67P.
Para os curiosos, eis a receita do cocktail delicioso para obter a fragrância de um cometa:
“O perfume do 67P/C-G é bastante forte, com um odor a ovos podres (sulfureto de hidrogénio), a estábulo de cavalos (amoníaco) e o odor pungente e sufocante do formaldeído. Este odor é misturado com o aroma ténue, amargo e amendoado do cianeto de hidrogénio, explica a investigadora do projeto Kathrin Altwegg.
“Adicione um pouco de álcool (metanol) a esta mistura, juntamente com o aroma a vinagre do dióxido de enxofre e uma pitada do aroma doce e aromático do dissulfureto de carbono, e chegará ao ‘perfume’ do nosso cometa”, conclui a cientista.
Apesar do odor insuportável, tudo isto, claro, “constitui uma mistura cientificamente muito interessante para estudar a origem do material do nosso sistema solar, a formação da nossa Terra e a origem da vida”. Só não é interessante para os nossos narizes, mas esses estão minutos-luz a salvo.
A Space ressalva que, apesar de tudo, o grau de densidade destas fontes de mau cheiro é baixa, e que à medida em que o 67P se aproxima do Sol estes químicos deverão alterar-se. Ainda assim, este mix intenso provocar-nos-ia seguramente mal estar, se nos deparássemos com ele.
Segundo a Science Focus, em 2016, Colin Snodgrass, um investigador da Open University, no Reino Unido, encomendou à The Aroma Company a recriação do odor desagradável para ser aplicado em postais promocionais.
“Acho-o semelhante ao lírio”, disse mais tarde à New Scientist Geraint Jones, da University College London, que recebeu amostras em casa. “Não é assim tão mau”, disse também o próprio Snodgrass.
Tendo em conta a receita fornecida acima, é possível que seja humor. Para tirar as teimas, nada melhor o que testar em casa. Já sabe, o cocktail e sempre o mesmo: um copo e meio de urina de cavalo, dois ovos podres, três amêndoas, álcool q.b., vinagre e, para os que gostam de cheiros adocicados, umas pétalas de lírio.