/

“A pessoa mais feliz do mundo” é um monge budista — e tem dicas para si

4

No topo da lista dos conselhos do monge está a recusa do egocentrismo.

É um objetivo que muitos perseguem, mas que poucos parecem ser capazes de alcançar.

A felicidade plena é um conceito que diverge de pessoa para pessoa, mas que, no caso dos monges budistas, ganha a forma de receita mágica que todos querem seguir e aplicar às suas vidas.

Alguns acreditam que o amor é a resposta, enquanto outros consideram que saltar de edifícios ou comprar um Tesla é o caminho a seguir.

No entanto, qualquer pessoa que tenha atingido os seus objetivos na vida, tratou de concluir que ainda não está satisfeito. Como tal, a busca parece vir de dentro e não dos bens materiais ou das conquistas profissionais ou financeiras alcançadas. Curiosamente, tal parece acontecer quando se deixa de procurar ou lutar por tais objetivos.

Matthieu Ricard, um antigo cientista francês que passou de doutorado em genética molecular a abandonar a sua vida e mudar-se para os Himalaias para se tornar um monge budista, é um exemplo perfeito disso.

O jovem de 76 anos, que passa horas e horas a meditar, conquistou o título de “pessoa mais feliz do mundo” após uma divertida pequena experiência da Universidade de Wisconsin.

Para chegarem a esta conclusão, uma equipa de neurocientistas ligou o crânio do monge até 256 sensores, e a partir daí descobriram que enquanto meditava, o cérebro de Ricard produzia ondas gama ligadas à consciência, atenção, aprendizagem e memória a níveis nunca antes reportados.

Simultaneamente, os resultados dos exames mostravam uma atividade incrivelmente elevada no córtex pré-frontal esquerdo do seu cérebro em comparação com o direito, o que significa que ele tem uma capacidade anormalmente elevada de felicidade e o oposto de negatividade.

Resumidamente, podemos dizer com algumas certezas que Ricard sabe uma ou duas coisas sobre o segredo de uma vida feliz, pelo que os seus ensinamentos devem ser ouvidos com atenção.

Em declarações ao Business Insider, a propósito do Fórum Económico Mundial, na Suíça, há vários anos, salientou como é importante parar de pensar de uma forma egoísta.

“Não é o fundamento moral. É simplesmente que eu, eu, eu durante todo o dia, torna-se exasperante”, resumiu. “E é bastante miserável, porque vês no mundo inteiro uma ameaça ou um tipo potencial de interesse [para si próprio]”.

Ricard sugere, por isso, que se esforce por ser mais ‘benevolente‘, caso pretenda ser feliz. “Se a sua mente está cheia de benevolência, sabe, paixão e solidariedade… este é um estado de espírito muito saudável, que é propício ao florescimento“, continuou ele.

“Portanto, tu próprio, estás num estado mental muito melhor. O vosso corpo será mais saudável, pelo que [isso] já foi demonstrado. E também, as pessoas vão percebê-lo como algo agradável”.

Claro que, na sociedade — especialmente no mundo ocidental — as pessoas têm sido obrigadas a seguir uma vida de individualismo.

Tal como lembra o Unilad, as  mentes estão muitas vezes a trabalhar a velocidades frenéticas e a olhar exclusivamente para os aspetos negativos da vida. Tal não quer dizer que não possamos mudar as coisas com um pouco de tempo e esforço.

Ricard aprofundou: “Com treino mental, podemos sempre levar [o nosso nível de felicidade] a um nível diferente. É como correr. Se eu treinar, posso correr uma maratona. Posso não ser campeão olímpico, mas há uma enorme diferença entre treinar e não treinar. Então porque é que isso não se deveria aplicar à mente?”

Pode parecer avassalador de tão simples, mas o próprio homem demonstrou como as pessoas podem conseguir tal objetivo recorrendo a técnica simples — desde que não existam doenças mentais graves, situações em que é sempre importante procurar ajuda profissional.

Na maioria dos casos, o monge sugere passar 10 a 15 minutos por dia a pensar em pensamentos felizes — e não, vingar-se dos seus inimigos não é uma opção. Por exemplo, fazer algo agradável para os outros ou mesmo lembrar-se apenas de um momento alegre do seu passado será suficiente.

Passar mais do que alguns segundos com estas emoções positivas irá proporcionar benefícios mentais a longo prazo, e pode mesmo produzir resultados numa questão de duas semanas.

Caso aposte nesta prática durante um longo período de tempo poderá deparar-se com um estado mental semelhante ao de Matthieu Ricard. Afinal, o monge não se tornou o homem mais feliz do mundo da noite para o dia.

ZAP //

4 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.