/

A poluição atmosférica está em queda na Rússia. É uma má notícia (para os russos)

3

Evgenii / Flickr

Moscovo, capital da Rússia

Apesar de os relatórios oficiais sugerirem o contrário, o setor industrial da economia russa está a mostrar sinais de declínio, de acordo com dados de níveis de poluição atmosférica obtidos por satélite — um declínio que estará supostamente ligado ao conflito em curso na Ucrânia.

A economia da Rússia está a mostrar sinais de declínio, à medida que a guerra se arrasta na Ucrânia, sugere um relatório do Wall Street Journal, que cita dados obtidos pelo satélite Sentinel-5P da Agência Espacial Europeia, ESA.

Os dados recolhidos por este satélite, que estuda os níveis de poluição na atmosfera, mostram uma queda nos poluentes atmosféricos na Rússia nos últimos seis meses — um indicador de que a produção industrial do país poderá estar pior do que os relatórios de Moscovo sugerem.

Enquanto a poluição urbana em Moscovo e São Petersburgo aumentou ligeiramente, as regiões industriais mostram uma queda de 1.2% nos seis meses até abril, e uma diminuição de 6.2% anualmente.

Estes dados contrariam aparentemente os relatórios oficiais da Rússia, que anunciam um aumento de 1.2% na produção industrial do país até março.

A análise dos dados obtidos pelo Sentinel-5P indicam uma redução nas emissões originadas por vários setores industriais, incluindo o setor automóvel, construção, combustíveis fósseis e até a defesa. Em contrapartida, as indústrias de energia térmica e metais mostraram um aumento na poluição atmosférica.

Entretanto, um relatório do Banco Central Europeu citado pelo Business Insider, que incorporou estes dados de poluição de satélite numa análise da economia russa, sugere também que os dados oficiais do PIB da Rússia mascaram a realidade: uma desaceleração da economia do país.

De acordo com este relatório, as vendas a retalho estão em baixa, as reservas de voos domésticos diminuíram significativamente e o mercado imobiliário estagnou, o que aponta para uma contração na economia russa que contradiz os relatórios oficiais.

Em março, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, reconheceu pela primeira vez que as sanções ocidentais contra o país estavam a produzir efeito. Algo que o satélite Sentinel-5P parece agora tornar indesmentível.

ZAP //

3 Comments

    • É precisamente ao contrário. A Rússia está a passar enormes dificuldades que só não são maiores porque entretanto aceitou o papel de marionete da China. A guerra durará enquanto a China quiser. No dia em que a China deixar de comprar o gás e combustíveis russos, a guerra acaba. Mesmo estando a pagar somente metade do valor que a UE pagava, ainda assim esse dinheiro é fundamental para a Rússia. A Rússia está com uma mão à frente e outra atrás. É uma marionete da China. Tem a NATO cada vez mais próxima. Já perdeu milhares e milhares de soldados. Na Ucrânia, já só está encostada à sua fronteira. Se o Putin pudesse voltar atrás, voltaria certamente. Já há muito se apercebeu do enorme erro que a tentativa de conquistar a Ucrânia foi. Pensava que seria uma nova Crimeia mas o Ocidente desta vez deu uma resposta impressionante. A Rússia está a ser ridicularizada. E neste momento até já andam todos em lutas internas. Isto vai acabar mal para o ditador criminoso.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.